APinfo - Forum
Fórum : Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?
Sugerido por : Marlene, Ives, Helio
Sugira um novo tema para o Forum
Foruns anteriores
13/12/10, 18:27:33: Cristian - IP : 200.153.22****
O mais importante é fazer aquilo que você gosta, não importando a área em si. Muitos entram em TI pelo salário (que a propaganda sempre coloca nas alturas), ou porque eram viciados em videogame e tecnologia ou porque estava na moda. Quem entrou na área por outros motivos e não por aptidão, acaba se frustrando e pensa mesmo em desistir. Eu mesmo, adoro minha profissão, adoro estudar. As vezes perco finais se semana lendo um livro ou fuçando em programação, sistemas operacionais etc. Porém, é fato que hoje somos vítimas de empresas sangue-suga, que querem sempre mais por menos e ainda não temos a tão falada regulamentação para nos ajudar. Quando somos jovens, conseguimos nos manter com um salário curto, trabalhar 60 horas por semana e nos alimentar com um cachorro-quente e porcarias fast-food baratas, mas quando ficamos mais velhos, a maioria se casa, tem filhos, aparecem contas e mais contas, e o tempo já não é mais o mesmo. Não dá para ficar estudando e se matando como antes, pois tem outras pessoas querendo nossa atenção. Em minha modesta e talvez contestável opinião, o profissional de TI precisa rever seus valores de tempos em tempos e se for preciso e salutar, mudar de área deve ser levado em consideração. Como já falaram, concursos públicos são uma boa. Abrir uma empresa pode ser bom, mas talvez você tenha que se matar de tanto trabalhar e não consiga ganhos interessantes, então o sonho vira pesadelo. Mas tem muitos casos de empreendedores que se deram muito bem. Ser consultor independente, virar instrutor ou professor de cursos técnicos ou faculdade é um bom caminho também. Talvez dedicar tempo para um mestrado ou doutorado, visando o meio acadêmico possa ser melhor do que aprender novas tecnologias para tirar uma certificação que dura uns 3 anos.
13/12/10, 14:29:51: paulo s. - IP : 187.44.123****
Desculpe CONCURSADO, mas discordo totalmente de você, até porque já trabalhei em órgão público (pedi demissão) e o que vi foi muita burocracia e quanto a carga de trabalho, não chegava nem perto daquele que tinha na empresa privada. Ainda, estabilidade é real, ninguém pode te demitir, somente por falta grave. Ainda, basta verificar quantos funcionários públicos são demitidos por ano e tem-se a resposta.
13/12/10, 11:34:31: Marcelo - IP : 187.38.9****
Informatica e informatica, independente do ramo dela, os lados negativos e os poucos positivos atuais ainda se perpetuam, o concurso ainda e uma boa ou uma atividade voltada aos pequenos negocios, tendo mais $$$egurança eu abriria um pequenio negocio, o vizinho aqui abandou seu emprego (nao era na rea de TI) e montou um PetShop, faz muito sucesso!
13/12/10, 11:20:58: Marco marco.ribeiro@khydra.com - IP : 187.45.6****
Depois de muitos anos como arquiteto de bancos de dados estou voltando à programação C# com mais intensidade, já que programo a mais de vinte e cinco anos.. Em c# já são pelo menos três anos investidos. Estou gostando muito, é melhor que VB(ai então foram uns nove...)Boa sorte a quem quer mudar de profissão - prá mim é um vício saudável. Abraços, Marco
13/12/10, 00:32:06: Marcelo - IP : 187.38.10****
concursado,Nao e questao de moleza e sim de estabilidade no trabalho, ou seja trabalhar e nao ter medo de amanha ser mandado embora, quanto ao chefe te mandar embora no trabalho publico, bem , eu nao acredito em vc!! Emprego publico tem que fazer tudo direitinho, nao e igual a terceirizacao!
12/12/10, 16:33:39: CONCURSADO Moleza???? - IP : 201.69.155****
Bom, eu não sei o q falar, pq quem trabalha na area, principalmente por um bom tempo, vai mudar caso seja formado na área? Caso seja formado em Adm. ou Engenharia, há uma possibiliade, porém falta a experiencia...No meu caso, o auge da carreira foi nos anos 90, quando AS EMPRESAS CONTRATAVAM sem intermediação, pagavam bem (CLT), as consultorias ainda estavam começando e ganhar 1500 reais era básico na área de suporte (que era minha área)... Não havia exigência de tantos cursos e idiomas, bastava a graduação, ou seja, o dinheiro que investi na faculdade valeu a pena, obtive um bom retorno e as empresas bancavam os cursos necessários. Porém a idade veio chegando, aos 35 anos fiz a besteira de pedir demissão de uma empresa (porem estava infeliz) e nunca mais consegui um bom emprego. Prestei concurso publico, passei e esperei quase dois anos para ser convocado, fiz vários exames médicos, enfim hj sou funcionario publico. Trabalho na area administrativa, sou responsavel por um banco de dados, mas considero um serviço burocrático.
