Fórum : Por quais motivos não é aprovada a lei que regulamenta profissões de TI ?
Sugira um novo tema para o Forum
Foruns anteriores
Como você sou Economista e atuo com MainFrame.
Realmente, vistos os Conselho, Sindicato e Ordem dos Economistas, há um leve respeito para com o profissionais. Somente CLT e piso mínimo. Mas, quanto ao exercício da atividade !? Isto, essas entidades deixam a desejar.
A OAB exige prova para atuar como advogado. Sem registro não se atua como engenheiro, químico, farmacêutico, professor, fisioterapeuta, ..., e outras. Praticar a atividade sem o registro no conselho é crime. As contratantes respeitam. E, uma denúncia é acatada.
Mas, veja. A própria legislação contribui para que, por exemplo, um fisioterapêuta, um médico, um geógrafo, ....., possa exercer o cargo (concursado) de FISCAL do IR, sendo que as ATIVIDADES são de ECONOMISTAS, CONTADORES e, TALVEZ, ADVOGADOS. E, quantas pessoas que sequer tem nível universitário atuam, na área privada, em atividades específicas do Economista?
Por que o Conselho de Economia não trabalha para proteger o Economista de intrusos sem formação academica? Oferecem cursos de capacitação, palestra, que mais promovem os palestrates do que os profisionais: Só fazem PO-LI-TI-CA. Trampolim para a vida pública.
Essa é uma realidade. Como será na área de TI!? DEVE-SE PENSAR BEM.
A PSICANALISE não é regulamentada. Basta um diploma universitário o curso de psicanálise (3 anos) Mas só atua na área quem se capacitou nas poucas entidades que promovem os cursos. Por que? Porque são UNIDOS. Protegem-se uns aos outros. Aquele que tentar, não conseguirá manter um consultório. E não será aceito por nem um outro. É preciso um NETWORK conseguido com muito trabalho.
LARGA DESSA VIDA E VAI ESTUDAR OUTRA COISA !!!! Talvez não fique rico, mas vai ter muito menos aporrinhação.
É possível consultar a história de alguns conselhos regionais e perceber que sempre houve luta para a criação da regulamentação, e que normalmente a ideia começa de forma embrionária e por iniciativa civil. Normalmente professores ou pequenos grupos de profissionais atuantes. O conselho regional de educação física de SP possui uma página dedicada ao histórico da regulamentação da educação física. Vale a pena consultar em crefsp.org.br.
Infelizmente nossa categoria nesse ponto fica a desejar, pois o perfil da grande maioria dos profissionais é por demais técnico para se enveredarem na esfera política. Não que esteja criticando, imagino que seja apenas uma característica ou consequência da profissão. Mas isso contribui para a dispersão em qualquer iniciativa. Nossa própria área de atuação também tem se dispersado, a exemplo da nova sigla utilizada, TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação. Cheguei a pensar que o último termo que haviam inventado, Telemática, teria mais tempo de vida, mas enfim...
Pessoas Googueiras atuariam como operador de telemarketing, quer ganhar mais e atuar na área? Pois estude e tenha o diploma! Nada mais Justo!
Façais desta forma Faixa mínima salarial obrigatória para Técnicos, Tecnólogos, Baixareis e pós graduados (especialistas), assim inibe empresas de fazerem o preço deles e serão obrigados a se enquadrarem como tal.
Neste caso, uma pessoa que é googueira , não conseguirá trabalho nem de técnico e não passaria a perna para quem tem um diploma de técnico (empresa seria multada e penalizada). Caso este seja formado ao menos como técnico, ganharia uma faixa salarial mínima / máxima como nível técnico E SÓ! Este, NUNCA PODERIA concorrer a cargos de Analistas de Sistemas, Suporte, pois neste exige no mínimo um curso superior, assim ele seria incentivado a estudar e FAZER UMA FACULDADE CASO ele quisesse GANHAR MAIS para um cargo que almeje.
Separação do joio do trigo!
Para os que fizeram GATO para entrar na área, seriam OBRIGADOS a cursar ao menos um curso técnico E SE FORMAR, para atuarem no nível de acordo com a formação técnica em sua respectiva faixa salarial mínima e máxima do seu nível.
E mais. O fabricante só oferecia o curso a quem APROVADO em testes psicotécnicos VOCACIONAIS. Pois não interessava, ao fabricante, apenas profissionais de momento, que aprendiam algumas poucas coisas. Queriam profissionais que pretendiam carreira. Os fabricantes queriam crescer (como cresceram) e precisavam de profissionais AFINS com eles. Então, o fabricante não aceitava o INDICADO por um DIRETOR. O fabricante precisava manter a MARCA de EFICIENTE. Não iria permitir que um INDICADO que NADA aprenderia, viesse a dizer que o computador era ruim.
Sim, com todo o orgulho, ÉRAMOS SEPARATISTAS. Éramos respeitados. Éramos necessários. Éramos bem pagos. Nunca pediamos regulamentação. Mas, de uma certa forma, sem sabermos como, ÉRAMOS UNIDOS.
