API - IT Forum

Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

Sugerido por : Vagner


24/08/04, 22:54:39: Marcelo de Miranda Barbosa celo@uselinux.com.br - IP : 200.158.15****
    Uma coisa que eu acho muito importante é customização que pode ser feita com o GNU/Linux. As Empresas sempre buscam tecnologias de ponta, design arrojado e acabam se esquecendo do principal, Segurança, Confiabilidade, Estabilidade, e nem sempre acabam utilizando todos aqueles recursos da tecnologia carissima adquirida.

    Uma vez um certo cidadão fez alguns comentários sobre o GNU/Linux que achei interessante, você compraria um carro sem ver o Motor? Talvez sim, talvez não, mas é algo que deixa aquela pulga atrás da Orelha, e mais tarde você pode ser surpreendido, ou talvez não, depende da sorte em que cada um de nós convivemos a cada dia.

    O mercado de Linux é muito promissor, devido ao fato da estrutura de nosso ambiente de sistema da informação possa ser totalmente aberta, não precisamos depender de fornecedores, nem mesmo daquele empresa especifica que não nos satisfaz mais, ganhamos a cada dia usando GNU/Linux conhecimentos suficientes para sermos donos de nosso próprio nariz e controlarmos melhor as necessidades de TI de nossa empresa, e crescer junto com seu modelo de negócios.

    Esta é minha opnião sobre o GNU/Linux diante de todos estes anos de experiência. Ele nunca me deixou na mão, e sempre pude contar com sua estabilidade e segurança, mesmo não tendo uma empresa milhonária em que podemos comprar todo aquele marketing.


23/08/04, 13:47:15: Hugo Mendes hugo@hgni.saude.gov.br - IP : 200.222.47****
    ..coninuando.... acredito que vai ser mais dificil essa criatura preparar seu almoco, enfim, ate hoje ele so sabe comer. e vai ter preguica de procurar algum caderno de receitas, sei la.. dar seu jeito.

    O que é mais facil pra essa pessoa? continuar pagando sua quentinha, e so comer ?? ou nao pagar mais ,e aprender a fazer o seu proprio? sem gastar muito?

    -Windows x Linux-- COMIDA PRONTA, SO PAGAR x FACA VOCE MESMO .

    90 % dos usuarios sao Zebras, nao no valor semantico da palavra, se ate hoje nao sabem operar um sistema mais simples do que windows,como vao aceitar e operar em linux? visto que para o usuario , Sistema operacional é o que ele esta vendo (interface grafica), e nao o que esta acontecendo "por tras dos panos"

    Saber comer é fundamental, mas saber preparar seu almoco, saber como foi feito,é fundamental...colocar a doze certa de sal,acucar...

    VAMOS APRENDER A FAZER NOSSO ALMOCO. e parar de falar mau de um Sistema operacional maravilhoso como LINUX, sem nunca ter tentado " lavar um arroz!"

    VIVA O LINUX, e para as zebras USEM KURUMIN , que KDE é facil..rs

    abracos


23/08/04, 13:46:32: Hugo Mendes hugo@hgni.saude.gov.br - IP : 200.222.47****
    Quentinha?? ou self service windows ou linux?

    " A insustentavel leveza do ser..."

    1.0 Pegue uma pessoa que desde que nasceu recebe diariamente um prato de comida muito bom, e que de vez enquando o cardapio muda, as vezes pra melhor, as vezes pra pior. logo depois, esse prato é lavado, e a pessoa volta a ficar em inercia.(ps. ele paga essa quentinha por semana)

    2.0 Mude as regras,leve ate essa pessoa todos os ingredientes, deixe tudo abastecido, regado a frutas,saladas,tudo da melhor qualidade, sem agrotoxicos algum,e diga a ela. -agora, vc vai preparar o seu prato, o que quiser fazer esta ai... tem peixe, carne vermelha, frango,siri.. o que vc quiser.

    ....CONTINUANDo.....


23/08/04, 12:44:02: Adilson Bonanovisky arbonan@bol.com.br - IP : 200.196.2****
    Meus caros amigos, o "mercado" está se formando assim como o mercado se formou há alguns anos atrás quando saiamos do MS-DOS e estavamos "aprendendo" uma nova filosfia de trabalho "a lá mouse" que no caso era o Windows.

    Então após algum tempo houve a adaptacao massiva. O mesmo acontece hoje com o Linux... quem viu as primeiras distribuições e vê hoje como o Conectiva Linux 10 com sua interface gráfica maravilhosa + open officce quase 100% compatível com o Windows vai se maravilhar. Isso sem contar com as distribuições Mandrake, SUSE e Kurumin que trazem um ambiente gráfico belo para quem precisa user o ambiente gráfico.

    Quem não precisa pode usar o modo texto. Eu por exemplo uso o modo gráfico porque o que eu preciso é do modo gráfico como por exemplo, gimp, mozilla, bluefish, kate, eclipse, netbeans, jbuilder, openoffice, kylix, xmms, kaffeine, xine etc...

    Não tenho nada contra o Windows... mas gracas a Deus eu nunca mais precisei dele... nunca mais tive tela azul, nunca mais tive virus, nunca mais tive trojans, nunca mais pau em DLLs, nunca mais maquina lenta, nunca mais que esperar 10 minutos para a maquina entrar em operacao.... e mais um monte de coisas realmente boas que somente o Linux pode me dar.

    Valeu galera.

    DICA de leitura: "Configurando e usando o sistema operacional Linux", 3a edição. Editora Futura. São Paulo. O livro custa R$ 139,90 mas está sendo vendi por um valor extremamente interessante R$ 66,00 nas melhores livrarias aqui de São Paulo.


23/08/04, 07:23:46: Eduardo Garrido eduardogarrido@estadao.com.br - IP : 200.207.207****
    Ainda não temos um mercado "Linux" aberto a todos, pois a cultura de utilização não está amplamente difundida. Apenas os que já convivem com Unix e migram para Linux e algumas empresas que querem reter seus custos e ter uma plataforma de altíssima qualidade e disponibilidade, o utilizam. Mas todos podem estar certos que falta pouco tempo para o Pingüim conquistar mais mercados e adeptos. Não que os produtos Microsoft sejam ruins. O Tio Bill teve uma visão extraordinária de mercado na sua época, já que o Unix era uma plataforma caríssima e de operação difícil, onde somente as grandes empresas tinham $$$$$ para mantê-la, e aproveitou-se disso para lançar seu projeto e ser bem sucedido no que é conhecido hoje como Windows e suas variantes de aplicativos para desktops e servidores. Por isso não devemos menosprezar o Windows. Mas sem querem defender nem um nem outro, posso dizer hoje com toda certeza que o Linux está totalmente preparado para assumir ambientes de alta disponibilidade e risco propondo-se bem até de mais para as tarefas que executa. Estável, robusto e funcional é uma ótima saída para servidores. Para desktops ainda está meio cru, pois as suas várias distribuições não seguem um padrão e acredito que os usuários não estão prontos para essa mudança. Tem de ser feita aos poucos.

    Usem Linux e descubra um mundo totalmente novo !!!!!!!!!!!!!!


23/08/04, 02:49:15: Christopher rechter@rizzinet.com.br - IP : 200.232.242****
    Acredito que AINDA não. Mas tenho fé que logo adiante as empresas acreditarão que o linux é realmente superior ao RUIMdows. Sou especialista linux, moro em São Paulo, sou certificado e mesmo assim só trabalho com o SO do Bill. Pouquíssimas são os servidores que gerencios em linux, a maioria os de missão crítica. Por que será ???

21/08/04, 15:22:31: Kalashinikov kalashiniko_v@yahoo.com.br - IP : 200.234.50****
    Acredito que o Linux seja "o Sistema Operacional", porque entre parentêses, ele é um SO que cresce da forma em que nasceu, através da coletividade, sem propagandas. Acredito que agora com a compra da SuSE pela Novell o Linux dê um salto nos desktops, pois o SuSE é a mais amigável distribuição, e a Novell está investindo nele para vender suas ferramentas de Groupware, então o objetivo deles é ter um sistema amigavel. Algumas coisas que seriam interessantes, é que os navegadores deveriam vir com todos os pluguin's e que os webdesigner's deveriam pensar no Linux, pois só fazem páginas padrão Internet Explorer.