AVISO AOS NAVEGANTES:
Quem pensa que funcionário público tem moleza e ESTABILIDADE, está puramente enganado, trabalho no setor de ESTÁGIO PROBATÓRIO, foi complicado deixar o setor azeitado (estava uma bagunça qdo cheguei) se o servidor ficar doente, faltar ou aprontar besteira, ou mesmo se a chefia não for com a cara do mesmo, é RUA !!! e lindo vem uma proposta de exoneração... Isto dura 3 anos em qualquer empresa publica qdo vc é estatutário. Mesmo depois destes 3 anos pode haver uma sindicancia se sair da linha por uma besteira praticada, ou seja, não é um mar de rosas... ah... e não se esqueçam dos apadrinhados que caem de para quedas sem concurso, isso existe em toda empresa pública, acho melhor não mexer com eles...
11/12/10, 01:34:14: junior - IP : 201.68.180****
Só vejo comentarios de quem saiu de TI e se deu bem em outra area... Não duvido...mas posso afirmar que um amigo meu ha 2 anos ja vinha reclamando e tal de salario de pj... bom ficou desempregado e resolveu montar seu proprio negocio... Resumo da opera : Voltou pra TI e fala que esta bom, pois estava pior no negocio que montou e não deu certo e tentou por 2 anos com muita luta e preparo, sua renda LIQUIDA chegou a ficar 3 x menos do que o salario de PJ.. Ou seja existem as 2 mãos O sucesso de quem vai para outra area se preparando bem e planejando exatamente o que quer e sabendo dos riscos que tem e os que tão de saco cheio e resolvem se atirar em outra area imaginando um conto de fadas.. ai ja viu né, a famosa frase Eu era feliz e nao sabia .. É a mesma historia do cara que ta 20 anos na empresa, é demitido recebe seu FGTS(100.000,00) e fala agora vou montar meu negocio e ser dono do meu nariz..e vai sem planejar/preparar para empreendedor... ja sabem o que vai dar..
11/12/10, 01:21:10: junior - IP : 201.68.180****
Tenho dado minha opiniao e tambem concordo com o Flavio e essa de ser Pj e receber pouco ou Clt ou sei la o que dizer que ta ruim, é questão de cada um impor seu valor! Se realmente o mercado ta aquecendo e deve faltar MO e observo que é uma realidade essa projeção, a consultoria paga um valor menor do que vc merece pela sua qualificação, então vc deve cair fora e ir para aonde te pagam pelo seu know now. Acho que consultoria ou empresas que pagam vl muito baixo, devem ficar na seguinte condição : restritas com MO iniciante(não estou menosprezando, apenas é a fase aonde se aproveita p/ pegar experiencia..) pois ai reflete o valor que ela quer pagar, nada mais justo. Só que isso só vai acontecer se os profissionais qualificados passarem a não darem mais brecha para essas propostas de mão unica .Óbvio que existem situações pessoais de cada um, mas se a maioria tender para isso, pode acreditar que a coisa muda... Pensem...
10/12/10, 00:26:43: Helio - IP : 200.146.55****
Se for para continuar na carreira de TI como pj, aconselho a fazer o que os advogados fazem, abrir o próprio escritório. Se for pra sair da área, aconselho administração ou economia, pois no meu ponto de vista são cargos difíceis de encontrar um profissional bem qualificado.
