APinfo - Forum
Fórum : A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?
Sugerido por : Fernando, Marina, Elaine, Miguel, Rodrigo
Foruns anteriores
Veja
o texto da lei
Acompanhe
a tramitação
26/09/11, 16:19:43: Paulo Fagundes - IP : 201.21.34****
Primeiramente acredito que esta materia não será votada tão cedo, segundo acho que como todas as leis (Vide Leis de Transito) precisarão ser regulamentadas e isto pode demorar anos ou até não acontecer como todo mundo sabe. O que é preciso fazer é criar uma lei que impeça os atravessadores de atuarem no meio da TI, uma lei que facilite a contratação direta de profissionais pelas empresas interessadas. O Grande problema esta ai, as vagas ficam nas mãos de terceiras que geralmente ou quase sempre prejudicam profissionais mais qualificados muitas vezes por oferecer baixos valores e com isso algariar maiores lucros. É isto que precisamos combater e não a criação de uma lei que não vai ajudar em nada, pelo contrario, vamos dar mais dinheiro para espertos que criarão conselhos e suas sedes faraônicas onde quem será o responsável de manter toda esta infraestrutura seremos nós. Infelizmente esta é a relidade, um monte de politico querendo fazer nome para ganhar voto e continuar na mamata.
22/09/11, 08:37:12: eduardo schebuk eduardoschk@gmail.com - IP : 189.56.1****
So para constar, tenho mais de 30 anos na area, comecei no mainframe e migrei para a microlandia, adorei esta passagem, mas nos ultimos anos me tornei velhos, fora dos padroes dos contratantes tercerizados, entre a outras baboseiras que criaram ao longo de ultimos anos. A TI hoje é fraca, muita gente se achando bom em códigos compilados e interpretrados, quero ver em codigo - função, conceber projetos do nada, analisar, desenvolver, contruir com metodologia, integração, aproveitamento de funções, bibliotecas de funções com multiprocessamento e em base de dados multiplataformas, acredito que o profissional de hoje, que sai das faculdades, tem certificado disto, daquilo, e isso mais, nao viveria de TI pois nem sabe o que fazer para começar um projeto se nao for ler no manual, alias isto ja nem tem mais, é so consultar no google, sempre vai ter um projeto parecido.Ao menos a regulamentação traria mais nortes, esquecem por favor do lado fiscal da coisa, quem nao ganhou muito na area e pagou varios impostos, hoje a classe nao é representativa, perdeu todos os valores de importancia dentro de uma empresa. No passado, mesmo a microlandia havia equipes rsposanveis pelo negocio de automação de processo, hoje é contratar um cara certificado de rede, um cara certificado em MS e pronto, vai no mercado compra uma solução de alguns milhares de us$ e todos ficam felizes ao menos de um ano para outro, porque ai vao dizer, precisamos melhorar as coisas, vamos comprar outro sistema, para muitos software. CAde o profissional em tudo isto, acabou.
22/09/11, 08:25:30: eduardo schebuk eduardoschk@gmail.com - IP : 189.56.1****
A regulamentação da area ja vem tarde. Se faz mais que necessário porque nao existe respeito dos dois lados da relação entre contratante e contratado.Alias o Contratado esta mais desprotegido que o contratante, pois muitas vezes o contratante é tercerizado ou quarterizado, que esta prezo a um determinado tempo de trabalho e pronto sem mais nenhum compromisso de futuro tanto no planejamento social como economico.
A regulamentação pode trazer mais conforto, mais regras de comprimento de direitos e deveres que tanto os profissionais da Tecnologia da Informação necessitam.
No passado, tinhamos o ambiente mais centrado e a equipe em torno do Mainfreame, depois a microlandia era mais parceira, mais organizada.
Com a especialização excessiva da area de Informatica indo para o que chamamos de T.I. acabou criando varios segmentos desorganizados e com isso perdemos a continuidade da area, onde quem desenvolve muitas vezes, ao menos aqui no Brasil é customizador de ferramentas importadas. Estamos criando somente programas e sistemas pontuais nada mais integrado.
os hardwares nao são mais desenvolvimento buscando soluções de mecanização e sim são customizados a partir de engenharias concebidas e os sistemas ja vem prontos.
Estamos, hoje, vivendo de desenvolver soluções de facil consumo e de uma hora pra outra ser abandonada, descartavel.
A regulamentação ao menos traz uma esperança de continuidade.
sem mais,
Eduardo David Schebuk
20/09/11, 22:38:42: Adriano - IP : 187.57.1****
esse projeto de lei vai sair mesmo??? Só acredito vendo...
20/09/11, 19:46:01: Arnaldo arnaldo.machado.filho@gmail.com - IP : 189.79.25****
Como ficam aqueles que tiveram de trabalhar em subempregos não registrado, após os 20 anos que se seguiram ao desastre Fernando Collor? E as vezes como consultores, ou com nomenclaturas diferentes, do tipo especialista em sistemas, ou analista programador, ou ainda professor de faculdade? IMPORTANTE é que tenham curso superior de Bacharel (4 anos) em alguma área de exatas, e trabalhem há 5 anos com TI após a formatura, para serem reconhecidos como Analista de Sistemas.
20/09/11, 00:23:46: Rodrigo - IP : 200.139.100****
A função da lei é manter a igualdade, se uma certa área está regulamentada então todas as outras deverão ser regulamentadas também. Não adianta ter um suposto bom profissional na área de TI, onde investiu ou irá investir em outra área, porque estará prejudicando a área de TI. E tem gente aí reclamando porque vai deixar de ficar trabalhando três dias por mês pra receber como se estivesse trabalhando o mês inteiro.
19/09/11, 21:01:18: junior - IP : 201.43.181****
Antes que perguntem :Sou analista e não sou dono de consultoria...rs Esse raciocinio do valor maximo/padrão para aguentar o tranco tributario para mim é bem óbvio de vislumbrar, não precisa pensar muito para ver que é uma das alternativas que fica.. ja que a maioria delas se falam ou vcs achão que são concorrentes em tudo...até concorrencia se junta quando a causa é um beneficio para todos...