E finalizando, Flavio: Você escreve: ..... Não existe risco eminente ..... (eminente com E)
A palavra eminente (com E) se refere a alguém ou alguma coisa superior, excelente, ilustre, de grande importância. A palavra iminente (com I) se refere a alguma coisa que está prestes a acontecer, ou seja, imediatamente, muito proximamente.
Assim, referir-se a um risco eminente (com E) imaginando um risco Imediado, acarreta em vários riscos imediatos, por exemplo:
1. Enorme risco de estourar os tímpanos de quem prima pelo idioma bem escrito. 2. O bom profissional pensa, TAMBÉM, em riscos futuros. O mau, só no agora. 3. Outros ..... , livres de serem considerados, aquí, pelos nossos foristas.
Mas, considerando, APENAS o.seu PENSAR, o erro não é, apenas de idioma, mas também de PROFISSIONALISMO.
(fim)
Contrariando o Flavio, um profissional NÃO QUALIFICADO pode prejudicar sim. E não só economicamente. Prejudica inclusive a imagem de quem investiu TEMPO e DINHEIRO, para se qualificar.
DEVE-SE EVITAR QUE A ÁREA SEJA POLUIDA POR, unicamente, NERDs e oriundos de cursinhos de revistas, foruns, auto-didatas.
ALGUNS podem até vingar. Os demais TENTAM a área, só por DINHEIRO e, estão prontos para deixá-la por também por DINHEIRO.
Então se, com todo o direito, pensam só em DINHEIRO, não entrem na área. Comecem logo a ganhar DINHEIRO.
Existem comerciantes, com várias filiais (e várias viagens ao exterior) que sequer imaginam a existência do BIT: Parabéns a eles, não perderam tempo.
Já uma BOA faculdade e com aulas PRESENCIAIS, contempla muito mais.
Sou a favor até a PÓS-GRADUAÇÃO em Análise de Sistemas, Linguagens e Lógica de Programação (esta, imprescíndivel). Assim inclui-se as áreas afins. Mas afins: Engenharia, Matematica, Economia, Administração, e algumas mais. E o graduado complementa com o PÓS-GRADUAÇÃO.
Anteriormente às faculdades de tecnologia e análise de sistemas, APRENDIA-SE análise e programação no fabricante de computadores e de softwares. E cursava-se áreas afins.
As empresas exigiam o DIPLOMA obtido em aulas presenciais, em faculdades de primeira linha, em cursos de no mínimo de 4 anos.
E sempre deu certo: A área não era poluída. Já tínhamos muitas grandes empresas, quase inteiras, informatizadas.
(continua acima)
Essa sua desculpa para não enfrentar uma sala de aula é completamente medilcre como tambem seu nivel intelectual, nos que fazemos faculdade na area de TI temos o direito sim de nos separarmos de pessoas como voce que não tem a capacidade de enfrentar 5.000 horas de estudo numa faculdade, voce ja viu alguem exercer medicina ou direito sem faculdade? Depois que criaram o google todos acham que são peritos em TI. Mais isso é perdoado sabendo o seu nivel de instrução e das demais pessoas iguais a voce. Vai estudar amigo!
A profissão de TI necessita ser profissionalizada, nada de sobrinho de dono de empresa trabalhar com TI sem ter a qualificação em papel, tomando espaço de quem estudou e se dedicou ao curso.
Facais o justo, profissionalização e categorização de nível e faixa mínima salarial para técnico e tecnólogo / baixarelado, se não obter o diploma de ao menos de técnico, não poderá atuar na área de TI em nenhum setor, e caso tiver técnico, deve ser aceito a um cargo máximo permitido, não ultrapassando a faixa salarial dentro das limitações. Se o profissional achar pouco, que estude e tenha o diploma, com isso ele poderá atuar em outras área correlatas em TI com a faixa salarial desejada.
Para áreas de Analista de Suporte / Programador / Analista Programador, etc.... Só com faculdade e com diploma de no mínimo 2 anos e meio e caso encerrado.
https://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=60707PLS
Segue para quem quiser assinar, é apenas minha opinião.
Isso foi um tapa na cara de quem estudou e sequer está no cargo que tanto almejou, assim como não faz sentido uma pessoa formada em Medicina trabalhar como Advogado. Vice-versa.
Tem muita coisa errada e de fato há essa necessidade de regulamentação. Quer trabalhar na área, pois estude 5000 horas em uma sala de aula e que seja na área correlacionada a informática (nem que seja tecnólogo) para merecer. Não adianta tentar furar a fila! De fato, o mercado de hoje está prostituído !
Caso houver este controle o piso mínimo deve ser determinado e com isso acaba de uma vez com essa história de empresas querendo contratar um ortopedista para exercer a função de cirurgião plástico com salário de Operador de Telemarketing.
Tudo ilusão! Um colega meu nem formado é, nem certificação tem ganha muito mais que eu. Regulamentação já! Está na hora de acabar com essas palhaçadas, pois eu, assim como muitas pessoas que se esforçaram e sacrificaram muito seu tempo para obter o tão suado diploma, está na hora de colher o que plantaram.
