Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?
4/03/98, 09:14:29: Marco R Ruiz marcojau@hotmail.com
Devemos realmente passar aos usuários a visão de que nem todos que dizer ser profissionais de informática, realmente o são. Mostrar que só um profissional pode resolver realmente os problemas da empresa/usuário, e estarmos sempre prontos para ajudar e esclarecer (e não simplismente resolver o problema e sair.)
Os profissionais de informática de hoje, necessitam ter, além do conhecimento específico (linguagem, software, tecnologia de rede, etc) um conhecimento horizontal de todas as áreas da Informática. O que quero dizer que o profissional deve ter uma visão holística e poder atuar como um integrador de recursos e tecnologia.
Os usuários possuem uma visão de que tudo é fácil e simples de ser feito. Acham que basta apertar um botão e a informação aparece.
Sempre que possível, temos que mostrar para eles que o que aparece nos filmes, revistas e apresentações de consultores não é real. Fazendo isto acredito que será possivel negociarmos melhores prazos e ter mais tempo para fazer o trabalho da maneira correta.
Juntando a modernidade com o sentido humanitário . Normalmente trabalhamos com a sede de ganhar dinheiro. Não prestamos atenção em entidades filantrópicas que , com a ajuda da informática poderia melhorar seus ser- viços pelo qual são designados .
Realmente, nossa imagem talves esteja meio desgastada...Afinal, garotos de 14 anos jah saem por ai dizendo que sao programadores em VB, Clipper, etc. Quando na verdade soh ficam catando pedacos de logica pronta e fazem um formulario abrir outro, ou aparecer uma cx de dialogo... Sem falar dos tec em manutencao, que mudidos de seus CDs piratas, ao menor sinal de problema no micro do usuario, nao tem duvida: format c:\ E jogam o trabalho de especialistas por agua a baixo, pois tem de refazer tudo por que o sujeito formatou o HD quando devia apenas desmarcar uma caixa de verificacao... Ah! Tem tbm os experts em hardware, que nao sabem o que eh IRQ e vc tem de ficar indo ate a casa dos clientes para mudar um jumper de posicao... Acho que devia haver lei, que punisse quem exercesse nossa profissao, sem ter formacao ou qualquer outro certificado, ai pelo menos assumiremos uma responsabilidade nossa, e nao de pessoas que se intitulam profissionais de informatica...
Eu vejo dois problemas básicos. O primeiro é que com a "popularização" da informática todos acham que o nosso trabalho é fácil. Basta apertar um ou dois botões e tudo esta resolvido.
O segundo é a atualização tecnologica. Com as mudanças frequentes e a falta de tempo é muito dificil para um profissional de IT se manter atualizado. Eu diria que negociar melhores prazos e se manter atualizado são os maiores desafios para darmos um melhor atendimento aos usuários.
Cumprindo os prazos prometidos para a entrega de sistemas. Se não puder cumprir não prometa. Como é muito díficil definir prazos considere uma folga de dez ou quinze dias a mais para a data que você acha que dá pra entregar tudo funcionando. Há!!!! Evitar aqueles jargões assustadores é bom... Use uma linguagem simples que o usuário esteja acostumado a ouvir no seu dia a dia, com um pouco de esforço se consegue.... Dizer pra o usuário que o projeto de seu WebSite já está no FTP... é nó!!!
Os profissionais não devem deixar nunca de se atualizarem e com isso fazer o melhor possível, o que não significa errar, porém significa trabalhar com dignidade no que entende e não tentar cercar todas as áreas de informática sem ser especializado em alguma. É saber " correr atrás" do que deve saber e dizer não sei quando precisa.
Os maus profissionais é que sujam a imagem da informática Principalmente na área de curso. Os instrutores recém-formados devem passar por várias fases até poderem encarar uma turma completa. Alguns saem dos cursos direto para a sala de aula. Isto está errado e não há uma legislação do ministério da educação quanto a isso.
Mesmo que na era da informática, a robotização substitua o homem, o sentimento ainda continuará sendo um privilégio do ser humano.
precisamos estar o mais atualizado possivel com as novas tecnologias e soluções que o mercado nos oferece, e o mais importante é estar junto ao usuário ajundando-o a entender e participando da situação em que se encomtra, desenvolvendo o lado crítico e analítico de cada um.
Temos que elevar o nível do desenvolvimento, de forma a cobrar o valor certo, para que o sistema seja desenvolvido e entregue, assim , evitamos posteriores complicações com o usuário.
Acho que devemos sempre esplicações para nossos usuários mas sempre de maneira amigavel e pratica , dando exemplos de acontecimentos reais, pois muitos problemas temos por eles não estarem entendendo o que falamos.
Sérgio
Oi pessoal. trabalho como analista de sistemas na Seguradora do Banco do ES. Apesar do assunto não estar em discussão, gostaria de pedir a colaboração de vocês para reunir artigos e opiniões sobre a terceirização na área. Sou aluno finalista do curso de administração e escolhi este tema para minha monografia.
Deixo minha opinião sobre o assunto em questão, a era de nos enclausurarmos no CPD passou, quanto mais próximo ao usuário estivermos maior a possibilidade de sucesso do projeto em que estivermos trabalhando.
Nunca deve-se tratar um usuário como um eterno leigo, pois este a cada chamada estará avaliando o serviço prestado e valorizando nos "profissionais" e não meros mecânicos trocadores de peças!!!!!
creio que o profissional de informatica (?), deveria entender o problema do usuario, apresentar uma solucao amigavel (que seja funcional, mas simples) e de nenhuam maneira, tentar impor solucoes nas quais o usuario final nao tenha se identificado. este tipo de situacao cria uma imagem (ao usuario) de que tudo sera dificil ou complexo. e isto nem sempre e verdade.
Acredito que quando existerem muitos bons profissionais na área e não esse monte de "entendidos" que existem por aí, pois como supervisor de suporte já tive muitas decepções com pessoas que se julgam ótimos profissionais mas que não passam de mecânicos e trocadores de placas.
Mais que trabalhar fora da área o profissional de informática deve tornar-se um analista de negócios onde entendendo do negócio com certeza terá a visão mais ampla do mesmo. Fato esse que facilitará sua relação com os usuários.
O pessoal de informática deve procurar desenvolver uma maior visão de negócio. Trabalhar por algum tempo em alguma outra área, fora de informática, pode ser uma boa experiência.