19/09/11, 20:51:11: junior - IP : 201.43.181****
Estou +- 20 anos na area, vou dizer o que acho vai acontecer pois muitos acreditam em valorização de salario , proteção de classe..blablaetc.. Pois digo ao contrario, vai acabar é tendo achatamento dos salarios, empresas com equipes de formados sem experiencia alguma gerando um caos em projetos e serviços as empresa..a arrecadação vai rolar legal para encher o bolso de algumas pessoas e o tal do beneficio.. Aguardem para ver o que vcs vão receber la na frente...rs Cenario futuro : Projeto NNN - Responsavel - Analista João xyz... assina ai e blz !! Com Equipe : yuixdf todos regulamentados ... Tempo de entrega : Ahhhh é só 5 meses.. e a Metodologia : O que é isso ???? Resumo da historia: O João perdeu seu credenciamento de TI. Ahhh mas a consultoria foi que acelerou ele para entregar no prazo... Resposta da Consultoria : Eu fiz o que ???....rs Se fosse em outro pais, até poderia rever... Mas no nosso pais o tiro vai sair pela culatra.. E aproveito esse assunto que provavelmente ja vai emendar na questão de regulamentar o regime trabalho para todo mundo ser clt..como alguns filosofam por ai dizendo que não pode ficar assim ter Regime xyz.. Ja viram os famosos carteis que determinam o valor ja que o custo fica alto ? Pois é, é o que vai acontecer : Não da para pagar 6000,00 clt para a galera, se unem e dizem o valor clt para mantemos profissional é 3000,00 clt e ponto fechado... Pensem, mas pensem bem e se posicionem como sendo o dono de consultoria/empresas, etc....não como o profissional que precisa blablablabla..ai talvez imaginem a realidade futura para algumas situações.. Mas se quiserem ficar na vão filosofia...bons sonhos...
19/09/11, 13:05:42: Sergio Minc sergiominc@gmail.com - IP : 200.152.3****
Acho o assunto esgotado. É claro que diversas especializações aprenderam computação, como eng. eletronica, matemática, fisica etc. e as vezes tem até mais capacidade de atuar que analistas de sistemas de faculdades de 3a categoria. ponto final.
18/09/11, 11:39:42: Marco Antonio matarassi@gmail.com - IP : 201.43.178****
Já passou da hora de aprovarem esta lei. Basta de Analistas ou profissionais que fazem o curso em escolas mediocres, concorrendo com quem faz faculdade, Pós-Graduação, Certificações e MBA. As grandes empresas, com certeza, apoiarão a lei.
16/09/11, 13:45:43: ROBERTO - IP : 201.42.8****
IGOR, a mudança não seria irrisória. Mas sim um belo pontapé na gente. E uma semente para criar novos pontapés.
16/09/11, 11:35:55: Julio César - IP : 201.68.205****
Se por um lado essa proposta aumenta o poder do estado no mercado, por outro pode elevar o nível dos profissionais ao dificultar a entrada de “sobrinhos” e “programadores de lan house”. Valorizar o estudo é sempre bem-vindo em um país que despreza a Educação.
15/09/11, 20:19:43: Igor - IP : 201.85.82****
De fato, a mudança seria irrisória caso aprovada a lei. Além de desatualizada e errada (No texto consta o curso de Processamento de Dados, evidentemente antigo e não constam cursos recentes como Sistemas de Informação), a lei ainda impõe alguns termos que não concordo de modo algum (como o pagamento de taxas ou senão o profissional será considerado ilegal).A idéia é OTIMA, aplausos por isso. Mas sinceramente, conhecendo a (des)organização do governo, posso afirmar COM CERTEZA que, além de arranjarem como burlar a lei (principalmente os do próprio governo, que já sabem as falhas na lei), vão com certeza piorar o serviço e o andamento da área (até desestimulando os que pensam em entrar), já tão prejudicada.
Concordo com muitos que disseram que é uma atividade intelectual e já muito propagada, a lei (que é um método muuuuuuito util no Brasil) vem tarde.
15/09/11, 10:41:36: Luigi luigisant@gmail.com - IP : 200.162.2****
Acho fabuloso... o pessoal da engenharia tem o CREA e nenhuma empresa saiu do Brasil por causa disso. Tendo um registro, o nivel de desenvolvimento de software vai subir... vai acabar com essa coisa de cara q faz cursinho de informática desenvolvendo software e sujando o nome dos verdadeiros profissionais de informática que deram o sangue e batalharam muito para chegar nesse nivel. E outra, as empresas foram pra India pq la tem qualidade, se no Brasil tiver qualidade, as empresas vão vir para cá em vez de sairem.
14/09/11, 18:35:32: Leo - IP : 200.171.249****
Concordo...tem muito picareta na área, a diferença entre ser e estar na área.
12/09/11, 19:34:56: jose da silva - IP : 189.69.194****
Qual seria a formação de um Gerente de Sistemas?: Análise de sistemas, administração com enfase em sistemas? ou fazer uma pos em gestão de negócios?. dentro deste assunto qual seria o conselho regional deste profissional?
12/09/11, 19:30:19: jose da silva - IP : 189.69.194****
Alguem ja parou pra pensar qual é a necessidade da empresa. se numa select ficarem 2 profissionais um analista formado e outro analista com experiência mas com a formação compativel com o negocio da empresa. quem venceria?
12/09/11, 19:27:23: jose da silva - IP : 189.69.194****
o que dizer de um analista funcional SAP que faz a academia e paga caro por isso. e um pré-requisito e conhecer a àrea de atuação. hoje é considerado um profissional de TI se se ele fizer um curso de lógica de programação e ABAP ja poderia ser considerado um um profissional de ti.