Fica uma pergunta de reflexão Você deixaria um cirurgião especialista de mão, operar seu olho avariado por um caco de vidro? Fica a pergunta!
Havendo a mentalidade desenvolvimentista, tudo o mais é consequente.
Caso assim não fosse, seria tudo fácil. Os legisladores fariam Leis que liberam o que hoje proibem (nos diversos países sub-desenvolvidos). Então, a população, pois que está legalizado, passaria a desenvolver A TODO O VAPOR, sem os insucessos que ferem os custos.
Então, o que é mais necessário MENTALIDADE ou LEI ?
Voltando ao projeto: É frágil. Um profissional DESIGNER, que tem a sua profissão regularizada, normalmente usa o PHOTOSHOP e o COREL DRAW, softwares que substituiram a prancheta. Um designer NÃO É PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA. E assim, outros. Pois bem, poderá alegar que é ATIVIDADES AFIN.
Desculpando-me se fui ríspido, pois não quiz ofender a nada e nem a ninguém, obrigado por terem lido até aquí.
Para quem lembra, nos primórdios do Windows, houve tentativa de regularização da Lei. O malogro se deu, porque mesmo os parlamentares bem intensionados, entenderam que: SENDO A INTERNET DE ÂMBITO MUNDIAL NÃO SERIA LEGÍTIMO ANALISTAS E PROGRAMADORES SE APOSSAREM DO QUE É PÚBLICO. Não tinham a MÍNIMA CONSCIÊNCIA de que por trás de tudo havia os IMPRESCINDÍVEIS ANALISTAS e PROGRAMADORES, que até semearam a internet.
E muitos (inclusive engenheiros, economistas e matemáticos, e ....), APLAUDIRAM. E foram SINCEROS. Era o que conheciam.
Conscientes de que era para o bem social, argumentavam com estórinhas do estilo Peterpan, Cinderela, Gata Borralheira, e, por aí afora. Mutuamente se elogiavam formando um clubinho que cresceu: Ignorância total..
Hoje essa propaganda ainda continua por toda a mídia, principalmente noveletas que nos apresentam o agreste e o Brasil colonial, POIS, maioria deseja o retôrno ao BRASIL COLONIAL. E em verdade, NUNCA deixou de sê-lo.
Esse é o verdadeiro motivo da NÃO LEGALIZAÇÃO, e, do baixo índice de crescimento da ciência e tecnologia. Não temos tecnologias NOSSAS: Apenas OPERAMOS as já desenvolvidas.
LEGALIZAÇÃO é meramente uma formalidade.
As pesquisas e desenvolvimentos (não só em TI pois esta é mera consequência) seguem a todo o vapor e, não carecem de Leis e Regulamentos para tanto.
Existe uma Lei (não legislada, mas pelo costume) contida neles mesmos. Já faz parte do dia-a-dia, do modo de vida deles. Para eles, ciência e tecnologia não mata, não é pecado, não manda p’ro inferno depois da morte.
Entre nós, subdesenvolvidos vivemos o incentivo ao ARTEZANATO, ECONOMIA DE SUBSISTENCIA, HORTA FAMILIAR, ..... Existe uma Lei (não legislada, mas pelo costume) eternamente insentivada EM NÓS mesmos.
Entre nós só uma minoria pensa em ciência e tecnologia. São veemente criticados e nunca ouvidos. Sem a mínima oportunidade de espressão e defesa.
Pouquíssimos sabem o que é TI. Somente quem é da área e pouquíssimos familiares mais próximos.
A população conhece os termos: Computador, informática, mouse, cpu (a torre), teclado...., e, só. Se dissermos que trabalhamos com computação nos imaginarão tal uma secretária agendando consulta, ou, plugados na internet.
A população conhece o termo Analista de sistemas. Mas pouco imagina sôbre as suas atividades.
Vagas usando o quesito Network pagam de duas a três vezes mais do que a mesma vaga conseguida na raça.
Enquanto em uma precisa ter inglês,espanhol fluentes na outra precisa ter inglês básico pra intermediário e muita força de vontade.
Creio que a regulamentação dificulte essa casa da mãe joana que é TI.
Aposto que existem pessoas especializadas em viver uma vida de farsas, ostentar aquilo que não tem só para se inserir em um meio que não pertence.
E dele extrair contatos pois esse é o grande mercado de TI. (Venda de Informação)
TI é um mercado com mil e uma possibilidades boas,mas que o ser humano sujo já tomou conta faz tempo.
Não ha venda em detrimento da qualidade (Q qualidade? o que há são pessoas recebendo por fora e alguns dirão que isso é o correto,justo).
Resumindo quem ganha são os atravessadores das negociações.
De um lado temos os empresários que só vem dinheiro em sua frente e basicamente a alma e coração deles se move pelo por isso.
Do outro não menos interesseiros temos os oportunistas que chegaram em alguma posição influente e cambiam suas informações em troca de por fora.
Não estou dizendo que o mercado só tem gente assim,mas que ele é ditado por gente desse tipo. E que geração atual ta cada vez mais condicionada a isso. E mais que ta no topo se cerca de todos os lados para não ter seu cargo usurpado por qualquer um.