    Todos temos liberdade de escolha... porque então temos que comprar um SO padrão para o mundo inteiro?


20/08/04, 15:10:51: Nonato nonatoft@hotmail.com - IP : 200.155.19****
    Sempre gostei do que é "guauche" por isso quero fazer ciencias sociais, sendo Linux "guauche" tenho a clareza que vamos dar-nos muito bem. Precisamos quebrar a grande barreira do Win e transpirtarmos todos e tudo para o Nosso Linux! Deixo aqui meu grito dos excluídos!

19/08/04, 15:47:06: Rodrigo rodrigo@royalmusic.com.br - IP : 200.170.112****
    Acredito que o Linux vem se tornando cada vez mais uma boa opção, não a melhor.

    A melhor opção depende de fatores de negócio, de contexto do problema....

    Enfim, acho que comparaçãoes entre plataformas pagas e não pagas são desnecessárias....ambas tem artefatos que nos ajudam a desenvolver soluções de qualidade.

    Voltando ao foco do fórum : Linux é muito bom mesmo, e vale à pena ser explorado cada vez mais !

    Fui !!!


16/08/04, 12:19:07: Diego Nunes diego@nunex.com.br - IP : 200.204.29****
    O mercado para Linux e SOs Unix-Like é tão competitivo quanto Microsoft. O que define isso é cultura de Software. A grande diferença (e que traz vantagem para o Linux) é que você sabe como os componentes funcionam, dando para o cliente maior confiabiliadade em seus dados tecnicos (uptime, troughput, latencia, gerenica de memoria, etc). Na Microsoft, esses dados não são divulgados, impossibilitanto a voce garantir para o cliente estas condições. Nem vou considerar o fato de Linux ser gratuito, pois tem muita empresa (pequena, média e grande) que usa Microsoft sem pagar.

16/08/04, 11:27:09: Ronaldo ronaldo.luis@brisabrasil.com.br - IP : 200.101.76****
    O LINUX e uma boa para quem esta comecando, e uma otima para quem ja trabalha no mercado, pois quem sabe LINUX ganha mais que um que sabe microsoft. Alem do que quem manja mesmo de LINUX arrebenta qualquer concorrencia com software pago, e o unico beneficiado e o tecnico que fez o trabalho, ficando a empresa quase que refem do profissional.

    E LINUX NA CABECA E DINHEIRO NO BOLSO.......


16/08/04, 10:19:31: Luciano lucianopqd@hotmail.com - IP : 200.199.138****
    Linux é tudo, é solução, credibilidade e estabilidade.

16/08/04, 10:01:57: Valter valter.vieira@linuxmail.org - IP : 201.1.147****
    Vejam a reportagem sobre SOFTWARE LIVRE no jornal o ESTADO de São Paulo, de domingo 16/08 Caderno A pag.16

15/08/04, 23:02:34: Almiro - IP : 201.1.34****
    O barato sai caro, podem ter certeza.

    []s


15/08/04, 22:44:35: Henrique Andrade hlandrade@hotmail.com - IP : 201.0.38****
    Para vosso conhecimento:

    https://info.abril.com.br/corporate/corp03/capa.html

    []´s


14/08/04, 18:00:03: Amarildo Martins de Mattos ammattos@hotmail.com - IP : 201.8.10****
    Trabalho como instrutor Linux e também como Prof. Universitário e atualmente sou coordenador de laboratório e tb estou fazendo doutorado e trabalho prestando consultoria em empresas e qdo chego falando em linux as pessoas se assustam no primeiro momento e qdo mostro a ferramenta e principalmente a relação custo/beneficio que o Linux traz eles ficam assustados... e por isso que atualmente trabalho muito com linux. Fui certificado MCPs em Windows e atualmente estou direcionando e trablhando muito para, a cada dia que passa, poder oferecer para as pessas que estão procurando novas soluções utilizam Linux.... e espero que todos vcs façam o mesmo...

    Um abraço

    Amarildo


14/08/04, 15:26:29: WesLIX weslei_oliveira@yahoo.com - IP : 200.212.****
    Caros colegas de TI, Trabalho com UNIX (AIX) há 7 anos e o Linux surgiu para trazer alegria aos Administradores Unix que queriam tanto ter um S.O. desses em casa para criar scripts. O Linux tá crescendo tanto, que a IBM, Oracle, AutoCad já tem produtos voltados para este Sistema. Trabalhei na Vésper e eles tem uma das maiores Base de Dados em PostGres que roda o RedHat 7.1, e posso dizer que no tempo que estive lá, o Servidor foi reiniciado apenas 2 vezes. Não podemos jamais dizer que a Microsoft acabou e que o Linux vai dominar, acredito que haverá lugar para todos e em termos de Consultoria o LINUX é muito bom, pq não é qualquer um que sabe por a mão. Só quero dizer que quem não conhece Linux, procure conhecer e para quem acha que o usuário final não pode ter um Linux na máquina dele, então instale um Skin em cima do Linux que tem a cara do XP, ai vc engana o usuário e ele pensa que tá usando o RWindows. Abraços à todos e dá-lhe Pinguim.

14/08/04, 11:05:54: Pacolino - IP : 200.153.132****
    Existe mercado pra qquer solução em TI atualmente. Tem gente que trabalha com DOS e usa solução Clipper e está muito satisfeito. O maior problema atualmente é a maior oferta de profissionais do que o mercado consegue absorver. Outro item, que acredito ser pior é que o mercado foi e está sendo invadido por um monte de "bocas-de-porco" que se entitulam consultorias de T.I., e tais empresas estão acabando com um diferencial de quem é do mercado de TI que é conseguir sempre se atualizar. Hj em dia, a maioria dos profissionais - com certa experiencia, curso superior e qualificacao - nao tem sequer um trocado pra fazer um cursinho e se atualizar. Nao sobre nem pra estudar numa Microcamp da vida !!!

13/08/04, 22:24:23: Henrique Andrade - IP : 201.1.43****
    Andre nospam

    É, eu devo fazer estágio mesmo. Mostra de capacidade. Óbvio que não sei tudo. E não saber não é defeito. Defeito é não querer aprender. Pela forma como escreve, não deveria dirigir palavras à minha pessoa. Acho que vc sequer cursou o SOBRAL (SOBRAL = Sobra do Mobral). Veja, tem ensino de graça. Acorde cedo, assista o telecurso, e aprende pelo menos a escrever um pouco melhor, para depois falar de mal de alguém, ok? Se eu tivesse certeza que vc tem capacidade para absorver pelo menos um pouquinho de informação, mandava o produto final de meu trabalho para vc. Mas vc não merece. Fica com seu Linux. Que eu fico com o Windows e o Linux. Abraço.


13/08/04, 08:58:08: Renato Figueiredo rntfigueiredo@hotmail - IP : 200.234.8****
    Estou no 2° ano de Analise de Sistemas, eu não consigo estágio nem em plataforma Windows, quem dira em Linux, mas só sei que estou de saco cheio, as empresas querem que um simples estagiario saiba tudo!! Mas como vou saber tudo se não tenho um oportunidade!! Hoje em dia só boy consegue arrumar um estagio porque tem dinheiro pra fazer varios cursos e tirar certificações...............Deixei aqui o meu desabafo, sei que vocês não tem nada a ver mas mesmo assim valeu!!

11/08/04, 16:24:48: Jota jota@virtualline.com.br - IP : 200.101.23****
    Existe um mercado enorme para profissionais envolvidos com Linux, desde programação Java e C++ até pequenas soluções desenvolvidas em linguagem de script como PHP/Perl. Existe vaga para especialistas, programadores de alto gabarito e até para os *sobrinhos*.

    É inútil ficar esperando uma das plataformas dominar, seja Linux ou Windows. É também fato que o Linux está aumentando consideravelmente sua utilização, mas isso é algo natural que poderia acontecer com qualquer outro sistema.

    Eu acredito que o bom profissional é aquele que se adapta facil e rapidamente ao ambiente. A boa empresa é aquela que aposta em software multiplataforma, não aquela que se prende a uma unica solução.

    Minha filosofia é: aja hoje como se vc tivesse que migrar tudo amanhã...


11/08/04, 15:51:03: Carlos kadu@hotmail.com - IP : 200.190.19****
    Acredito que nunca o Linux substituirá completamente o Windows. Como já disto no fórum, ele apenas irá ocupar o seu lugar como uma boa opção para diversos serviços. Não adianta lutar contra o inevitável. Linux veio para ficar. E Windows nunca deixará de existir.