12/09/11, 19:21:13: jose da silva - IP : 189.69.194****
Uma grande empresa pode montar fabricas de software em outros paises ja que o idioma padão é o inglês. o profissional brasileiro ficaria desempregado.
12/09/11, 19:08:52: jose da silva - IP : 189.69.194****
gostei muito do cementario do support dell , sabemos que o call center da dell para os EUA fica na India, imagina se as grandes empresas começarem a fazer isso por causa da regulamentação. uma empresa pode abrir um call center em moçambique, angola e etc.
12/09/11, 12:55:46: Marcel Spioni marcel.spioni@gmail.com - IP : 189.59.22****
Sinceramente não entendi tamanho repúdio ao projeto de lei! Todas as entidades regulamentadoras cobram anuidade (CREA, OAB, CRC, etc...). Claro que sem um sindicato forte, apoiando o futuro conselho CREI, não haverá muito progresso, mas pelo menos, poderemos saber realmente qual o salário mínimo para determinada função de TI - piso salarial. E algum tempo depois será normal o cliente solicitar seu CREI para poder te alocar em determinado projeto, sabendo que a hora-analista será padronizada pelo CREI. Se alguém puder me explicar o que há de errado com a lei, qual parágrafo está mal redigido por exemplo, qual inciso está mal colocado, por favor se manifeste...
12/09/11, 00:35:29: Doug - IP : 189.38.248****
Alguém por ai já parou pra pensar o quanto a Tecnologia da Informação contribui para a aceleração do consumo e consequentemente para o esgotamento dos recursos do planeta, bem como vem sendo usada nos termos das regras liberais de forma sistemática e indiscriminada para destruição de profissões que antes proviam sustendo a muitas famílias e pessoas?Para maiores explicações nessa linha de pensamento, saindo um pouco da ideia de prezarmos pela qualidade dos serviços prestados e também por salvarmos nossos empregos e salários, assistam o vídeo abaixo. Penso que se tivéssemos um pouco dessa ideia, quem sabe poderíamos ser profissionais e pessoas bem mais conscientes das nossas responsabilidades.
https://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
Esse seria o único sentido nobre de pensarmos em restringir o acesso de pessoas para o exercício dessa atividade, o que não é uma realidade em nenhum lugar do mundo!
De resto, esse tipo de projeto constitui uma ultrapassada forma de reserva de mercado, que como dito por vários colegas abaixo, serve apenas para burocratização e arrecadação por parte de pessoas que não pensam nenhum pouco no bem estar e desenvolvimento desses profissionais.
9/09/11, 08:37:13: Ricardo ricardo.prog@gmail.com - IP : 189.20.250****
Prezados, *** LEIAM NA INTEGRA ***
SOU ANALISTA HÁ 15 ANOS E DIGO NAO, NAO E NAO A ESTE PROJETO !!!
VERÁS QUE TRÁS AO ANALISTA: 1) TAXAS E EMOLUMENTOS 2) OBRIGAÇÕES E DEVERES ANTES NÃO EXISTENTES 3) PENALIDADES 4) BUROCRACIA 5) CONTROLE POR POLÍTICOS 6) ESTABELECE PATAMARES GANHOS OU CONTROLE SOBRE EMPREGADO 7) CUSTO DA ENTIDADE SERÁ REPASSADO AO EMPREGADOR, ACHATANDO AS OFERTAS DE EMPREGO, VC TIRA DINHEIRO DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA ESTAR DENTRO DA LEI.
NÃO TRÁS BENEFÍCIOS: 1) NAO ME PROTEGE EM NADA, MUITO PELO CONTRÁRIO ME RESPONSABILIZA E MUITO, DEPENDENDO DA EMPRESA CONTRATANTE SE EXIME POR COMPLETO DE QQ RESPONSABILIDADE. 2) ACREDITAVA NUMA PROTEÇÃO TRABALHISTA PARA A CLASSE, O TEXTO NÃO MENSIONA NADA A RESPEITO. 3) PENSEM DIREITO VC COMO ANALISTA HOJE, QUAL É O REAL GANHO COM A GERAÇÃO DESTE ORGÃO REGULAMENTADOR, NÃO HÁ NADA SUBSTANCIAL ($$$$) QUE ME AMPARE, NADA.
Att, Ricardo Figueiredo
8/09/11, 14:57:14: Rodrigo - IP : 189.46.206****
O problema é que a regulamentação vai ser lenta e com a corrupção que temos vai servir de nada,vai é beneficiar as empresas e menos os trabalhadores na Area de TI.
8/09/11, 14:25:42: Marcio - IP : 189.6.23****
Na prática se puderem haver multas pesadas contra empresas que empregam pessoas sem capacitação e formação na área será uma boa. Se conseguirem impor um piso salarial e pararem com a vergonha de analista junior ou desenvolvedor ou similares por mil reais e ainda salários piores, valera todas as corrupções e mutretas que normalmente ocorrem nessas entidades de classe. O fato é que hoje o profissional de TI se verifica uma barbaridade ocorrendo (normalmente em consultorias de TI), não tem pra onde se virar e com isso vai ter um lugar onde pode obter alguma ajuda ou denunciar formalmente práticas ruins.
8/09/11, 11:32:13: Nery - IP : 189.45.2****
Fabio... sei muito bem o que é a SBC e não condordo com eles!
7/09/11, 20:58:01: Renato Souza renato0205@hotmail.com - IP : 187.101.172****
E de pensar que mamae dizia para eu estudar para ser Advogado, Medico, ou qualquer outra profissao que nao fosse informatica. Pois a informatica so divertia e nao te dava futuro. Acho que ela esta comecando a ter razao. Falando serio, eu tenho uma inveja danada da OAB que tem um orgao que tem forcas politicas e assim nao fica nesse impasse de tecnico achar que somente em resetar modem se torna um tecnico de rede, ou ate mesmo, um cara criar uma tabela em banco de dados e achar que achar que ja e um DBA. Ah se tudo isso pudesse ser regulamentado e so poder atuar quem tem capacidade, pois teriamos nossos programas maravilhosos e nossos clientes sempre confiantes em nossos servicoss.