E para reafirmar isso ainda escutei: Nas empresas nem sempre os melhores profissionais são aqueles que são contratados , muitas vezes é aquele cara que tem um tio,tio avô dentro da empresa .
Isso vindo de uma profissional conceituada do mercado.(Ainda ao contar sua história deixou claro que sua chave do sucesso foi contatos e fazer seu serviço direito).
E hoje é bem por ai mesmo se você faz seu serviço bem ,você tem apenas metade do segredo pro sucesso.
Mas ta na hora desse tópico terminar. Não há interessa da parte das empresas em regulamenta e muito menos do governo.
Pois assim se ganha mais dinheiro,sobre um regime semi escravo. E no ano da copa o Brasil vai virar ...
Pode ver que o profissional de TI dificilmente ocupa cargo de Gerência, então quem ocupa? O sepacol,o falastrão e é assim que se cresce na empresa através de amigos, através de trocas de interesses.
Conheço uns 5 que ganham 40 mil ou mais por mês,todos de 20 e poucos anos recebendo boladas de duas ou 3 empresas por fora.
Por quê?Bom porque sí venderam parar convencer a empresa no qual trabalham a comprar os serviços de outras.
O mercado de TI é um mundo sujo.
Eu já até sugeri o assunto: Para qual área devemos ir?
O que está acontecendo é que muitos profissionais qd ficam na área por um período cai a ficha e vê que tudo passou de ilusão...
Qtos ótimos profissionais q conheci já mudaram de área, qtos já migraram para a área comercial, pós vendas, fez outra faculdade e etc...realmente não dá para contar...
Acho muito duvidoso esta informação q esta faltando profissionais, falta é trouxas extras para aceitar propostas de trabalhos ridiculas, para ganhar uma miseria, trabalhar 24x7 sem ganhar nada, sem incentivo, sem crescimento de trabalho, PJ, Cooperado, FLEX... Isso Talvez falte mesmo....
Outra coisa, quer continuar a área...tenha ingles, frances, espanhol, alemao fluente...e nem precisará de diploma ou certificações. Pois eh vi isto em várias empresas, umas delas em um processo na IBM, o cara sendo contratado sem nenhuma experiencia e para ganhar mais que os trouxas que se mataram para pagar uma faculdade, especializações, certificações...
Outra...quer crescer na empresa....kkk simples...nem estude...apenas faz o Network..chupa o saco mesmo de todos e principalmente de seus chefes...assim teras uma bela posição e salário...
A grande verdade é que muitos com o sonho de ter um sálário alto buscam TI.... Mas na realidade a TI passou a ser faz tempo a área de piões do seculo 21....
Antigamente tínhamos a piãozada nas fabricas, ainda existe mas o que temos mesmo é a piãozada trabalhando nas empresas na área de TI...
Duras jornadas de trabalho e ainda trabalhando como fantasmas,,,,muitas vezes sem uma carteira assinada....
FUIIII e vamos trocar este topico ...já deu....
Tem que aguentar esses caras dizendo que isso é chorar mimimi , se vocês forem da área mesmo são um dos motivos para a não regulamentação dos profissionais, esse é o problema, a arrogância misturada com o egoismo de alguns, assim fica difícil mesmo!
É isso que está mantendo o Brasil uma potência!!
É exatamente isso que eu falo, área desunida, os playboys que papai paga a facu e não tem mais com que se preocupar conseguem mesmo, e os que amam o que fazem mas tem que gastar todo o pouco salário pagando contas?
Abra a sua mente!
Ta ta tá
Esse mimimi de quem está mal, somente deturpa a visão imparcial do mercado.
A profissão exige formação quase que contínua? Sim. É um pré-requisito atualização cíclica.
É para quem gosta.
E, para estes, que gostam e se atualizam, sempre haverão bons salários.
É uma competição, não há como não ser: as melhore$ vagas sempre serão dos melhores profissionais.
E, como alguém já disse, quem quer ganhar mais de R$ 10K CLT, deve desenvolver-se verticalmente, isto é, qualificar-se como gerente de projetos, líder técnico, ou área comercial (pré vendas).
Abraço e sucesso a todos.
Como não tem solução.. Extinga-se então Curso Superior em TI, e assim não se iluda mais ninguém.
Repito: gostaria que houvesse regulamentação, mas para a área de informática acredito que o diploma de curso superior não é garantia de qualidade e conehcimento profissional.E digo isso tendo cursado engenharia e tecnologia em análise de sistemas.
Mas nossa área é diferente. Um curso de informática pode dar uma base para uma pessoa entrar na área , mas o que forma o profissional é o mercado.
Posso falar pelo meu caso: trabalhei 12 anos com uma tecnologia. Durante esse período fui bem remunerado. Depois tive que migrar para Java , já que a demanda de trabalho para a tecnologia anterior diminuiu muito. Agora, eu tenho 13 anos de informática, mas na nova tecnolgia tenho 1 ano de experiência. Quase um estagiário novamente , se não fosse pela colaboração da empresa que trabalho.