    []s

    Carlos Eduardo MCP, MCSE, MCDBA, OCP e AIX CP.


11/08/04, 15:49:16: Carlos kadu@hotmail.com - IP : 200.190.19****
    Escuto diversas pessoas reclamando da dificuldade de se trabalhar com Linux. O primeiro ponto a se colocar na cabeça é que não é porque não conhecemos um produto que vamos linchá-lo em praça pública. Para poder analisar as vantagens de um SO e de outro, devemos antes CONHECÊ-LOS. Não é porque algumas pessoas não sabem configurar um serviço para inicializar automaticamente no Linux que ele não presta. Seria o mesmo que reclamar da gramática da língua grega sem nem ao menos saber alguma palavra a respeito. Linux não é Windows, não são utilizados os mesmo comandos, nem as mesmas estruturas. Somente após ACEITAR esta verdade, e aprender como Linux funciona, poderemos opinar a respeito. Não adianta reclamar por reclamar.

    Sobre o mercado, infelizmente a visão sobre Linux é turva. Não é porque o custo do produto é inferior (nem sempre grátis, observe as versões Suse e Red HAT homologadas pela Oracle) que devemos adotá-lo, que ele é melhor. Existem diversas situações onde o Windows se encaixa melhor do que Linux, bem como o contrário. CABE a cada profissional ter competência e discernimento o suficiente para analisar a situação e optar pela melhor solução. Algumas empresas ainda tem medo de Linux, mas é algo que será quebrado com o tempo. Tal desconfiança ocorre pela presença dos fanáticos "xiitas" de ambos os lados, Windows e Linux. É uma briga parecida com israelenses e palestinos, que não entendem que é possível a coexistência de todos harmoniosamente.

    (CONTINUA)


11/08/04, 15:48:01: Kadu kadu@hotmail.com - IP : 200.190.19****
    Caros,

    Hoje atuo como DBA Oracle e SQL Server, e trabalho com bancos de diversos tamanhos em diversos ambientes (AIX, Solaris, Windows, Linux). Já trabalhei muito tempo como administrador de produtos Windows (Windows NT 3.51, 4, 2000), Exchange, IIS, etc), e tenho bom conhecimento de alguns concorrentes nos *NIX (Apache, Sendmail, etc).

    Para banco de dados, especificamente Oracle, o ambiente Linux é muito mais estável e rápido do que Windows. Em testes no mesmo hardware obtive diferenças de até 30% de performance a favor do Linux. É verdade que em algumas distribuições é um tanto complicado instalar o Linux, mas, observando-se as recomendações da Oracle e utilizando-se as versões homologadas (o que não concordo plenamente), é possível instalar Oracle no esquema M$ (next, next, finish).

    (CONTINUA)


11/08/04, 15:35:33: Cláudio Galdino claumax@linuxmail.org - IP : 200.161.206****
    O mercado esta ai para os bons proficionais, Pela falta de experiencia muitas pessoas descartao o Linux logo de cara, mas voce ja pensou se um onibos espacial tendo o Windows como sistema operacional...! Seria + ou - assim: - Hilston, I have a problem! Reinicie o sistema que....Bum!..ja era! E tambem existe a tecnologia Cross-Over que permite o Linux rodar qualquer coisa que rode no Windows, Claro estas bibliotecas tem seu onus, mas mesmo assim sai mais barato que uma licença do Windows. Mas Na realidade Não importa Windows ou Linux, basta voce se manter atualizado e saber qual sistema atende melhor uma empresa ou seu cliente.

11/08/04, 14:32:48: carlos mtrsp@bol.com.br - IP : 200.168.58****
    Realmente o Linux vem despontando, a única empresa brasileira de consultoria que todos comentam que realmente tem cases de sucesso e sabe exatamente onde mexer e implementar é uma tal de HighCosulting.com.br eles estão entre as 200 maiores consultrias do Brasil e é bem dirigida comercialmente e técnicamente, constatem que este ano ela ganhou novamente na revista infoexame destaques neste sentido, quem sabe faz acontecer. a unica empresa com fabrica de software em linux. confiram o site www.highconsulting.com.br


11/08/04, 12:48:45: Michelli michelli@bol.com.br - IP : 200.232.225****
    Olha, na minha opnião, o Linux está fraquinho .... Empresas grandes, querem somente Microsoft. Eu fiz questão de esquecer Linux, pq so me deu dor de cabeça .... Então, VIVA WINDOWS 2003 SERVER !!!!!

11/08/04, 10:49:16: Gustavo Peres gperes@gmail.com - IP : 200.201.16****
    José, isto vai depender muito da sua localidade, em Brasília uma excelente escola que está com um preço razoável é a Abstract (www.abstract.com.br), normalmente para cursos básicos e até intermediários o Sesc e o Senai tem cursos excelentes.

11/08/04, 07:21:13: José rodrijos@bol.com.br - IP : 200.144.****
    É verdade o mercado para profissionais Linux está crescendo a cada dia mais e mais. Eu gostaria que vcs me indicasse uma escola que está oferecendo o curso de Linux e que não seja muito caro... obrigado...

10/08/04, 20:28:36: Ronaldo rnald@ww.com - IP : 200.241.20****
    Bem, basta lerem o cometário de Henrique Andrade para ver o que é uma visão apurada das coisas. Diferente de muitos aqui. Ou se preferir olhem o cometário do Wagner que coloca as coisas de forma muito concreta aqui e mostra que realmente tem gente aqui que é muito ignorante. Não interessa se ele passa fome, ele vai morrer pensando assim. Que dó desses pobres misseráveis. Bem, se referindo ao assunto, acho que o Linux vai conquistar seu espaço e o respeito e a adoção dele por varias instituições, não acredito que ele vá quebrar a MS ou falir com essa ou aquela empresa, vai simplesmente conquistar seu espaço, é isso. Mesmo pq como disse Wagner, na maioria dos casos em que o linux está instalado é p/ somar com o Windows, são poucos que substituem totalmente seu ambiente de trabalho para somente Linux, isso é que é a verdade o resto é BOBAGEM DE BITOLADO!!!!




10/08/04, 16:39:29: Rafael de Souza Moraes rafaelsm1982@uol.com.br - IP : 201.13.16****
    Por favor eu gostaria de saber como eu faço para fazer no asp uma conexão com um banco de dados sql server

    muito obrigado!


10/08/04, 10:39:56: Cicero Neto cicero_dba@uol.com.br - IP : 200.148.11****
    Acredito que não, infelizmente a Micro$oft ainda domina o mercado e as grandes empresas ainda investem furtunas nesta plataforma. Empresas que atuam com LINUX o fazem buscando economia e por sua vez baixos salários, então está feito o circulo vicioso!

10/08/04, 01:24:18: Andre nospam - IP : 200.184.36****
    Evaldo,

    basta pagar pelo oracle ao invez de copiar o piratao... q tem suporte.

    171!

    conheco varios lugares q tem oracle em linux.

    alguns nunca pararam a maquina desde a instalacao a mais de ano. faz isso com MS... quero ver...


10/08/04, 01:21:43: Andre nospam - IP : 200.184.36****
    Henrique Andrade

    par chegar essas conclusoes deve estar fazendo estacio ou piores...


10/08/04, 01:20:34: Andre nosspam - IP : 200.184.36****
    John Roy Pennis

    pagar mais por software de pior qualidade? perg se um banco vai colocar os dados dele em pc? eles usam mainframe pagando uma fortuna...

    nao tem nada a ver o q vc falou


9/08/04, 22:50:15: Evaldo eu@eu.com.br - IP : 200.183.115****
    O Linux é um ótimo sistema operacional, assim como o Windows. Destaco alguns fatos importantes dos dois: - O Windows não trava tanto como dizem (mas muiiito mais que o Linux) - O suporte para Windows é muiiiito mais fácil de achar do que Linux (Tente encontrar alguém que instale o Oracle no Linux). - A evolução do Linux é muito mais rápida do que do Windows. - O grande problema do Linux são alguns bitolados que acham que o Linux precisa apenas de linha de comando e que facilidades gráficas são luxúria. Quem quer ficar dois dias mexendo em linhas de comando para instalar um servidor de e-mail? - A maioria dos produtos para Linux tem uma qualidade muito superior aos do Windows. Não ter um dono fixo, não quer dizer que não tenha qualidade. Já vi empresas pagaram uma boa grana por um produto proprietário e depois de 1 ano abandonarem o projeto pois o software não funcionava como esperado.