6/09/11, 09:12:35: Marcus MCT - IP : 200.228.16****
26/08/11, 09:29:52: Miguel Garz - IP : 164.85.6**** Acho interessante das pessoas que reclamam de ter que pagar uma anuidade para um orgão de classe. Mas ninguém comenta quando o CREA põe um piso no salário dos engenheiros... Acho que um orgão de classe para nós de TI seria extremamente benéfico e impediria de pessoas sem o estudo necessário se envolvessem em projetos sérios e fizessem de sua participação um desastre. O tempo é o meu principal ativo. Quem diz que a regulamentação nao traz melhora é porquê objetiva o lucro com a ausência da mesma ou não sabe do que está falando.
_sem mais.
5/09/11, 12:42:07: Rodrigo - IP : 200.146.5****
Se não for regularizar que então proíba, hoje cargo de Analista de Sistemas é função de Auxiliar Administrativo, o que iria fazer com conhecimento técnico se o mais importante é a regra de negócios, na TI não existe bugs, falhas, erros, atualizações e etc.
4/09/11, 22:21:31: ROBERTO - IP : 189.18.128****
Olá N3RD, Grato pela atenção. Você tem razão. Sei disso há tempo. Não conseguí fazer Medicina. E na época havia o vocacional. Eu ia bem. Mas também havia compra de provas. Mas você disse bem: no país em que vivemos . Então há países em que o que penso é verdade. Prova disso é a existência da estação espacial, de fábricas automatizadas que automatizam outras fábricas. Poderiam alguns países serem muito bons em robótica caso se assemelhassem ao nosso?! Eles têm a IDEIA e a CONCRETIZAM. No nosso, sequer a IDEIA ocorre. Do que temos (note as aspas), pouquísimo é IDEAlizado por nós. Aquí só se pensa em regularizar isto e aquilo: Ou seja, apenas FAZER LEIS. Caso o estrangeiro não FIZESSE o computador, estaríamos nós neste forum?! Mas aquí estamos. Contribuindo com algum SOFTWARE que seja nosso e traga divisas para o país?! Não! Apenas cumprimos a nossa vocação para com a LITERATURA (idéia herdada), escrevendo capítulos desta novela, como tantas, que existem para ocuparem o nosso tempo, induzindo-nos a discussões que nada concretizam e apenas terminam quando da troca de tema. Assim também ocorre na TV, nas câmaras e senado. Na sala, elegantemente, nos servem canapés. Os afortunados, na cozinha, se servem do bom e do melhor. Abraços.
2/09/11, 16:11:48: Jorge Hanakusu - IP : 187.92.100****
Não a regulamentação! Sem mais.
2/09/11, 12:12:04: N3RD juxson_junior@hotmail.com - IP : 187.24.66****
Roberto, e os filhinhos de papai riquinhos que querem a todo custo fazer medicina? Como faz? kk³ Sua idéia é incrível, mas completamente utópica no país em que vivemos!
1/09/11, 23:20:04: ROBERTO - IP : 201.95.6****
Concordo com o Fabio que fala da SBC (Sociedade Brasileira de Computação): O MERCADO SE AUTO REGULA. Coselhos regionais e assemelhados são PATAMARES POLÍTICOS para empregar INUTEIS que empregam semi-INUTEIS sob as custas daquele que trabalha. Se arvoram defensores (como todo político) e querem LEGALIZAR essa proteção, COMPULSÓRIA, tal UM IMPOSTO A MAIS, para os bolsos deles, que, via parentela, amizades, acôrdos e jogos de influência sempre estarão no comando, ARTICULANDO o MELHOR para eles. O que precisamos é de BONS CURSOS. Vestibulares com PROVA PSICOLÓGICA VOCACIONAL. Se não tem vocação porque deixar?! Isso sim deveria ser Lei. Já encontrei bons PROGRAMADORES diplomados em direito que nunca exerceram advocacia, pois tinham vocação para computação. ISTO DEVE SER PERMITIDO. Mas já encontrei quem, após diplomados em ANALISE DE SISTEMAS, não se sentiam à vontade com a tecnologia. Então, defendo vestibulares com PROVA PSICOLÓGICA VOCACIONAL, para todas as áreas, para que em todas, haja melhores profissionais. Os nossos FAZEDORES DE LEIS só entendem de acordos e agrados entre eles, sempre pensando nas próximas eleições. Para eles COMPUTADOR é sinônimo de INTERNET. Pensam que o gabinete é a CPU. Não sabem o que significa MAIN FRAME. Devemos deixá-los reger as nossas vidas?!
1/09/11, 09:55:59: Fabio luba@pop.com.br - IP : 189.78.****
Caros,Para os que defendem a regulamentação e criação de conselhos, vocês deveriam se informa sobre o que pensa a principal organização da área de informática a SBC, se vocês não souberem o que é a SBC e preferirem acreditar em um deputado federal que não sabe nem a diferença entre bit e byte estaremos completamente perdidos, e logo logo teremos vários indianos desenvolvendo e mandando os softwares de lá pra cá.
Veja o que a SBC pensa.
A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978. Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão: Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima. A área deve ser Auto-Regulada. Os argumentos levantado junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que acompanha o PL 1561/2003, o qual é integralmente apoiado pela SBC.
31/08/11, 15:27:38: Renata Scalia - IP : 201.48.227****
Esse projeto de lei ja foi iniciado com uma falga grave porque nao inclui os cursos tecnologicos superiores na lista das instituiçoes aptas a oferecer a formação profissional . E, na pratica isso vai servir so pra criar mais um conselho burocratico, caro e inutil como a OAB (ordem dos advogados) que vai arrancar a pele de todos os inscritos com anuidades caras e que nao vai oferecer retorno nenhum aos profissionais de TI
29/08/11, 23:11:09: Roger - IP : 186.220.230****
O salário do emprego não vai mudar, mas, a empresa vai lucrar mais.