7/12/10, 00:51:00: Flavio flaviol@yahoo.com.br - IP : 189.38.135****
Como os Engenheiros já fizeram e até com mais habilidade podemos migrar para tomar posições Administrativas dentro das empresas em áreas operacionais, financeiro, RH e MKT. Já são aprovados em processos seletivos para grandes empresas engenheiros para cargos não relacionados a engenharia só falta o povo de TI começar a mostrar o seu valor fora do Depto de TI para esta moda pegar . Vamos substituir os administradores com facilidade ). O que é um excel ou HP-12C para um profissional que consegue desenvolver um algoritmo em Java, .NET ou COBOL?! O que é desenvolver um plano de negócio para um profissional que modela regras de negócio usando UML, muitas vezes compreendendo a lógica do funcionamento de áreas de negócio distintas da sua em semanas e passando a comprende-las melhor que os profissionais da própria área estudada. NOSSA HABILIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS E RACIOCINAR É ÚNICA ALÉM DE ESTAR HABITUADO A APRENDER SEMPRE E RÁPIDO. Só falta vergonha na cara par nós pararmos de se vender por preços baixos e contratos de trabalho esdrúxulos como PJ, CLT-FLEX e COTAS. Se o mercado precisa tanto de profissionais como nós(VIDE os artigos nos jornais de gde circulação clamando a falta de profissionais de TI) vamos passar a cobrar a hora como os médicos fazem 200-500 a horas(alias a hora não os 15 minutos de consulta).
6/12/10, 20:03:57: Messias messias01@gmail.com - IP : 201.23.21****
Bom ta ótima a discussão mais ninguém respondeu objetivamente a pergunta do fórum. Eu tenho 15 anos de TI, e não tenho mais paciência de lidar com usuário, e nem de resolver problemas pequenos, estou mudando para área gerencia, acredito que essa área tenha um futuro mais rentável, o salario de TI ta muito baixo para as exigências e a responsabilidade que o trabalho exige.
4/12/10, 03:02:51: junior - IP : 201.42.18****
Não entendo pq carreira alternativa para profissional de TI ? Para mim existe carreira alternativa para qualquer area sendo: engenheiro,medico,advogado e tal. Acho que problema temos em toda area, tem o medico que ganha bem , o medico que rala em varios hospitais e nao ganha tao bem, o advogado que ganha fabulas e outros com escritorios pequenos se ralando... Estou a 20 anos na area, e ainda é uma area com mercado para quem fica desempregado, só precisa estudar(basico) e ter fatores comportamentais. Agora se ficar: Isso eu não faço, aquilo não é pra mim e chororo..ai meu ta f.....mesmo, vai continuar desempregado.
3/12/10, 13:03:01: Cleyson Barros cleysonnet@me.com - IP : 189.102.151****
Eu acredito que a carreira de TI já seja alternativa pela própria natureza, trabalhar com coisas que não existem e que no final das contas tudo se converte em códigos binários para processamento em computador, para mim isto já é ser alternativo. Quanto a carreira eu acredito que as empresas é que são muito restritivas, eles isolam algumas características do trabalho em perfils e acreditam que isto é uma carreira, eu acho que o profissional de TI também é alternativo por natureza o importante é garantir no ambiente de trabalho que o profissional possa seguir caminhos diferentes de acordo com as necessidades da empresa ou negócio. Hoje em dia estou em busca de trabalho, e uma pergunta que vejo se repetir nas empresas é (Em que você gostaria de trabalhar?) mas acho que a pergunta certa seria: (Em que segmentos de TI você não gostaria de trabalhar ?). Mas o mais importante de tudo que as empresas precisam ter em mente é: Em que áreas/seguimentos de TI o profissional será melhor aproveitado, ou seja, diante dos talentos apresentados pelo profissional como melhor posso aproveita-lo na empresa ? Essas questões as empresas precisam ter claras e coloca-las em prática no ambiente de trabalho. Não acredito em áreas alternativas para TI, uma vez que, quando um profissional chega ao nível de PLENO que quer disser plenitude naquilo que ele se propõe subentende se que o profissional está apto para atuar em qualquer seguimento de TI, já o profissional SENIOR é pleno a bastante tempo e ele já desenvolve as funções no ambiente de TI a relativo tempo com plenitude de atuação. Será que estas áreas alternativas realmente existem dentro de TI ? Eu acho que não.
2/12/10, 11:39:02: Paulo S. - IP : 187.44.123****
O assunto abordado é bastante válido, pois atualmente percebe-se que muitos profissionais estão deixando a área de TI (inclusive eu, com 20 anos de experiência) e pode-se citar inúmeras razões : falta de regulamentação, salários baixos em relação a exigência da profissão, necessidade de atualização constante e cara (que empresas não querem bancar), complexidade, consultorias, as empresas encaram como mal necessário , existência de péssimas faculdades, etc. Acredito que a falta de regulamentação tornou esta área extremamente prostituída, infelizmente. Acho de suma importância que as Faculdades da área sinalizem aos alunos a realidade da área como um todo quando estes adentram nelas e que os que continuem o curso pelo menos procurem soluções para a melhorar o quadro, pois quando estamos cursando uma Faculdade, estamos dispostos a mudar o mundo e também (muitas vezes) não estamos presos a laços (empresas) que nos impedem de lutar por uma melhora da área e buscando inclusive a união dos profissionais.