9/08/04, 22:16:05: Henrique Andrade hlandrade@hotmail.com - IP : 201.1.4****
    (Continuando) Agora, o que quero que reflitam: se vc escrevesse um software, vc o daria para alguém, de graça, após todo o esforço que fez? Aliás, hoje, pq vc não chega para o seu patrão e diz: "Não precisa me pagar não, estou doando todo o meu esforço para vc.". Digo onde quero chegar: quanto dinheiro a Microsoft não movimenta na economia, quantas pessoas não recebem salários para sustentarem suas famílias, graças a Microsoft (direta ou indiretamente). Partindo lá da fabrica de software da MS, até a entrega do CD na mão do comprador, quantas pessoas não puderam ser beneficiadas, quanto de imposto não foi recolhido para investimento em coisas do povo, enfim: será que ganharíamos ou perderíamos se a MS começasse a distribuir gratuitamente seus produtos? Tenho para mim que perderíamos, mas respeito a opinião de todos. Respondendo à enquete, existe espaço para (poucos profissionais, infelizmente, mas para)todos os Sistemas Operacionais, gerando demanda, e boas oportunidades para profissionais Linux.

9/08/04, 22:14:31: Henrique Andrade hlandrade@hotmail.com - IP : 201.1.4****
    Em recente estudo que fiz para o curso de mestrado, descobri que o mercado do Linux vem crescendo, substituindo, primeiramente a servidores antigos Unix e Novell, e muito poucos servidores Microsoft. Pude concluir ainda que, embora seja possível economizar com licenças, os valores de serviços tornam o Pinguim uma opção bem mais cara, projetando-se 5 anos de utilização. Mais uma coisa ficou clara: o Linux veio para ficar. Basta que se note os valores despendidos em pesquisa e desenvolvimento por gigantes do mercado como HP, IBM e Sun, entre outros, para que o pinguim rode bem em seus equipamentos. Ficou evidente ainda, que em ambiente de missão crítica, a utilização do Linux ainda é bem rara, comparativamente a outros sistemas operacionais - os usuários ainda não se sentem seguros. Em serviços de borda sim, especialmente em pequenas empresas, adota-se o Linux para dar função àquele velho equipamento que estava jogado na sala de staging; e ele trabalha com competência, sejamos sinceros. Cabe à comunidade ainda, ao comparar Microsoft com Linux, no quesito "Suporte do Fabricante", tomar o cuidado de fazê-lo contra Red Hat, Novell, Sun, enfim, fabricantes que, assim como a Microsoft, fornecem toda sorte de serviços de suporte, ou seja, não deixa desamparado quem comprou o produto. O que não se pode fazer é comparar o produto MS licenciado com o Linux que fazemos download da Internet. Daí fica-se sem suporte mesmo.

9/08/04, 21:16:16: John Roy Pennis jroy@mrkarka.com.br - IP : 200.245.23****
    Eu nao acredito q o Linux ira decolar, existem muitas variacoes do produto, tem varios donos, eh aquela velha estoria de cachorro que tem muito dono MORRE DE FOME. Existem poucos espcialistas se compararmos c/ a plataforma Windows, isso eh um grande diferencial, da para ganhar $$$ mais. Eu trabalho numa grande empresa Multinacional, temos 89 servidores de grande porte, apenas dois estao rodando Linux em teste, cada vez q da problema eh um " Deus nos acuda ". Sei q a plataforma parece ser estavel, mais nao temos seguranca em adotar esse SO como efetivo. Jah a platafoma Windows possue uma estrutura muito forte atras, o q torna o produto confiavel e seguro. O suporte eh facil, existem muitas empresas especializadas, treinamento, certificacoes, engenheiros/administradores, mao de obra barata. Talves valha mais apena pagar caro a licenca do que a manutencao, pensem nisso!

9/08/04, 19:30:23: Wagner www@www.com - IP : 200.241.20****
    Continuando, vejo ainda que tem pessoas que ou essas são "loucas" ou se fazem de doidas. Tem pessoas aqui que quando houve algo diferente doque elas gostariam de houvir tomam isso pra si como uma agressão física, uma verdadeira loucura isso. Na minha, como já foi dito aqui, status não é ser admin. em Linux, Unix ou Windows, status é ter dinheiro no bolso, ter um bom trabalho e ser bem pago, e o melhor, por CLT, o que é um verdadeiro luxo hoje me dia na área de TI. Vc´s poderiam para com essa ideologia e procurar apostar algo nas suas carreiras ou então ficar com essa briguinha de criança mimadas, e pior sendo mau remunerado. Não importa se é Linux, ou Windows, ambos tem mercado de trabalho, vc pode ganhar bem tanto trabalhando com um quanto com outro, cabe a vc decidir e uma forma RACIONAL com qual produto vc gostaria de trabalhar, porém eu indicaria que vc conhece os dois, pois assim ampliaria mais seu leque de opções de trabalho.

9/08/04, 19:21:03: Wagner www@www.com - IP : 200.241.20****
    Bem, tenho uma opnião + concreta sobre esse tema, diferente da maioria que tem uma visão mais ideológica da coisa. Acredito(e o mercado prova por A+B), que o Linux está conquistanto seu espaço, porém presto consultoria a varias empresas e vejo que na MAIORIA dos casos o Windows não é sbstituido e sim somado com a plataforma Linux, ou seja ambos rodam no mesmo ambiente efetuando tarefas distintas, é o que acontece no Carrefour e vem acontecendo nas Casas Bahia, sei disso pois presto serviço pra eles. Trabalho na EDS e sei do que estou falando. A microsoft tem bons produtos, e aonde a Microsoft peca o Linux acerta e tem cido isso que vem alavancando o ambiente aberto. Esse negócio de dizer que "ambiente linux não tem custo" é questionavel. Vale resaltar que a Microsoft decidiu que seu produto deveriam ter um preço meio doce meio salgado, já Oracle decidiu que seus produtos seriam muito caros e a Sun Microsystems decidiu que seus produtos seriam muito, muito caros e nem por isso deixam de crescer a venda desses produtos. Eu trabalho com essas plataformas e ainda não vi nenhum cliente trocar um banco Oracle por algum produto "Livre", ainda + e o server que manter o Banco tem 500GB de informação, isso so o banco de dados em.

9/08/04, 18:25:01: Ricardo ricardo@picture.com.br - IP : 200.171.147****
    Pelo que temos visto e implantado em Redes Corporativas, cada vez mais os Responsáveis por TI nas empresas, independente do porte, não só têm parado para ouvir (Graças a "Deus") como também contratado soluções (Graças a nós, não é mesmo?) tanto para Server quanto para Client, baseadas e suportadas por Linux. O grande problema que vejo é que muitas empresas já possuem suas redes totalmente configuradas e para isto investiram em muito, por isso fica difícil para elas, jogarem tudo fora e começar de novo. É só uma questão de tempo.... mesmo porque o Linux como ambiente operacional, é e pode ser uma forma de democratizar, socializar a Informática.

9/08/04, 17:21:38: Andre nospam - IP : 200.151.10****
    Otimo comentario Walter!

    eh nisso ai q o linux se encaixa perfeitamente.

    despesas convertidas em investimentos.

    PERFEITO!

    quero ver alguem fazer parecido com M$.

    []´s


9/08/04, 10:20:44: Valter valter.vieira@linuxmail.org - IP : 201.1.14****
    Gostaria de parabenizar o autor deste tema ( Linux). Como consultor posso relatar aqui minha experiencia com a utilização do Linux tanto em servidores e estações. Em empresas de médio e pequeno porte é totalmente viável a utilização principalmente em estações com Linux, cujo ROI pode chegar até 72%. Posso citar 2 exemplos reais dentre outros que já participei. 1) Empresa comercial com 82 funcionarios, que atua basicamente na vendade produtos descartáveis, resolveu adotar solução LINUX desde o servidor até as estações, para lgalizar os softwares e atualizar sua plataforma de tecnologia, com a plataforma proprietaria gastariam R$51.520,00 e alguns upgrades. RESULTADO; com a economia obtida esta empresa comprou um software de gestão e contratou 8 funcionarios para atuar no telemarketing e expedição. Com isto economizou e gerou empregos. 2) Segundo ex é de uma empresa industrial no interior de SP. que economizou R$690.000,00 e gastou R$134.800,00, só tive problemas com a mudança de cultura na troca do MsOffice com OpenOffice, e KOffice.