É diferente de um médico, de um advogado ou um engenheiro com 13 anos de experiência.A medicina muda tudo de tempos em tempos.
Por isso não dá para regulamentar a profissão simplesmente pelo diploma.Talvez em algumas especialidades como Gerente de Projetos, DBAs e gerente de requisitos. Mas na área de programação com as tecnologias atuais por exemplo, nenhuma faculdade forma para o trabalho. E mesmo que forme será por alguns anos , conforme meu exemplo.
Vamos fundar o CRI --- todo mundo paga uma taxinha, teremos a tão sonhada fiscalização e regulamentação , onde alguns poderão trabalhar como auxiliar de escritório, fiscal, etc. Quem hoje em dia é cozinheiro de formação irá até uma UNITATA da vida, adquirir um diploma e todos ficaremos felizes. O pessoal que é formado em sexologia terá que ser contratado como assistente enquanto programa em python ou c++ Mas, só até conseguirem o tal diploma na UNITATA .
o engenheiro tem um piso salarial.
O profissional de TI não tem.
saudações,
uma empresa de engenharia contrata qualquer um como assistente?
É o que acontece em TI.
saudações,
o fato é que não se pode continuar trabalhando na situação atual onde se pode contratar e se acaba contratando qualquer um.
Qualquer um faz qualquer coisa. Mas, qualquer um não faz um sistema informatizado.
Pq nao podemos usufruir de ma subcategoria do crea como os profissionais de eletrônica e engenharia da computação???
https://www.obaoba.com.br/brasil/magazine/profissao-dj-e-regulamentada
https://www.lacerdaadvocacia.com.br/si/site/1431/p/Sancionada%20lei%20que%20regulamenta%20profiss%C3%A3o%20de%20tradutor%20de%20Libras
https://www.carlosbritto.com/aprovado-projeto-de-lei-que-regulamenta-profissoes-de-reciclador-e-catador-de-papel/
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/01/15/deputado-quer-aprovar-ate-a-copa-do-mundo-projeto-de-lei-que-regulariza-a-prostituicao-no-brasil.htm
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2013/10/11/interna_politica,392990/dilma-sanciona-a-lei-que-regula-a-profissao-de-arbitros-de-futebol.shtml
Um profissional com curso superior completo, nível intermediário de inglês, certificações e etc, não recebe uma proposta para trabalhar por R$ 1.000/mês e ainda por cima tem que ter disponibilidade de horário.
Sou totalmente a favor da regulamentação.
Consejo General de Colegios Profesionales de Ingeniería en Informática – Espanha https://www.ccii.es/
Colegio Profesional de Ingenieros en Informática de Andalucía – Espanha https://www.cpiia.org/
Consejo General de Ingeniería Ténica en Informática – Espanha https://www.conciti.org/
Consejo Profesional Nacional de Ingeniería – Colômbia https://www.copnia.gov.co/
Ordem dos Engenheiros – Portugal https://www.ordemengenheiros.pt/pt/
Consiglio Nazionale degli Ingegneri – Itália https://www.tuttoingegnere.it/web/ITA/
Council of European Professional Informatics Societies – Europa https://www.cepis.org/
Council of Software Engineers – India https://www.cseworld.org/
Colegio de Ingenieros de Venezuela https://www.civ.net.ve/
Computer Society of India https://csi-india.org
Institute of Electrical and Electronics Engineers – Canadá https://ieee.org/
Institute of Computer Engineers of the Philippines – Filipinas https://www.icpep.org.ph/
Ingenieurs et Scientifiques de France – França https://www.cnisf.org/
The Institution of Engineering and Technology – Reino Unido https://www.theiet.org/
Association of Professional Engineers, Scientists and Managers Australia https://www.apesma.com.au/
National Committee on Software Engineering (NCSWE) – Austrália https://www.engineersaustralia.org.au/software-engineering
Institute of IT Professionals – Nova Zelândia https://www.iitp.org.nz/
Chamber of Computer Engineers of Turkey – Turquia https://www.tbmo.org/
Um engenheiro, advogado, médico também precisa estudar a vida inteira, porem o retorno financeiro é relativo, mas na área de TI não.
Pouco importa se você é pós graduado, tem certificações etc, ou seja você passou anos estudando, gastou muito dinheiro em cursos oficiais e não tem retorno financeiro.
Por isso que estamos perdendo como sempre para outros países. Cada dia fico mais indignado com as coisas que acontecem aqui e o que esse políticos só tem discurso, mas na hora da ação, não fazem nada.
Boa sorte a todos...
https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti
O trecho é:
A aplicação: ... o arquiteto assina a planta do imóvel ... o programador assinaria o quê? Código-fonte? Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois?
A aplicação:
o arquiteto assina a planta do imóvel e o programador assinaria o quê? , Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois? .
Sim, o arquiteto assina a planta do imóvel . E ele está habilitado para isso e sua atividade profissional está regulamentada pelo Conselho Federal de Arquiteura e Urbanismo. E assinar a planta de um imóvel é a realização de um projeto pelo arquiteto.