29/08/11, 19:34:21: N3RD juxson_junior@hotmail.com - IP : 187.69.5****
Será que ninguém leu o projeto de lei e a tramitação não? Retiraram do projeto a pauta que comenta a respeito da criação de um órgão fiscalizador! Se esse projeto for aprovado(O QUE EU DUVIDO MUITO) vai ser aprovado sem a criação de um CONSELHO REGIONAL DE TI! )
29/08/11, 07:56:28: Marco - IP : 187.45.6****
Será que com a regulamentação haverá FISCALIZAÇÃO? Como muitos colegas já disseram, regulamentar não exime ninuguém de tentar burlar a Lei.Se alguém garantir a fiscalização, estou dentro!
26/08/11, 09:29:52: Miguel Garz - IP : 164.85.6****
Acho interessante das pessoas que reclamam de ter que pagar uma anuidade para um orgão de classe. Mas ninguém comenta quando o CREA põe um piso no salário dos engenheiros... Acho que um orgão de classe para nós de TI seria extremamente benéfico e impediria de pessoas sem o estudo necessário se envolvessem em projetos sérios e fizessem de sua participação um desastre.
25/08/11, 16:22:04: Paulo - IP : 189.102.146****
A regulamentação vai trazer transtornos, como por exemplo, ter que pagar uma anuidade para um conselho regional que não vai fazer nada.Por outro lado, as empresas vão buscar formas de contornar a situação, trabalho em uma grande empresa, onde as secretárias dos gerentes são registradas como Auxiliar Administrativo, pois a profissão de secretária é regulamentada.
25/08/11, 14:08:01: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
È lógico que precisa de regulamentação e vai dar mais credibilidade À área, porém será dificil (ou impossível) a aprovação desta. Agora, tem lógica existir diversos cursos nesta área (Ciências da computação, Sistemas de Informação, etc) e não ter regulamentação (qualquer um pode se inticular Analista de Sistemas) ? Ora, seguindo esta linha quem quer entrar na área de informática e quer fazer um curso superior, faça em alguma área regulamentada e faça cursos extras na área de Informática, assim poderá atuar em duas áreas. Também cabe assinalar que o mercado nesta área esta muito prostituído.
25/08/11, 09:09:13: Alberto Roberto - IP : 201.92.250****
O mercado de TI sempre esteve em alta como uma area com bôa remuneração e de alto indice de stress.Tem alguns profissionais equivocados que acham que ser BOM PROGRAMADOR (de que linguagem?) é suficiente para ser bem remunerado. Concordo com o colega que afirma que estamos precisando é de profissionais que não se sujeitem a ganhar algumas merrecas que são impostas a eles, hoje tem vaga pagando uma fortuna para PROGRAMADOR, mas é o BOM PROGRAMADOR mas o famoso Q.I. ainda tem muito peso numa contratação, mesmo o cara sendo um bom profissional. Outra coisa, trabalho na area há 37 anos até hoje e minha faculdade só serve e serviu sómente como um item burocratico, pois os conhecimentos adquiridos nela quase de nada serviram no dia a dia e olha que fiz a famosa USF (Universidade Senador Flaquer). Apesar de tudo, concordo em numero, genero e grau com o colega abaixo mas ele deve considerar que estamos no Brasil, onde não pagamos altos impostos e não temos nem a decencia de uma assistencia médica do Estado. Tem gente que não sabe que é um bit ou um string, mas isso é necessario dependendo o cargo que se ocupa? De qualquer forma concordo com o colega que sugere: T.I., AME-A OU DEIXE-A.
24/08/11, 22:47:31: N3RD juxson_junior@hotmail.com - IP : 187.69.8****
O mercado de TI está em alta e em time que está ganhando não se mexe! Essa regulamentação taparia buracos no passado, mas hoje só trabalha realmente QUEM SABE, o número de sobrinhos tem caído bastante mesmo com o aumento gradativo das ofertas de emprego! O que realmente estamos precisando é de profissionais que não se sujeitem a ganhar algumas merrecas que são impostas a eles, hoje tem vaga pagando uma fortuna para PROGRAMADOR, mas é o BOM PROGRAMADOR, se você leu 2 tutoriais na WEB e comprou um diploma você realmente merece ganhar 800 REAIS! .-. Se você tem um curso superior bem feito, formou-se entre os primeiros da turma, tem pelo menos um ano de experiência, um certificado no serviço em que atua e ganha menos de R$3.000,00 VOCÊ É UM BABACA! Conheço gente de 24 anos que hoje já é Analista Programador e ganha mais que muito GERENTE por aí, então parem de reclamar e vão estudar! Da até uma raiva eu entrar na sala de aula de computação e ver gente que não sabe o que é uma String, porra véi, é a mesma coisa que entrar em engenharia civil e não saber o que é um tijolo! Computação não é para quem QUER, é para quem AMA!
24/08/11, 21:13:31: Eduardo edugenerico@dmail.com - IP : 201.52.250****
Regulamentação? que regulamentação? estuto essa ladainha fazem mais de 10 anos. Não vai haver nenhuma regulamentação.
24/08/11, 17:25:05: ROBERTO - IP : 189.68.27****
Continuando,....O que está muitíssimo bem feito, e muito claro, nessa Lei é a formação dos conselhos federais e regionais, bem como o PAGAMENTO OBRIGATORIO para quem deseja continuar trabalhando. Muito claro também são as penalidades para quem NÃO PAGAR. Isso torna visível que já exitem grupos já organizados para tomarem posse logo que aprovada a Lei. Então, REALMENTE, para podermos manter o NOSSO GANHA-PÃO vamos sutentar essa gente, que talvez sequer tenham trabalhado como informáticos. Quem sabe, até donos de consultorias, que pretendem ORGANIZAR SALÁRIOS, demais BENEFÍCIOS, ....., que contemplem apenas a eles. Qual condição tem você, agora que me le, de se eleger para um cargo de um Conselho Regional de Informática?