2/12/10, 06:41:13: JOsue - IP : 200.220.18****
Na minha opinião , qualquer area é valida, porque com os salários que estão pagando hoje para profissional de T.I,qualquer faculdade que você decidir estudar , no final vai descobri que no inicio da nova carreira vai ganhar algo proximo ou até maior em termos salariais que um profissional de T.I com anos afim ganha hoje.
1/12/10, 08:15:02: Ajudante mudancaderaca@bol.com.br - IP : 201.1.5****
Acho que uma boa opção para quem trabalha com TI seria virar qualquer coisa porque ta todo mundo ganhando a mesma coisa mesmo e procurar alguma coisa que não precisa ficar se matando de estudar e que ganha qualquer 1.000,00 seria uma boa idéia.
1/12/10, 04:43:42: rodcriu - IP : 186.204.****
Tenho 15 anos de experiencia em TI, mas devido a incompetencia do setor(falta de planejamento, projetos com péssima gestão...etc) larguei a TI e hoje trabalho por conta própria em minha casa como Operador/Trader na Bolsa de Valores!
30/11/10, 01:29:10: Marcos Lima marcoslimagon@yahoo.com.br - IP : 189.99.92****
Concordo com a maioria das pessoas que dizem que o profissional de TI têm aptidão para trabalhar em diversas áreas.Isso depende de cada profissional. No geral o profissional de TI por estar em uma área que é bem vista no mercado, tem uma boa remuneração e há uma certa disputa por bons profissionais, os profissionais de TI, principalmente mais jovens não possuem medo de mudar de área e encarar novos desafios.
Esse altruísmo é essencial pois submete o profissional a diversos tipos de ambiente e essa curiosadade, o saber como funciona , na minha opinião acaba diversificando o conhecimento.
Mudando para o lado mais prático da coisa, o profissional de TI por sua própria área exigir que ele vá além do padrão e que procure e encontre novas soluções, tenha conhecimento do todo e a necessidade de mapear cada parte, se adapte rapidamente e que adquira um bom conhecimento de forma efetiva, e ainda ter um certo faro para identificar o que está errado e o que poderia ser melhorado é o que diferencia o profissional de TI o que pode levá-lo às mais diferentes áreas de uma empresa.
Entretanto acredito que também outros profissionais também possuam essa capacidade, mas em comparação, pela minha experiência e convivência com outras áreas, é notável que boas parte dessas habilidades se destacam em um profissional de TI. Entretanto outras, como relacionamento interpessoal nem sempre são tão bem desenvolvidas....
Características de cada área....
29/11/10, 21:04:44: Alexander alexanderborges@gmail.com - IP : 189.69.189****
Eu só vejo um caminho: aprender publicidade, marketing e vendas, depois montar um negocio proprio de e-commerce.
29/11/10, 18:03:17: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
A questão não é tão simples, pois se a pessoa tem interesse em outra área, deve preparar-se para tal, além de encontrar uma empresa que lhe dê oportunidade nova. Também tem-se a opção de ser profissional liberal, o que também exige conhecimento e muitas vezes muito investimento. Enfim, em muitos casos ainda acho que o mais adequado é emprego público e não pode-se apenas ver o salário inicial, mas sim, ter em vista a possibilidade de crescimento, pois tem-se a estabilidade. Hoje sabe-se que os empregos públicos (no geral) são os que tem melhores salários, além de benefícios, tranquilidade e claro, estabilidade.
25/11/10, 22:50:41: ROBERTO - IP : 189.18.4****
Completando o que escreví abaixo,...., Existem aqueles que trocaram de área e foram um SUCESSO: Porque encontraram o CAMINHO CERTO. Estavam ERRADAMENTE em TI. Sem citar nomes, quem quizer pesquise, tivemos aquí no Brasil, muitos BONS comediantes, atores e outros que se graduaram em medicina, engenharia e outras áreas. Temos uma (atual) que é bióloga e ensina culinária (um sucesso).