    Se não fosse bom (Linux)como ferramenta então porque as Casas Bahia, Carrefour, HSBC e Varig entre outras migraram para Linux. O Governo Federal tem incentivado o uso de software Livre, inclusive o Brasil irá implantar telecentros em Angola utilizando Linux.


9/08/04, 10:19:57: Andre odeio@alexandre.com - IP : 200.151.12****
    Alexandre , vc nao tem a menor ideia do q esta falando. Exchange eh um lixo.

    Se vc tivesse algum conhecimento saberia isso. Vai testar o qmail ou memso o velho sendmail q perto do lixo do exchange eh bem melhor...

    o qmail foi desenvolvido baseado em seguranca, o exc. nao tem nenhuma, e roda numa plataforma altamente instavel.

    "vc moveu o mouse, reinicie..."

    solucao MS eh solucao precaria, coisa de amador, essa coisa de next , next e finish eh q acaba com os salarios. qualquer macaco aperta next next ate instalar um exchange e se diz profissional.

    Odeio gente q veste camisa de MS! Ate parece q recebe comissao...

    fui


9/08/04, 00:54:16: Alexandre @microsoft.com - IP : 201.6.2****
    Eu trabalho em uma consultoria aonde o foco dela é UNIX, AIX. Eu sou um dos analista microsoft dela, e recebo mais que alguns dos profissionais das outras plataformas. Acho que hj em dia existe mercardo para os 2, vc tem que seguir com o que vc gosta de fazer, eu gosto de microsoft e trabalho e tiro certificações em cima dela, se vão me dizer que eu estou gastando dinheiro, o dinheiro é meu. Se vc gosta de linux, trabalhe com linux, hj tem mercardo para os dois. Microsoft tem as suas vantagens e o linux tb. Ou vcs vão me dizer que o linux tem um servidor de e-mail melhor que o Exchange? Que existem um software de gerenciamento melhor do que o SMS?

    []'s


9/08/04, 00:02:52: Anderson anderson_f_rossi@linuxmail.org - IP : 200.183.9****
    Comodidade , a grande maioria não muda p/ linux por comodidade . Grande parte dos usuários não estão afim de aprender novamente os macetes do ambiente gráfico ou dos aplicativos (Como a suite do Starofice)

8/08/04, 18:30:42: Andre nospam - IP : 200.151.36****
    Davi Baldin ate q enfim alguem disse algo inteligente aqui!

    concordo com vc!

    []´s


8/08/04, 18:29:03: Eu nospam - IP : 200.151.36****
    Ricardo Schiezaro , o q vc quer entao eh windows

    newbie


8/08/04, 11:59:54: Ricardo Schiezaro ricardoschiezaro@yahoo.com.br - IP : 201.1.14****
    Infelizmente ainda não existe um mercado fixo em estações, devido ao ambiente grafico ainda não ser tão parecido com a "prisão" de costume que o windows implantou no mundo inteiro. Mas tenho boas expectativas, pois quem instalou o Conectiva 10 verificou que esta com um excelente ambiente Grafico, alem do Kudzu que ja havia sido implantado, hoje qualquer um instala e usa sem problemas seu Linux em um Desktop.

8/08/04, 10:25:35: Ricardo Cardoso de Sá ricardo.sa@terra.com.br - IP : 200.171.135****
    Infelizmente ainda não. Falar que o Linux é bom Sistema Operacional, e pura modéstia. O Linux é um "EXCELENTE" Sistema Operacional. O que falta: As empresas, inclusive as grandes corporações apostarem nesta idéia. É um sistema barato, eficiente, estável e com muitos mais recursos do que a família Microsoft. Eu com certeza afirmo: Os recursos da linha Linux se encaixa muito bem para os serviços Servers, quando aos serviços clientes eu sugiro Windows, por ter uma interface visual muito agradável. A Microsoft investe muito em interface visual.

    Resumindo: As empresas deveriam apostar em Linux para produtos Servers.

    Ricardo


7/08/04, 21:31:42: Julio C hegedus spectroman@yahoo.com - IP : 200.153.194****
    Sim, existe um grande mercado para profissionais Linux.

    O que falta mesmo, são profissionais Linux de qualidade.

    Falta instrução de qualidade a respeito do Linux e de ambientes de Networking.

    Trabalho com Linux desde 95/96 e com Novell Netware desde 90/91 (já não lembro, mas faz muito tempo, quando sentei atraz do primeiro 2.20 e logo após um 3.12).

    E ganho dinheiro suficiente para sobreviver, consertando problemas de estrutura, instalações e má configuração de sistemas mal feitos e mal instalados. É a maior quantidade de trabalho que aparece, mas ainda existe uma outra grande quantidade de empresas optando pelo Linux como base sólida, que faz absolutamente qualquer coisa a custo praticamente ZERO.

    O que falta mesmo, são os profissinais sem medo, bem treinados e com vontade, pois pra mim, uma certificação não expresssa a experiência nem a vontade do profissional.

    Tudo que é mais complicado no Linux é apenas ler a documentação, o mercado é o mesmo contigente crescente de empresas evoluindo para o mundo eletrônico, os profissionais de engenharia de rede, que devem perder o medo de usar o que imprescindivelmente pode bater qualquer outro OS, o Linux.


7/08/04, 12:25:29: Alexandre asaugusto@yahoo.com.br - IP : 200.152.19****
    Em se tratanbdo de números, ainda é difícil pra muitos profissionais trabalharem apenas com Linux. Oque tenho vitso são empresas contratando pessoal de Linux que conheça outro Unix. Os salários tambem estão mais baixos doque os pagos a um administrador de Solaris, ou Aix, por exemplo. Mas acredito que isso tende a mudar! Enfim, mercado tem, mas o dinheiro está curto!

    abraço a todos


6/08/04, 17:40:30: Davi Baldin dbmail@terra.com.br - IP : 200.228.103****
    Vamos mudar a figurinha. Existe uma diferença sutil na gerra Linux X Windows que pode ser resumida na seguinte conclusão: Windows é um produto, Linux é uma ferramenta. Com o Windows vc tira ele da caixa e usa com suas características e defeitos. Já o Linux você molda ele nas necessidades da sua empresa, rede, o que for. É essa a diferença. Se vc precisa de um produto continue com o Windows e os Analistas de N -> N -> F, se vc quiser uma ferramenta, instale Linux, configure e programe ele.

    Boa sorte para todos Davi MCSE - LPI II





6/08/04, 10:31:49: Ricardo Mello - IP : 200.12.231****
    Existem pelo 3 visões diferentes na disputa entre Windows e Linux.

    Uma é das empresas de software, como por exemplo a Microsoft e a ReadHat que querem ganhar dinheiro com seus produtos.

    Outra é das empresas que devem escolher qual a melhor solução, para conseguir mais lucros.

    A terceira finalmente é a que nos interessa como profissionais de informática e que é a pergunta original do forum. O mercado para profissionais Linux é bom ? Não quero saber se o Linux é o melhor ou não, deixem de ter a visão dos donos de grandes empresas e pensem como trabalhadores. Para nós o que é mais interessante ? Creio que a Microsoft, gostando ou não, ainda é o melhor e maior mercado de trabalho e vai continuar sendo por muito tempo. Quem quizer se aventurar em outras paragens pode até se dar bem, mas tenha certeza de que sempre estara trabalhando em um nicho de mercado.


6/08/04, 09:40:18: Oliver oliversk@uol.com.br - IP : 200.162.32****
    Eu concordo em partes com o que o marcelo disse: "Façam uma interface gráfica com a do rWindows e tenham o mercado...blá, blá, blá...". Mas, levando em consideração que o mercado busca estabilidade, confiabilidade e eficiência, pra que eu vou querer uma interface gráfica para administrar um servidor Linux por exemplo??? A interface somente serviria pra "comer" memória, diminuindo o desempenho do meu server. Eu sei que existem casos e casos, mas dizer que a interface gráfica é que ganha o mercado, pra mim é demais.....