24/08/11, 14:09:18: ROBERTO - IP : 201.95.18****
Bem se vê que a Lei foi redigida por quem conhece política e nada entende das atividades da profissão. Leu um manual qualquer e copiou as palavras acompanhamento , coordenação ,....., nomes bonitos para posições elegantes. Não se refere àquele que põe a mão na massa. Refere-se a ANALISTA DE SISTEMAS. Como é que o profissional com diploma afim, mas já exerce há 20 anos na profissão irá provar? Pelo registro em carteira? Só que nem sempre está como ANALISTA DE SISTEMAS. E o programador? O que resolve a questão. Que põe para funcionar?! Passa a ser apenas codificador? A grande maioria dos Analistas recém formados somente conhece baixa plataforma. E os especialistas em Main Frame?! E os que sempre foram PJs sem registro em carteira? Vão provar pelas NFs emitidas? Como? Se nestas apenas consta: SERVIÇOS PRESTADOS DE INFORMÁTICA. Não consta nada sobre desenvolvimento de programas. Pois poderia gerar fiscalização de ISS que tem várias alíquotas conforme o serviço. Então, recolhem pela mais alta e evitam problemas e custos de controle. Muitos deverão até contratar advogados para provar exercício anterior. A redação da Lei é muito omissa, como tudo, em política, é omisso. JOGAM PARA O AR PARA DISCUSSÃO E CONTINUAM GANHANDO DINHEIRO CONSERTANDO, EMENDANDO, REMENDANDO. Vai prejudicar muita gente, vai impactar e muitos espertinhos vão ganhar dinheiro em cima disso.
24/08/11, 12:30:28: Anacleto/Mauá a.anacleto@itelefonica.com.br - IP : 187.3.153****
Infelizmente no nosso país isso não vai funcionar. Certamente surgirão órgãos como CRM/CRF/COREN/etc. levando muito dinheiro dos profissionais, mas sem ser o meio de acesso destes ao mercado de trabalho, ou a condições melhores de salários/benefícios/etc. União é complicado de se falar nessa área (como em todas as outras no nosso país), então, lutar por direitos e mudar alguma coisa, esquece. Tem de haver uma organização da área, mas sem obrigatoriedade de filiação a nenhum tipo de Conselho Regional, pois isso é mais uma máfia de corrupção num país já tão debilitado com essa situação. Organizar sim, criar uma classe, é dar dinheiro pra um órgão enriquecer às custas do nosso trabalho, da nossa dedicação, do nosso contínuo estudo, que certamente eles NUNCA irão pagar, mas cobrarão por um título,certamente. Espero, verdadeiramente, que isso nunca aconteça nesse país. LIBERDADE, inclusive no desempenho da profissão, sempre!!!
24/08/11, 11:45:20: Tiburcio - IP : 189.21.18****
Até os profissionais de educação física tem orgão que representa a classe (CREF). Vejo também que não evolui porque a classe não é unida, cada um por si e já era!
23/08/11, 22:32:43: Mauricio m.t.o@uol.com.br - IP : 187.119.11****
Muitos estão citando outras profissões, a exemplo de um advogado. Mas será que o erro é na área de TI? Ou o erro está em todas as outras áreas?Além disso, será que não é hora de alterarmos e modificarmos o nosso pensamento sobre o futuro da educação formal ?
Outro alerta, para muitos, é que a maioria das certificações não indicam um bom profissional. Muitos certificados são obtidos através de provas de múltipla escolha. E também, conheço várias pessoas que obtêm o certificado, mas nunca souberam aplicá-los na prática, porque uma coisa é a teoria, outra é a prática.
23/08/11, 17:45:43: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 189.56.84****
Eu sempre fui a favor de toda a regulamentação de TI existente no mercado. Só assim vamos valorizar o nosso serviço e receberemos o justo por isso. Como não existe parametro, paga quem quer recebe quem precisa.
23/08/11, 14:50:40: Marco markoabezerra@ig.com.br - IP : 200.142.86****
Trabalho a quase vinte anos em cartório judicial (Fórum), e me formei em TI a pouco tempo atrás. Digo, modéstia a parte, que sei muito mais que vários advogados que tem por aí, dentro da minha área de atuação (cível). Se eu começar a advogar, serei processado por exercicio ilegal da profissão. Como muitos colegas aqui disseram, porque que um mané qualquer que fez um cursinho rápido de manutenção de computadores pode sair por ai, dizendo que é analista de sistema? Nos próprios concursos da área de TI, pede-se formação em qualquer área e uma especiliazação. Tem mais que regulamentar URGENTE.
23/08/11, 14:10:55: Raphael phgrotta@hotmail.com - IP : 200.198.1****
bem... não acredito que uma regulamentação trará um reconhecimento maior aos profissionais diplomados da área. Acho que esse tema se refere a uma questão cultural do povo brasileiro, que se reflete em empresas e profissionais. Todos querem sair ganhando sempre, então quanto menos gastos tivermos melhor! A qualidade do serviço, fica em segundo, terceiro plano... Exemplo: diante de um problema de saude, vc tem a opção de consultar um médico especialista, que estudou anos e anos para se formar para diagnosticar seu problema ou pedir a opinião do Zé, balconista da farmácia da esquina. Qual seria sua escolha??? Picaretas existem em todas as áreas e sempre existirão!
23/08/11, 13:21:42: Nery - IP : 201.46.51****
Quem estudou e estuda até agora, jamais sera contra a regulamentação. O que fazem hoje com o profissional de TI é um absurdo! Qualquer mané que fez um cursinho de 40hs e formatou um computador por R$20,00 se diz da área, isso é uma vergonha para os reais profissionais de TI.