O Analista Programador de Sistemas vai ser o responsável pela assinatura de um Sistema de Informática que foi desenvolido a partir de um Projeto. Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois é uma foto do que ocorre hoje, onde o desenvolvimento de software é feito sem projeto e sem fundamentos das partes do projeto por profissionais não habilitados.
https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti
O trecho é:
A aplicação: um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente o arquiteto assina a planta do imóvel o contador assina os livros fiscais o advogado assina a petição o programador assinaria o quê? Código-fonte? Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois? Teremos fiscais dos Conselhos Regionais de Informática ou do Ministério do Trabalho acompanhando o desenvolvimento de um software? E quem fiscalizará os fiscais? Outros fiscais? Teremos mais custos diretos ou indiretos – via impostos, para pagar o salário e outros custos de todos esses burocratas em potencial? Como fazer cumprir a lei? Ameaçando, coagindo e multando empresas que não a cumpre? Usando a força de armas e cassetetes contra pessoas produtivas que criam empregos e ajudam o crescimento econômico e social de toda a nação? Escolha suas alternativas. Ou todas, elas dependendo do seu grau ditatorial.
A aplicação:
um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente .
Sim, um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente . Um médico pode errar o diagnóstico (por incompetência, por negligência, por exercício ilegal da profissão), fazer a prescrição errada e comprometer a saúde do paciente de maneira fatal. Mas, existem os Conselhos Regionais de Medicina e o Conselho Federal que fiscalizam o exercício ilegal da medicina e aos quais as pessoas podem recorrer em casos de incompetência, de negligência ou de exercício ilegal da profissão do médico.
1. A regulamentação não interessa às Corporações. As Corporações querem subcontratar profissionais através de terceirização (e assim não recolher as contribuições sociais e não investir em atualização tecnológica dos profissionais)
2. A regulamentação não interessa às (pseudo) Consultorias. As (pseudo) Consultorias querem colocar um vaso nas empresas com o seu logotipo numa placa dourada e faturar sem investir em atualização tecnológica própria e dos profissionais e sem suar uma gota. Uma (pseudo) Consultoria média com 50 consultores fatura R$ 2.500,00 por hora sem precisar escrever uma linha de código
3. A regulamentação não interessa às Corporações e às (pseudo) Consultorias. Como 99,9% do que é feito no Brasil as (pseudo) Consultorias enfiam gente nas Corporações corrompendo a área de contratos das empresas. Portanto, as regras atuais do jogo interessam a ambos
4. A regulamentação não interessa às Corporações. As Corporações querem continuar controlando a remuneração dos profissionais através da prática de cartel
5. Os profissionais de informática são despolitizados. Isto é, não conhecem os caminhos políticos para se obter os seus direitos.
Faz o seguinte! Conheço um bom veterinario e um bom farmaceutico que pode fazer cirurgia ortopedica no seu braço!!
Num país onde as profissões de Repentista, DJ, Enólogo, Garimpeiro, Corretor de imóveis, Arquivista e etc, são regulamentadas, por que TI deve continuar com a porteira aberta ?
Está em trâmite no Senado Federal o projeto de Lei 607/2007, que propõe a criação de um Conselho Federal de Informática e Conselhos Regionais espalhados pelo país, além de tornar obrigatório o diploma em uma faculdade de Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou Processamento de Dados. Para os que já atuam na área, será exigido a comprovação de pelo menos 5 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI).
Entendemos que esse projeto de lei é desnecessário, prejudicial à sociedade brasileira e mais um ataque a um direito básico e fundamental de todos, que é o trabalho.
O estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho como já ocorre em muitas outras áreas levará a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, que é justamente a habilitação que ele deveria prover. O diploma, por si só, não garante ao profissional licenciado a capacidade de produzir sistemas de software que reúnam confiabilidade e usabilidade consistentes. Além disso está longe de ser uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software.
Acreditamos que essa nova lei fará o Brasil perder competitividade no setor de informática, especialmente na produção de softwares, caso realmente seja exigido diploma de nível superior dos analistas de sistemas.
Para demonstrar nosso posicionamento, enumeramos 14 motivos contrários à regulamentação e outros 10 contra-argumentos comuns ditos por quem é a favor da nova legislação, além de vídeos que nos ajudam a manter nossa posição. Confira!
https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti
Se liguem que isso nao vai dar em nada, sera que ninguem se toca disso!
Este tipo de visão exagerada é um dos fatores que impedem uma maior politização dos profissionais da área. Tenho amigos médicos, advogados engenheiros, em todas as áreas existem muitas dificuldades, salário baixo e etc.
Eu vejo um pouco de manipulação, pessoas que fracassam em TI, querem convencer a todos que o motivo do seu fracasso é todo a área de informática, como se estas mesmas pessoas pudessem ter sucesso em qualquer outra área de forma simples.
TI é para quem gosta e para quem pode, para estes a regulamentação vai até ajudar, mas não será decisiva.
Ahh da um tempo!! se liguem
Você tem mesmo esta dúvida ou está com ironia?
Mas o que queremos é o que já ha a muito tempo nas outras áreas.