25/11/10, 22:36:25: ROBERTO - IP : 189.18.4****
O profissional de análise e de programação se acostuma a ORGANIZAR, METODIZAR e, durante a carreira alterna de áreas de negócios e de empresas. Mas não é êle que ficará executando o serviço que ajudou a METODIZAR. Por exemplo, poderá entender profundamente de toda a área de VENDAS. Muitos integrantes dessa área conhecem apenas a sua parte. Mas mantém assiduo contato com os compradores, fornecedores, ...., é o dia-a-dia deles. ELES TODOS, cada qual no que lhe cabe, VENDEM, VENDEM, VENDEM e VENDEM. O analista sabe COMO É FEITO, mas NÃO FAZ: NAO SE bitola nisso. Por exemplo, um diretor de vendas pode ter iniciado na carreira, lá de baixo, em VENDAS, há 20 anos. E vai continuar VENDENDO. Se abrir negócio próprio será uma loja. Em contabilidade, RH, se dá o mesmo. E em todas as outras. Dificilmente o analista ou programador se adaptará ao que LHE FOI ORGANIZADO / METODIZADO: Deverá PRODUZIR, mas achará defeito em tudo e postará melhorias. Não trabalhará bem. Não nasceu para permanecer, anos e anos, na mesma coisa esperando a sua aposentadoria. Eu, por exemplo, acho que tudo o que é rotineiro DEVE SER FEITO POR MÁQUINAS. Será que me daria bem no Dpto de Pessoal, Folha de pagamento? Creio que não. Mas já programei os cálculos para essas áreas. Mas nunca ME VÍ elaborando esses cálculos ou entrando com dados, ou seja, pondo a MÃO NA MASSA. Deve-se sim, investir cada vez mais em TI e escolher aqueles que tem vocação (prazer) para tanto.
25/11/10, 11:46:23: José Bussa - IP : 187.50.191****
Conheço um rapaz que deixou o emprego de analista de sistemas para virar cabelereiro..e hoje é dono de uma rede de cabelereiros.
25/11/10, 11:24:30: Ricardo - IP : 189.102.156****
Quem trabalha na área de TI acaba tendo uma visão geral da empresa e dos negócios, que pode ser muito útil em outros locais. Para quem esta ficando mais velho, o caminho natural para continuar a crescer é mesmo se transferir para alguma área usuária.
25/11/10, 11:23:26: Simone sgaliazi@ig.com.br - IP : 189.46.230****
Em minha opinião, uma alternativa bastante próxima é atuar com Processos de negócios. Ex: Analista de processos, dentro da área de Qualidade de uma empresa. Mas para qualquer migração que pense em fazer, vá porque gosta da área! Estude, veja como são os profissionais atuais, desafios e preveja um pouco do futuro deste profissional. Então, ainda assim sentindo-se motivado, migre !
25/11/10, 09:59:34: Celina Balarin celina@febinfo.com.br - IP : 200.196.15****
Auditoria de sistemas, a utilização da computação na área jurídica, como por exemplo, direito digital, etc, são áreas que me parecem promissoras e que tem poucos profissionais qualificados para atuar.
24/11/10, 23:31:09: Marcelo - IP : 187.38****
Eu conheco casos de fracassos , meu e um exemplo! Rodrigo, nao e bem assim nao concordo com o Adriano, menos na questao do funcionario publico, para alguem que faz tanta coisa, que e performatico e corre atras, o profissional de TI tem futuro em lugares melhores que TI da atualidade! Ja vi caso de um cara que saiu da area para estudar culinaria , montou um restaurante e tem uma padaria atualmente! Fracasso na area de TTI existe pois e muito jogo e Brasil e muito complicado!
24/11/10, 18:28:47: Adriano - IP : 201.144.444****
Conheço um cara que saiu de Gerente de Ti e foi promovido para Diretor de Atendimento de uma grande empresa de serviços, hoje ele é muito bem conceituado neste mercado. O contato com usuários (inclusive diretores), de várias áreas da empresa expõe o profissional de TI e realmente abre oportunidades, mas é preciso ter competência e muito boa capacidade de relacionamento.
Concurso público é difícil de entrar, o salário não é lá essas coisas, você tem estabilidade pelo resto da vida, mas dificilmente terá prazer no seu trabalho. Garantia de ganhar pouco, trabalhar pouco e ter pouco prazer no trabalho, não é minha receita de sucesso.
Um amigo que era programador, desenvolveu sistemas de negociação de ações para um banco, gostou tanto que depois que saiu montou uma empresa que cria algoritmos automáticos para compra e vendas e hoje vive muito bem disto.
Mas todos os casos são de profissionais que fizeram sucesso em TI e depois expandiram para outras áreas, ainda não conheço nenhum caso de alguém que tenha fracassado em TI e que tenha se dado super-bem em algum outro lugar.