23/08/11, 10:54:18: Bruno Alisson brunoalissoneliseu@gmail.com - IP : 201.86.13****
Eu acho que a regulamentação da área de TI traria muitas vantagens para os profissionais, principalmente em termos de reconhecimento e sálarios. Apesar ser uma das áreas que mais cresce e que é de extrema importância, os profissionais não são valorizados como deveriam. Outra coisa que acaba sendo um tiro no pé da profissão é a facilidade de se aprender por meio de tutoriais encontrados na Internet, onde as pessoas lêem o material e saem pegando projetos para fazer por preços ridículos, prejudicando assim profissionais que passaram por todo um processo de estudo em universidades, especializações.
22/08/11, 15:14:18: Eliseu Jeir - IP : 201.28.35****
Boa tarde. Regulamentar sim, resolvera um monte de problemas. Por exemplo, uma vaga de Analista de TI, acredito que para se tornar um analista é necessario ter nivel superior, ou eu estou errado, então porque muitoas empresas postam suas vagas solicitando um analista com nivel Médio, não discriminando, mas é uma ofensa para quem é formado, e tem algumas certificações. Regulamentar sim, é preciso. Uma analista contabil por exemplo não pode ter apenas nivel médio, agora porque banalizou a Informatica???
22/08/11, 14:24:42: Thiago thiago.dorea@hotmail. - IP : 201.55.6****
As areas de TI já deveriam ter sido regularmentada a tempo, porque hoje se faz um curso de montagem e manutenção a pessoa já fala que é tecnica, ai o mercado quer pagar barato porque aparece pessoas com baixa qualificação que sabe fazer, isso se aplica acho que em todos os ramos, na plrogramação, um cara que faz um programa qualquer tira a oportunidade de um que sabe fazer, que estudou e se formou pra isso, se existe faculdade exigindo um monte de conhecimento deveria sim ser reconhecido ate para dar mais valor para o profissional da area
22/08/11, 12:19:08: Milana - IP : 189.102.11****
engenharia da computacao ter formacao especifica e é regido pelo CREA com atribuiçoes oinclusives de engenharia eletronica e programacao de hardware, assinatura de laudo tecnico e de projetos em industrias de computacao se um analista de sistemas fizer isso, vai para a CADEIA!
22/08/11, 10:57:59: L M - IP : 189.38.150****
Olha... não passa ou passa sem mudar nada. Simplesmente pq há um número muito grande de profissionais que não têm formação especifica na área, por vezes nem diploma têm. Além disso, os cursos específicos não dão conta da demanda, fazendo com que o mercado vá buscar eng civil, administrador, matemático, etc. para fazer o serviço. Adicione o seguinte: os engenheiros de computação vão querer que todo estude resistência dos materiais, enquanto que os bacharéis em ciência da computação vão querer que todo mundo estude álgebra 2. E por aí vai... Alguém consegue imaginar a profissão de escritor regulamentada? Eu não. Acho que vamos pelo mesmo caminho.
22/08/11, 10:43:27: Milana - IP : 189.102.11****
A proposito eu conheco leis e se estudar por cota posso ser tao bom quanto um advogado, se eu advogar vou PARA A CADEIA!Ja o advogado que criar um sistema FICA DE BOA!
22/08/11, 10:41:02: Milana - IP : 189.102.11****
Eu acho que quem quem é da area deve estudar ela se for assim entao devolva meu dinheiro, e me libere para ser advogado ou medico
22/08/11, 00:56:52: Cristiano J. S. - IP : 187.75.75****
Olá pessoal.Este é um assunto que exige muita seriedade a ser discutido. Assim como demais profissionais de áreas diferentes como Contadores, Advogados, Engenheiros, etc, nossa área realmente necessita de uma lei que possa distinguir aqueles que realmente são os profissionais da área, em relação daqueles que querem somente ganhar dinheiro sem oferecer soluções com qualidades para os clientes. Particularmente, trabalho a 11 anos com tecnologia e vejo que, por mais crescimento que tenhamos no país, estaremos sujeitos a mais profissionais desqualificados.
Pensem em trabalhar e ter um crescimento com qualidade e não somente em ganhar dinheiro, pois isso é consequêcia.
22/08/11, 00:32:59: Elvis elvis.suffipompeu@gmail.com - IP : 189.46.121****
Olá meus caros,Bem, gostaria de parabenizar o site pelo seu ótimo conteúdo tanto no forum como as ótimas oportunidades para os grandes profissionais do nosso país que esta vivendo um boom técnológico.
Pois bem, gostaria de tirar uma pequena dúvida, no meu caso e de muitos outros amigos também, atuamos como Analista de Suporte, trabalhamos com Suporte Help Desk por telefone, no nosso caso estariamos inclusos neste barco ou ainda assim seriamos taxados como Suporte de call center, sendo que trabalhamos no Tech Support Client Consumer da DELL Computadores do Brasil Ltda. Fico no aguardo por uma resposta, muito obrigado!
21/08/11, 22:26:09: Flávio - IP : 187.56.230****
Todo ano aparece esse tema no forum e é sempre a mesma coisa.Sempre tem um pessoal que acha, que seu campo de atuação está sendo invadido e que uma lei vai acabar com a concorrência desleal, que eles acham que estão sofrendo.
Pois bem, não acho que existe qualquer necessidade de haver regulamentação para a área de informática, que é basicamente produção intelectual. Assim como não é necessária regulamentação para escrever livros, ou fazer música. Basta saber trabalhar e ter alguém que queira te dar serviço ou emprego.
Também não acho que a tal regulamentação, se for aprovada, vá mudar alguma coisa na área de informática. Porque a lei vai ser burlada de várias formas . Mesmo porque a maioria dos trabalhadores dessa área trabalham como autônomos, não tem carteira assinada, portanto não tem como regulamentar a atividade desses profissionais.
A única coisa que vai mudar, é que vai aparecer muito aproveitador querendo cobrar taxas e impostos para a atividade, bem como criando entidades de classe, para supostamente defender os direitos dos trabalhadores, mas na verdade vão encher os próprios bolsos, as custas de quem realmente produz.