5/08/04, 22:45:59: Marcelo marcelo@marcelo - IP : 201.1.****
    Façam uma interface grafica tao amigavel quanto rwindows que terao um bom mercado caso contrario tudo que fica na mao dos CAbeçoes nao da em nada!!

5/08/04, 21:42:39: Wander Menezes wander@sysahead.com.br - IP : 200.141.86****
    Srs,

    Voltamos ao software livre!! Este conceito morreu já alguns anos, a oracle quer rodar em linux ? Simmmm, o S/O e mais barato e que roda em intel, diminue 60% do TCO na implementação de Oracle(economizei DINHEIRO).... a sun por sua vez começa a fazer algo que a 5 anos atrás era inimaginável... rodar solaris em cima de AMD!! E vender seu novo Hardware para rodar em linux... O software é livre sim.. é... mas a manutenção não, a consultoria não... mas o Software é realmente Livre? Já até tiraram o jargão "Free" pq "Free" nem injeção na testa... as coisas mudaram pessoal... A Microsoft não é um monstro... nem a Cisco (90% das redes mundiais rodam em hardware/software cisco).... mas agora todo mundo quer usar cyclades só pq roda em linux?!?!!? creio q não... e ninguem acusa ela de monopolio... As empresas "do software livre" mudaram de postura.... Leia-se RedHat... Postgress e Mysql (as 3 com ações na nasdaq)... pessoal... o que sempre vai ser levado em conta é se a solução foi eficiente, se ela pode ser mantida e documentada, que sua implementação terá atualizações.. se o preço total da solução não será maior do que sua manutenção... e se o risco de se manter a solução será baixo.... emfim .. isto independe de software... as pessoas q fazem estas coisas acontecerem... com planejamento, maturidade e talento.... o resto é balela...


5/08/04, 09:11:45: Marcelo chacalsp@hotmail.com - IP : 200.225.145****
    Respondendo a pergunta acredito que este mercado ainda está um pouco longe, mas vai existir sem sombra de dúvidas mas a longo prazo. Notei que muito falam de plataforma Windows, Linux, UNIX, os BSD´s da vida é lógico que cada um quer defender seu peixe. Observei que um colega mencionou sobre status e dinheiro no bolso, as grandes corporações neste momento optam por S.O. que são "COMERCIALIZADOS" pois precisam de uma "GARANTIA" pois se precisar mover uma ação "JURÍDICA" ela tem onde recorrer, seria algo parecido quando vc compra um carro sem garantia nenhuma vc sai da loja e ferra o motor do carro...eh agora onde recorrer. Mas esta história vai longe e vai haver muita discussão sobre o assunto. Um grande abraço a todos !!!

4/08/04, 19:50:38: Fernando de Souza Lima flima@infolink.com.br - IP : 200.216.7****
    Eu lido com computadores desde os 15 anos (hoje 35), e resumo hoje da seguinte maneira: Linux - Um futuro próximmo, Windows - Será sempre presente, Mac OS - Mais fácil que terminal de banco. Estudo Linux desde RedHat 4.2, e o fato é que o kernel do windows é tão estável quando o linux. O problema está nos demais componentes agregados. Acredito que com a evolucão dos usuários o linux irá ganhar forca, mas o windows estará sempre presente, e eu prefiro assim porque a competicão estimula melhores OS. Minha vida hoje se resume da seguinte maneira. Servidores FTP, HTTP, DHCP, DNS, NEWS, Firewalls em Linux.// Diablo - Lord of Destruction em Windows XP // PDC em W2k //. []'s

4/08/04, 19:13:17: Alexandre Azevedo alezevedo@hotmail.com - IP : 200.152.199****
    Fabio, VocÊ tem toda razão , eu também trabalho com Suporte a Redes (Microsoft e Linux ) tenho o Kurumin instalado em algumas Maquinas e em outras o XP Pro.....posso te dizer que o Linux não Dá problema consigo até um bom Rendimento com ele mais esta de longe do Windows ....o usuário comum não consegue asimilar algumas coisas ...como "acessar o Disquete"...o trabalho de treinamento do usuário é mais complexo...pra nós profissionais de informática (que amamos nosssa profissão) é tudo tão facil...que tudo se torna PRAZER até mesmo configurar uma rede em linux.

    sem mais


4/08/04, 17:49:55: Thiago Correa thiagovms@yahoo.com.br - IP : 200.181.192****
    So qostaria de salientar o nosso amigo Fabio de que existe hoje o kurumim e que é um exelente sistema para usuarios leigos, é claro que não é um windows né mas hoje é o que mais se parece... Alias é um sistema bom e de facil manuseio!

4/08/04, 16:51:40: Cavaleiro emailnãodisponível - IP : 200.148.49****
    Fábio,

    Concordo plenamente com sua opinião; sim o Linux é poderoso em servidores para todos os portes mas para computadores de empresas de pequeno a médio porte e usuários domésticos, o Windows será o dominante nesses, não podemos destacar o Linux ou Windows, tem suas vantagens e desvantagens mas o que vale é mesmo o custo/benefício.

    []´s a todos


4/08/04, 15:17:07: Fábio - IP : 200.196.2****
    Pessoal.

    Desde 99 eu venho ouvindo essa história de Linux. Eu acho que alguns pontos devem ser levados em conta: Eu trabalho há 5 anos na área de Suporte e Redes, sendo assim tenho experiência no trato com usuários. O Linux é sem dúvida um excelente Sistema Operacional, estável, barato, seguro entre todas as qualidades que nós profissionais de informática sabemos, e é aí o ponto que quero chegar para nós tudo no linux é lindo, mas e o usuário leigo ????? Aquele que não sabe nem colocar um disquete no drive ou acessar um programa na unidade C: (a grande maioria), ou seja neste caso é impossível dar um linux na mão dessas pessoas (praticamente analfabetos digitais). Nesse ponto o Windows não tem concorrente, também não acho que o linux vá dominar os computadores caseiros ou estações de usuários leigos, pelo menos por enquanto. Então não devemos achar o que alguns querem pregar que "O Linux é ótimo e o Windows é um lixo", pois isso não funciona. É claro que em servidores e micros de usuários avançados e profissionais o Linux é uma realidade, mas a grande maioria ou seja computadores de empresas ou caseiros para usuários leigos o Windows e a Microsoft ainda vão dominar.


3/08/04, 23:12:19: Nilson nilson@vaisefude.com.br - IP : 200.204.63****
    Depende do tipo de profissional que vc é, se vc tem uma vasta ou pelo menos um bom conhecimento sim caso vc só seja uma pessoa que utilizou algumas vezes e fala que sabe mexer e não sabe nada não

2/08/04, 15:58:01: THIAGO dr.evil@linuxmail.org - IP : 201.1.10****
    bom nao precisa dizer nada. o linux esta deixando sua marca e cada vez mais os operadores na area da informartica esta demostrando mais conhecimento em ambas as areas, sistema livre mais economico e seguro.. feito em plataforma unix.. aconselho a usarem o SLACKWARE 10.0 , um dos novos e atualizados free linux.. agradeco a apinfo por nos dar esse espaço a todos nos que mexemos nessa area. um abraco a todos

2/08/04, 11:08:11: Pedro Drimel Neto petter@apec.unoeste.br - IP : 201.0.9****
    O Linux já é uma realidade, várias e várias empresas já utilizam o Linux como por exemplo com o Oracle, como Firewall, File Server e tudo mais. Se mostra um sistema estável e está agora com uma certificação Universal que seria a LPI. Acredito que sim o Linux é uma vantagem no curriculum e tudo mais mas não adianta entender somente de linux ou então somente de Windows, acredito sim que saber mexer com os BSD's e claro o HP-UX é necessário. Não basta entender do sistema operacional mas sim dos serviços agregados a ele como Mail, File server, firewall, esse tipo de coisa. E não basta o cara querer ser um administrador de rede ou um analista de segurança e não saber configurar um roteador (Cisco - CCNA), nunca ter visto um Windows 2000 funcionando, não saber mexer nele mesmo que o objetivo seja mexer com linux. Linux tem um bom mercado para o profissional mas não basta somente entender de Linux, tem que saber programar, entender de rede e noção de segurança. Entendendo somente do sistema o máximo que pode conseguir é um mini-projeto ou coisa do tipo. Acredito que quem gosta de Linux, sistemas e softwares OpenSources trabalham por prazer além de querer uma remuneração boa.