24/11/10, 17:58:29: Marcelo - IP : 187.38.10****
Otimo topico, estao de parabens! Para mim concurso publico e a opcao, dado a o mercado como esta, ou um pequeno negocio ja que o valor liquido gira a mesma coisa uns 5 a 10 mil reais no bolso, dependendo do negocio!
24/11/10, 17:53:37: Andre May - IP : 201.83.1****
Concurso público é pra onde todo mundo tem que migrar. Melhor que isso não tem aliás se alguém de TI fosse bom de negociar novos cargos maioria dos cargos de gerencia de TI não ficariam com outros departamentos que não tem nada haver com TI.
24/11/10, 09:36:26: Geovanni - IP : 200.206.184****
Acho que qualquer área. Profissionais em TI são grandes conhecedores de tudo, pois lidam com todas as áreas de trabalho, umas mais a fundo outras menos. Creio que eles possam se adaptar a qualquer área.
24/11/10, 09:19:40: Felipe - IP : 189.168.296****
Acho que o mais natural é migrar para a área usuária, já vi profissionais que saíram de informática e foram trabalhar nas áreas de RH, Marketing e Finanças. Eram Analistas de Sistemas, que acabaram conhecendo muito do negócio, tinham um bom relacionamento com os usuários e receberam a proposta de mudança. Acho isto bastante válido, principalmente para profissionais mais velhos, que passaram a ter mais dificuldade para obter aumento salariais e que já não possuem o mesmo pique para se manter atualizados.
Anteriores:
106 -
Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?
105 -
Quais os riscos de trabalhar como PJ ?
104 -
Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI
103 -
Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?
102 -
Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?
101 -
Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?
100 -
Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?
99 -
Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.
98 -
Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?
97 -
Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?
96 -
É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?
95 -
Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?
94 -
O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?
93 -
Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de
TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos
usuários ?
92 -
Networking é importante ? Como criar e manter ?
91 -
Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?
90 -
A área de TI perdeu status nas empresas ?
89 -
Qual tecnologia será destaque em 2009 ?
88 -
O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?
87 -
Deixe sua mensagem otimista de final de ano.
86 -
Como fazer um bom currículo para TI ?
85 -
Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?
84 -
Nova lei de estágio já em vigor
83 -
Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?
82 -
Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado
81 -
Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários
80 -
Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?
79 -
Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
78 -
Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras
77 -
Vale a pena obter certificações no início da carreira ?
76 -
Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?
75 -
Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell,
Dataflex, Clipper e etc ?
74 -
Como ser bem sucedido na área de TI ?
73 -
Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ
72 -
Por que os projetos de TI atrasam ?
71 -
É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?
70 -
QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?
69 -
Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?
68 -
O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?
67 -
Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano
66 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?
65 -
Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?
64 -
Windows Vista e WGA - O que esperar ?
63 -
Pesquisa 2006 completa : comentários
62 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher
61 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade
60 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade
59 -
Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?
58 -
Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?
57 -
Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?
56 -
Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício
55 -
CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens
54 -
No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?
53 -
Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
52 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?
51 -
A terceirização na area de informática é irreversível ?
50 -
Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?
49 -
Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?
48 -
Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?
47 -
O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?
46 -
Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?
45 -
Vale a pena pagar por uma recolocação ?
44 -
Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?
43 -
Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?
42 -
A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?
41 -
Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?
40 -
Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ
39 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?
38 -
Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano
37 -
Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?
36 -
Como obter o primeiro emprego na área de informática ?
35 -
Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?
34 -
Concursos públicos para profissionais de TI
33 -
Existe um bom mercado para profissionais Linux ?
32 -
Comente a pesquisa salarial apinfo 2004
31 -
Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?
30 -
Como melhorar os processos de seleção de TI ?
29 -
Como superar o trauma da demissão ?
28 -
As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
27 -
Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?
26 -
Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?
25 -
Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?
24 -
Como ter sucesso em um processo de seleção ?
23 -
O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?
22 -
Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?
21 -
CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?
20 -
SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?
19 -
Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?
18 -
Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?
17 -
Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?
16 -
Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?
15 -
Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?
14 -
Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?
13 -
Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?
12 -
Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?
11 -
É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?
10 -
Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?
9 -
A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?
8 -
Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?
7 -
A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??
6 - Quais as
tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?
5 - Que dica
você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
4 - O Linux vai
ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de
Bits e Bytes ?
3 - Qual o
efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de
informática ?
2 - As
profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
1 - Como
melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?