Injusto é todo mundo poder entrar em TI e um cara de TI não poder entrar em mais nenhuma uma área sem antes passar ao menos por um curso técnico.
Jose gomes
Olha muito vago o tipo de empresa que vc quer formar, no final na minha opiniao sera desculpa para ser terceirizadora, como te falei cuidado com a alma, se quer terceirizar pelo menos cltize direitinho!
Vejo exemplos no Brasil e no exterior de pessoas que ganharam muito dinheiro criando soluções novas em TI, abrindo consultorias e etc.
O fato de alguns fracassarem na área não quer dizer que a área não serve, muita gente vem para TI, iludido, pensando em ganhar rios de dinheiro no mole e ai percebem que não é bem assim ...
O que quero dizer é que a profissão de TI é ruim, seja você Engenheiro da Computação, Cientista da Computação, DBA, Administrador de redes etc. É uma profissão cara que não vale a pena o investimento de tempo e dinheiro que se faz nela. Você sobrevive, paga as contas, mas o retorno não é relativo ao investimento.
Infelizmente assim como o Jose Gomes, também estou analisando outra atividade para tocar minha vida que não seja relacionada a computação.
materia interessante sobre nossa querida area: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-funcionamento-do-mercado-de-ti-brasileiro
O mercado cresceu muito, hoje tem o cara que vai em casa passar o cabo da Net, o que instala impressora, o que só ajusta parâmetros de configuração em algum programa, o que busca tudo no google e por ai vai... Este pessoal com baixa qualificação geralmente ganha pouco.
Quem realmente domina alguma tecnologia de ponta, tem uma boa formação e sabe se relacionar bem, escolhe onde quer trabalhar. A regulamentação não vai mudar isto.
Acreditamos que essa nova lei fará o Brasil perder competitividade no setor de informática, especialmente na produção de softwares, caso realmente seja exigido diploma de nível superior dos analistas de sistemas.
Para demonstrar nosso posicionamento, enumeramos 14 motivos contrários à regulamentação e outros 10 contra-argumentos comuns ditos por quem é a favor da nova legislação, além de vídeos que nos ajudam a manter nossa posição. Confira!
https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti
O que falta é vergonha na cara das empresas.
A Telefonica por exemplo passa pra um terceiro a tarefa de instalação de roteador. esse 3eiro . UMA NEC ou CPM BRAXIS. QUARTEIRIZA (VEJA TOTALMENTE FORA DA LEI MAS MESMO ASSIM ACONTECE) esse trabalho final.
Essa empresa quarteirizada , faz uma quinterização.
E ai a gente tem que conviver,
O trabalhador ganhar 30 centavos de km rodado e 40 merréis por chamado atendido. nem entregador de pizza e motoboy ganha isso.
mas tem algum vendido que aceita e por ai estamos.
por muito menos sindicatos bancários param agencias e dão MILHOES de prejuizo aos patroes. a unica maneira de se fazer entender é essa. Pessoas com pouca inteligencia devem ser tratadas com pouca inteligencia.
Vou dar um exemplo:
Recebi uma proposta de uma empresa para instalação e reparos em roteadores Cisco e 3com ( chegou até a divulgar na apinfo) da seguinte forma:
Freelance: R$ 40,00 Km: : R$ 0,30 CENTAVOS POR KM RODADO
Agora eu pergunto quem vai aceitar a trabalhar dessa maneira? 30 centavos mal paga a gasolina que um carrinho 1.0 bebe. pq eu nao vejo essas coisas acontecerem em outras áreas?
Simples, direto e reto:
DESUNIÃO! é cada um por si.
Vai ter algum entregador de pizza se fazendo passar por técnico para pegar essa vaga ai de cima. e vai ficar por isso mesmo.
O buraco é bem mais embaixo, a regulamentação não vai nem riscar a solução, quando muito vai permitir a criação de um Conselho de Registro de TI, com meia dúzia de espertos aproveitando-se das mensalidades pagas pelos demais.
Para estes casos a empresa terceiriza, da mesma forma como terceiriza a limpeza ou a segurança patrimonial.
Quem trabalha com informática, num alto nível de especialização, vai continuar se dando bem, independente de qualquer coisa.
Não acredito que proposta alguma seja aprovada no atual contexto. O hardware se tornou commodity, e o software está por demais intrínseco nos processos das empresas em todo o país. Imagine o congresso aprovar algo que poderia colocar em risco a atuação das empresas em virtude da reestruturação necessária para se adequar a regulamentações. Não sou pessimista, mas em minha experiência profissionai pude constatar que muitas empresas se encontram em situação ilegal, com profissionais cooperados ou CLT-flex, salários extremamente baixos, e outras pérolas do jeitinho brasileiro.
Minha maior constatação de que nada irá mudar é o fato do próprio sindicato da categoria ser corrupto, por fazer acordo com as empresas que adotam o regime CLT-Flex. Essas empresas descontam tarifa mensal dos empregados para pagamento ao sindicato, e a tornam obrigatória, embora seja facultativa a contribuição sindical por lei. Mas fazem isso em acordo com o sindicato para que ele não questione a desobediência à CLT.
agora com relação a direitos trabalhistas Todos sabemos que trabalhar como PJ é ilegal. Clt flex e outros variantes tambem é ilegal. basta denunciar. e quantos estão dispostos a dar a cara pra bater.