1/08/04, 23:24:11: Airton Leal airtonleal@terra.com.br - IP : 200.232.221****
    PessoALL,

    Achei um estudo realizado pelo IDC que toca em dois pontos muito importantes que são o custo da mão-de-obra e treinamento, fiquei então pensando que se o custo com treinamento e mão-de-obra Linux são maiores isso talvez faça profissionais mais valorizados, mas do outro lado está o empresário que todos sabemos fica fazendo contas que consideram até os centavos na hora de fazer seu negócio dar lucro e imagino que se ele ler esse estudo vai pensar muito pra adotar ou continuar utilizando uma plataforma Linux e contratar/treinar profissionais para manter essa plataforma. O estudo aponta que os custos com pessoal são 33.5% mais caros com Linux e em treinamento são 32.3% mais caros em comparação ao Windows Server System, sabemos que o maior custo da área de TI de qualquer empresa é com a mão-de-obra, em média o empresário iria sentir no bolso um peso grande.

    Um estudo do custo total de propriedade de infra-estrutura corporativa de trabalho ao longo de cinco anos mostra que as despesas mais baixas com pessoal são responsáveis por grande parte da vantagem de custo de 11% a 22% do Windows. Para cargas de trabalho de servidor de arquivos, especialmente: As despesas com pessoal foram 33.5% menores com Windows. Os custos de treinamento foram 32.3% menores com Windows. Leia o relatório (Arquivo PDF de 560 KB, em inglês) https://download.microsoft.com/download/d/b/8/db8543a5-1e19-42e6-b0e3-d17ae2c2a9d2/IDC20TCO20Paper.pdf


1/08/04, 21:26:55: Fabio A Mazzarino mazza at altern.org - IP : 201.1.17****
    O GNU/Linux, inserido em um contexto bem maior, o da comunidade de software livre, é muito mais que simples opções para o mercado de informática. A nova abordagem dada à propriedade da informação, e aos direitos sobre a mesma, revoluciona não somente o mercado de informática, como também todo o relacionamento da sociedade com tudo o que tem comportamento idêntico ao da informação, como músicas, vídeos e softwares.

    Os efeitos deste movimento podem ser notados na proliferação das redes P2P ao redor do mundo, e a crescente distribuição não autorizada de CDs de música. Apesar das reações legais das gravadoras a proliferação destas redes continua em ritmo cada vez maior.

    Ainda assim, ignorar o impacto do software livre no mercado de informática, é um erro tão grande quanto achar que não haverá mais espaço para soluções não-livres. Existe muito espaço para ambos os tipos de soluções, mas pela conjuntura atual ainda há muito espaço a ser tomado pelo software livre.

    Alguns profissionais têm dificuldades em encontrar uma colocação no mercado provavelmente devido à falta da maturidade do mercado ainda em crescimento. Acrescente-se a isso o fato de grande parte dos profissionais de software livre ter um grande nível técnico e boa formação superior.

    O mercado existe, e se ainda não é grande o suficiente tem muito potencial para crescimento.


1/08/04, 21:21:31: Marcio Mesti marcio.mesti@mestibenito.com.br - IP : 201.1.16****
    Bem,

    Não sou profissional de Windows nem de Linux, trabalho com Oracle e por isso tenho que conhecer todas as plataformas para poder atender todos os meus clientes. Agora a questão levantada é sobre o mercado para profissional Linux e não para ficarmos discutindo quem é o melhor. Acho que há e sempre haverá mecardo para o BOM PROFISSIONAL, independente da plataforma que utilizar. Conheço bom profissionais em Linux como em Windows e sei que eles são bem valorizados pelos clientes que trabalham. Se o profissional for bom, o mercado de linux para ele estará bom. Agora, o dia que colocarem como questão do forum qual o melhor, aí vai depender da necessidade do cliente, não do qual eu acho.





1/08/04, 21:18:05: Alessandra Domingues alessfatec@bol.com.br - IP : 200.226.8****
    Me corrigindo. Eu ainda Não sou uma profissional formada, Estou estudando e caminhando para tal

1/08/04, 21:16:49: Alessandra Domingues alessfatec@bol.com.br - IP : 200.226.8****
    Olá. Eu ainda sou uma profissional formada, mas tenho acompanhado a evolução do Linux, e tenho ido a muitos Fóruns, como por exemplo o maior deles que foi em Junho de 2004 em Porto Alegre - RS. Eu não acho que o pessoa usa linux, pelo menos o pessoal que tenha senso crítico, não saem dizendo por aí, que o windows é ruim, mas sim o seu custo, Pagamos pela licença de um código no qual nem sabemos como funciona e nunca poderemos mexer. Além que para algumas aplicações o Linux foi testado e é mais estável que o windows. Todos tem seus méritos, o Kurumim, o FreeBSD, o Debian, e outras distribuições Linux. E podemos ganhar $ sim com Linux, através de prestações de serviços e Treinamentos.

1/08/04, 17:45:11: Rodrigo rr@rrr.com.br - IP : 200.241.20****
    Eu trabalho numa divisão da Unillever, aqui nos temos cerca de 120 servidores Windows e 210 Servidores Unix, sem falar nos AS/390, o todo poderoso da IBM. Tudo funcionando muito bem, tudo redondinho como manda o figurino. Sabe quando vamos migrar p/ linux? Nunca. Pelo menos por enquanto. O q quero dizer é que o Linux é SIM uma grande plataforma, mas não quer dizer que SOMENTE ELE é uma solução ideal para o seu ambiente. EU não sei porque a pessoas agem com certa ignorância como se elas fossem agredidas fisicamente pelo fato de uma empresa querer utilizar windows em vez do linux. Isso é bobagem gente, corta essa de status. Status é dinheiro no bolso, isso sim. Se para a solução de se problema o Linux é melhor, então perfeito, vc deve usa-lo pois é muito bom, mas dizer que o resto não presta e que o mundo tem q viver em torno do linux, há isso é burrice, me desculpem a palavra mas é a verdade. Eu ganho muito bem trabalhando com windows, alias muito bem mesmo e sou CLT trabalho tanto com o windows do que o Unix HP-UX. E meus ganhos estão acima do mercado atual.

1/08/04, 01:03:15: MAC Amaral - IP : 201.1.11****
    Quando eu trabalhava no Suporte do Terra a M$ era cliente do provedor para Hospedagem de suas paginas, e qual servidor eles tinham contratado??? o servidor UNIX logico, pois não dava pau.... Depois mudaram para servidor Windows .. tipo uns 3 anos depois qeu ja tinham conta de hospedagem UNIX migraram pra M$ Ruindow$... agora se propria M$ não usa sua criação por que nós temos que usar???

31/07/04, 23:33:32: Rodrigo rodrigo_k2001@yahoo.com.br - IP : 200.204.10****
    Linux não é uma promessa, é uma realidade... Está amadurecendo agora como desktop, e está bastante funcional, qualquer um com um pouco de boa vontade para aprender não vai sentir dificuldades em usar o Kurumin, distro brasileira, faz quase tudo num clique como no Windows... Servidor... bem, nem precisa falar muito, o mercado já fala.. Oracle, IBM e outras estão apostando no Linux... Quanto aos BSD, são ótimos também (Adoro o FreeBSD e uso tb) mas a realidade é que a comunidade Linux cresce muito mais rápido que a comunidade BSD, e isso é uma vantagem consideravel na hora de escolher o SO de um servidor, mas ambos são ótimos sistemas operacionais...