21/08/11, 20:57:52: Milana - IP : 201.81.176****
Nao é bem assim nao, a maioria aqui nao aprova pq nao é da area, se for assim devolvam meu dinheiro de volta porque cursei TI, e ai os contrariados vao devolver a grana de quem estudou?
21/08/11, 17:16:01: Mauricio m.t.o@uol.com.br - IP : 187.88.17****
Não acredito que trará benefícios. Outro porém é que TI pode ser considerado uma ferramenta de trabalho, e não uma profissão. É só analisar os cursos de Engenharia, Matemática, etc., onde todos têm em seu currículo acadêmico alguma matéria relacionada com TI. Podemos dizer também que muitos dos melhores profissionais da nossa área não são formados na área, mas, em muitas oportunidades, são os que apresentam a melhor solução (custo/benefício) por conhecerem melhor os desafios e áreas de negócio. Ou seja, um bom profissional de TI somente pode ser considerado assim, caso se proponha a conhecer profundamente a área de negócio ao qual ele estará prestando serviço.
21/08/11, 01:58:09: Milana - IP : 187.38.6****
A regulamentacao trara teto minimo para os trabalhadores , ao inves de consultorias sem vergonhas imporem valores de 800 reais PJ para trabalhadores!! Talves assim a maioria nao desista de sair do curso, pois sabem que agora vc tem a mesma habilitacao em TI que um padeiro!
20/08/11, 21:48:09: Rodrigo - IP : 201.22.104****
A regulamentação só fará efeito após 20 anos de aprovação, porque haverá muitos buracos judiciais pra tapar.
20/08/11, 21:22:01: Milana - IP : 187.38.8****
Parabens,Uns dos primeiros temas mais importantes que ja vi aqui neste forum, a regulamentacao é necessaria, justificada, porem tardia, ja deveria ter sido aprvada desde 1980, quando foi feito os primeiros programas, nestas consultorias picretas eu ja vi enfermeira, mecanico, dentista, auxiliar de escritorio, contador enfim o mais barato (qualificado), torco para que seja aprovado o mais rapido possivel. Apesar de ouvir fofocas dizendo que seria impossivel por causa da picaretagem que estas consultorias fazem para poder ter maior lucro possivel! Vou mee candidatar e meu objetivo sera este , aprovar o projeto de lei!
20/08/11, 11:19:42: Eduardo - IP : 200.100.353****
Há 10 anos, o resultado poderia ter sido positivo, atualmente não creio que faça diferença. Recentemente o supremo cassou restrições para Jornalistas e Músicos, o projeto que esta em fase final de tramitação no Senado, ainda tem que passar pela Câmara, se for alterado terá que voltar ao Senado e só depois vai para o executivo, ou seja, na melhor das hipóteses ainda teremos muitos anos até que ele seja aprovado....
Anteriores:
114 -
Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?
113 -
Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?
112 -
As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?
111 -
Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício
110 -
Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas
109 -
Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?
108 -
Deixe sua mensagem positiva de final de ano.
107 -
Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?
106 -
Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?
105 -
Quais os riscos de trabalhar como PJ ?
104 -
Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI
103 -
Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?
102 -
Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?
101 -
Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?
100 -
Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?
99 -
Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.
98 -
Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?
97 -
Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?
96 -
É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?
95 -
Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?
94 -
O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?
93 -
Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de
TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos
usuários ?
92 -
Networking é importante ? Como criar e manter ?
91 -
Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?
90 -
A área de TI perdeu status nas empresas ?
89 -
Qual tecnologia será destaque em 2009 ?
88 -
O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?
87 -
Deixe sua mensagem otimista de final de ano.
86 -
Como fazer um bom currículo para TI ?
85 -
Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?
84 -
Nova lei de estágio já em vigor
83 -
Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?
82 -
Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado
81 -
Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários
80 -
Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?
79 -
Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
78 -
Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras
77 -
Vale a pena obter certificações no início da carreira ?
76 -
Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?
75 -
Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell,
Dataflex, Clipper e etc ?
74 -
Como ser bem sucedido na área de TI ?
73 -
Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ
72 -
Por que os projetos de TI atrasam ?
71 -
É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?
70 -
QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?
69 -
Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?
68 -
O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?
67 -
Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano
66 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?
65 -
Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?
64 -
Windows Vista e WGA - O que esperar ?
63 -
Pesquisa 2006 completa : comentários
62 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher
61 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade
60 -
Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade
59 -
Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?
58 -
Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?
57 -
Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?
56 -
Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício
55 -
CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens
54 -
No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?
53 -
Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
52 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?
51 -
A terceirização na area de informática é irreversível ?
50 -
Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?
49 -
Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?
48 -
Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?
47 -
O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?
46 -
Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?
45 -
Vale a pena pagar por uma recolocação ?
44 -
Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?
43 -
Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?
42 -
A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?
41 -
Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?
40 -
Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ
39 -
Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?
38 -
Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano
37 -
Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?
36 -
Como obter o primeiro emprego na área de informática ?
35 -
Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?
34 -
Concursos públicos para profissionais de TI
33 -
Existe um bom mercado para profissionais Linux ?
32 -
Comente a pesquisa salarial apinfo 2004
31 -
Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?
30 -
Como melhorar os processos de seleção de TI ?
29 -
Como superar o trauma da demissão ?
28 -
As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
27 -
Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?
26 -
Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?
25 -
Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?
24 -
Como ter sucesso em um processo de seleção ?
23 -
O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?
22 -
Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?
21 -
CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?
20 -
SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?
19 -
Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?
18 -
Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?
17 -
Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?
16 -
Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?
15 -
Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?
14 -
Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?
13 -
Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?
12 -
Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?
11 -
É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?
10 -
Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?
9 -
A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?
8 -
Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?
7 -
A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??
6 - Quais as
tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?
5 - Que dica
você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
4 - O Linux vai
ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de
Bits e Bytes ?
3 - Qual o
efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de
informática ?
2 - As
profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
1 - Como
melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?