Ai teremos muitos profissionais qualificados .
Acho que o governo não procede com a regulamentação desta profissão por receio mesmo. Imagina se acontece uma greve e todos os profissionais da área param? O Brasil para.
Vamos dizer ao mundo qual é realidade da nossa área.
As empresas preferem do jeito que é hoje pois assim elas fazem seus funcionários acumularem 3 ou 4 funções pagando o preço de um.
Tem muita coisa errada Service Desk é muito errado.(Tipo trabalho semi-escravo) aonde a pessoa mal pode ir no bainheiro direito e acumula 3 funções com um salário de Call Center.
Programador(Avançado)/Webdesign(Avançado)/DBA(Avançado)/analista de Teste/poliglota e tudo isso vira uma coisa só Programador.
Um bom Webdesign ganha 5000 ou mais um DBA idem, um analista de teste no mínimo 3500 e o inglês sai de graça pra maioria das empresas.
Mas a culpa não é apenas do governo porque se o empresário quisesse ele poderia deixar de explorar.(Conheço um que paga 3500 para designer mediano e 4500 a 6000 para um bom designer).
Esse cidadão não faliu por isso e a empresa dele vai muito bem.(A produção de seus funcionários é sempre no topo).
Quando se quer ser honesto sí é com lei ou sem lei.(Por isso é muito complicado reclamar dos políticos desse país).
Tem muita Multi pagando na faixa dos 1800 ,exigindo cara formado(com experiência no exterior e fluente em inglês.
Existem muitas áreas em que a pessoa tem um investimento pequeno mas um retorno enorme. Se continuar assim TI vai entrar em uma crise tão grande que vão ter que rever essa situação. A maioria das pessoas não sabem que essa área não é regulamentada e nisso a TV nem toca.
O projeto de lei que esta travado no Senado trata basicamente da regulamentação de Analista de Sistemas, quantos outros cargos diferentes ainda existem em TI ?
1. Vai contra os interesses das Corporações. As Corporações querem sub-contratar mão-de-obra através de (pseudo) Consultorias e/ou através de empresas de Informática da própria Corporação (veja-se o caso Bradesco + CPM)
2. Os profissionais da área são despolitizados. Isto é, eles não se mobilizam para obter o seu direito à regulamentação.
há Projeto de Lei como o do Dep. Silvio Abreu (PDT-MG) - No. 815, de 1995
A situação desse Projeto é Arquivada na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
prezado Leandro,
há projeto de lei para a regulamentação desde 1995:
https://homepages.dcc.ufmg.br/
Sem querer desmerecer, mas DJ, vaqueiro, lutador de vale tudo, detetive particular e por ai vai. Todo mundo já obteve a regulamentação, ou ela já esta próxima. No caso de TI, o processo se arrasta desde 2007.
A regulamentação não vai ser a solução para todos os problemas, mas com certeza vai ajudar a colocar um pouco de ordem na bagunça atual...
Anteriores:
143 - Fórum : O que é mais prioritário para quem esta começando em TI, certificação ou experiência ?
142 - Como criar uma boa networking no mercado de TI ?
141 - Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI ?
140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.
139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?
138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?
137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.
136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.
135 - Estou desempregado, o que fazer ?
134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?
132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015
131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?
130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc
129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex
128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens
127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento
126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade
125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?
124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?
122 - O custo da qualificação versus salários em TI.
121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?
119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?
118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.
117 - Banco de horas, problema ou solução ?
116 - Você já mentiu no seu currículum ?
115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?
114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?
113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?
112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?
111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício
110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas
109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?
108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.
107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?
106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?
105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?
104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI
102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?
101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?
100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?
99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.
98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?
97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?
96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?
95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?
94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?
92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?
91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?
90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?
89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?
88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?
87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.
86 - Como fazer um bom currículo para TI ?
85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?
84 - Nova lei de estágio já em vigor
83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?
82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado
80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?
79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras
77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?
76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?
74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?
73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ
72 - Por que os projetos de TI atrasam ?
71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?
70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?
69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?
68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?
67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano
66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?
65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?
64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?
63 - Pesquisa 2006 completa : comentários
62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher
61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade
60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade
59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?
58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?
57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?
56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício
55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens
54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?
53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?
51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?
50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?
49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?
48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?
47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?
46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?
45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?
44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?
43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?
42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?
41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?
40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ
39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?
38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano
37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?
36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?
35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?
34 - Concursos públicos para profissionais de TI
33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?
32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004
31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?
30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?
29 - Como superar o trauma da demissão ?
28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?
26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?
25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?
24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?
23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?
22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?
21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?
20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?
19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?
18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?
17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?
16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?
15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?
14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?
13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?
12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?
11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?
10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?
9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?
8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?
7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??
6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?
5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?