31/07/04, 21:28:35: Ricardo - IP : 200.153.13****
    Gostaria de saber se na prática há diferença entre o LINUX e o FreeBSD. Não sou expert no assunto, mas, o que percebo é que não há diferença nenhuma entre eles, nem mesmo na objetividade e no tópico referente ao conceito e manutenção. Acredito que sejam apenas grupos diferentes mantendo projetos com objetivos muito parecidos, muito eficientes e interessantes. O que acredito que realmente seja interessante para nós é que o mercado evolua e que saiamos deste imperialismo MS que nos vende treinamentos e certificações a preço de ouro e que na prática estas certificações - principalmente no Brasil, por os mercados do 1o. mundo sao um pouco melhores - só remetem vantages as consultorias e empresas que continuam nos pagando os mesmos salários e vendendo soluções mais caras pois seus profissionais sao MCSE, MCSE, MSPQP... Seria muito bom me livrar desta "CULTURA IMPERIALISTA" MICROSOFT e poder trabalhar com um pouco mais de dignidade e sem me sentir um ESCRAVO TECNOLÓGICO. Investimos, investimos e investimos em qualificação, porém, o resultado pratico para a maioria nao é tão satisfatória. Salve a geração OPENSOURCE !!! E futuramente SALVEM A MICROSOFT ,pois se as coisas continuarem evoluindo como hoje, esta superpotencia MS vai diminuir. Como um dia já aconteceu com a IBM que também se achava o DEUS DA TECNOLOGIA e hoje entende que estratégia é muito mais importante do que se considerar o melhor do mundo e fechar os olhos pro que acontece nele.

31/07/04, 10:50:12: prates@prates.net prates (NO SPAM) prates.net - IP : 201.9.58****
    O linux não é mais uma promessa, é uma realidade. Existe SIM mercado para linux, não so linux, mais toda a filosofia SOFTWARE LIVRE. O governo esta apoiando muito essa filosofia... por isso, ainda vamos ver muitas mudanças no cenario de TI do brasil. Não gosto de fazer comparações com esse ou aquele sistema operacional, mas é fato que o linux é BOM e FUNCIONA SIM.

31/07/04, 07:16:07: João Rocha goffredo@goffredo.eti.br - IP : 200.141.91****
    Uma vez rolou a notícia de que o site de um grupo anti-Unix estava hospedada em um provedor que usava FreeBSD. Ela estava em um FreeBSD.

31/07/04, 04:30:01: Cavaleiro emailnãodisponível - IP : 200.148.4****
    Estou muito empolgado com o poder que o Linux pode fazer em soluções no custo/benefício para as empresas. Tanto que isso incomoda muito a M$. Incomoda tanto que a M$ criou uma página chamada Get the Facts(https://www.microsoft.com/brasil/getthefacts/). Com informações que pra mim são muitos suspeitos.

    Para o mercado de trabalho não estamos vendo mais aquelas famosas certificações MCSE ou MCSA; o povo correndo atrás para se certificar nesse lixo, gastando $$$ do próprio bolso para fazer esses cursos; já acabou isso! O que vale é o poder que o pingüim pode proporcionar ao nosso conhecimento, resumindo... conhecimento sem limites!!! O que irrita mesmo no mercado de trabalho é a remuneração ridícula e essas consultorias-sugadoras-de-sangue que arrendam em cima de nós profissionais, independentemente de qual seja o profissional voltado para o windows ou para o linux.

    Go Linux!!!!


30/07/04, 14:42:33: Andre nospam - IP : 200.151.58****
    Borba, se a oferta fosse boa profissionais de outros lugares teriam ido.

    faltou INVESTIMENTO E COMPROMETIMENT DELES


30/07/04, 13:43:12: anderson borba anderson_borba@click21.com.br - IP : 200.183.4****
    Existe, mas em outras capitais, o mercado em São Paulo já está saturado..Vejo noticias que em cidades como Recife o governo deixou de usar Linux por falta de profissionais.

30/07/04, 12:38:48: RODRIGO NORDI NORDI.RODRIGO@IG.COM.BR - IP : 200.161.20****
    Bem... Como toda a tecnologia ela deve ser agregada a soluções e isso que devemos fazer como profissionais de tecnologia, esperar que a solução nos traga emprego ou estabilidade profissional é impossivel. Devemos ser visionarios e também realista diante a solução do mercado. Linux, e uma solução e inovadora com um grande potencial de crescimento, mas sempre inovações e criações de novas aplicações agregadas, fica impossivel impressionar o mercado, hoje com tantas soluções de qualidade.

    Temos que ser o melhor e melhorar cada vez mais nosso trabalho.


30/07/04, 11:44:30: Catia Catia.chaves@ig.com.br - IP : 200.207.156****
    Estou vendo que existem algumas pessoas do "mundo IBM" neste forum, gostaria de saber se alguém tem material sobre Easytreave e Vsam para me mandar.....tks

30/07/04, 08:03:23: João Rocha. goffredo@goffredo.eti.br - IP : 200.141.91****
    (Meu comentário, parte 1/3)

    Falam muito de Linux, mas ele não é o único sistema Open Source. Eu só vi uma pessoa comentando sobre outro Unix Open source, o FreeBSD, que aliás, é o meu preferido. Eu o uso em casa como a minah estação de trabalho. Também o uso em todos os lugares onde trabalho.

    Existem outros Unix Open Source que sugiro que consultem.

    O FreeBSD (www.freebsd.org) é muito bom, e eu considero melhor que o Linux, ou, pelo menos, melhor do que muitas das distrubuições de Linux existentes. Ele visa segurança e desempenho, especialmente em plataformas i386. Também está fazendo ports para processadores de 64 bits, como o AMD 64, e já suporta o NX-bit desde o final do ano passado, mas a primeira versão oficial para AMD64 data de Janeiro.

    (Continua...)


30/07/04, 08:02:31: João Rocha. goffredo@goffredo.eti.br - IP : 200.141.91****
    (Meu comentário, parte 2/3)

    O NetBSD (www.netbsd.org) visa portatibilidade. Tem gente que diz que ele deve ser o sistema mais portável do mundo. A piada é que se colocarem um processador numa torradeira, pouco depois eles fazem uma versão para esta torradeira. Eles devem lançar em breve uma versão para AMD 64 com suporte para o NX-bit. Se não me engano, ele originou de uma divisão entre o pessoal que portou pela primeira vez um BSD Unix para a plataforma i386. A outra parte do grupo criou o FreeBSD.

    O OpenBSD (www.openbsd.org) visa a segurança. Eles são tão paranóicos que receberam o apelido de ParanoidBSD. É considerado um dos sistemas mais seguros domundo, se não o mais seguro. Em mais de 8 anos eles só tiveram um remote exploit encontrado na instalação básica. Também visam portatibilidade, mas a segurança vem antes. São tão paranóicos que o swap é criptografado. Eles lançaram oficialmente uma versão para o AMD64, com suporte ao NX-bit, em 1 de Maio, mas já a tinham ponta a algum tempo. E le foi criado por um ex-membro do NetBSD que era paranóico com segurança, já no meado da década de 90. O esforço para criar a distribuição Linux do governo se parece em vários aspectos com o projeto OpenBSD.

    (Continua...)


30/07/04, 08:01:17: João Rocha. goffredo@goffredo.eti.br - IP : 200.141.91****
    (Meu comentário, parte 3/3)

    O Dragon Fly BSD (www.dragonflybsd.org) surgiu do FreeBSD. Um membro do FreeBSD achou que a nova versão, a 5.x, estava fazendo muitas mudanças de uma vez, e mudanças muito radicais (só acompanhado o desenvolvimento do FreeBSD para entender bem o que está contecendo, mas em breve deve ficar muito bom, pois a 5.2.1 que uso em casa funciona quase perfeitamente. Eu só tendo problemas com o reconhecimento do floppy), então ele criou o Dragon Fly BSD para ser a continuação do FreeBSD 4.x. O Dragon Fly lançou a sua primeira versão em 12 de Julho.

    Acho que falei muito, mas acho que dei uma boa passada no mundo dos Unix Open Source não-Linux. Sugiro ao pessoal de Linux a dar uma olhadinha nas 4 alternativas que mencionei.

    Só para terminar, oportunidades para os outros Unix Open Source, mesmo eles sendo muito bons, são mais difíceis que para o Linux (eu estou procurando). Mas nada impede de ser contratado para dar suporte Linux, e depois trocar tudo, aos poucos, para um destes outros Unix acima mencionados. Eu já fiz isto.

    Abraços a todos, João Rocha.

    (Fim.)


30/07/04, 07:59:33: João Rocha. goffredo@goffredo.eti.br - IP : 200.141.91****
    (Meu comentário, parte 1/3)

    Falam muito de Linux, mas ele não é o único sistema Open Source. Eu só vi uma pessoa comentando sobre outro Unix Open source, o FreeBSD, que aliás, é o meu preferido. Eu o uso em casa como a minah estação de trabalho. Também o uso em todos os lugares onde trablho.

    Existem outros Unix Open Source que sugiro que consultem.

    O FreeBSD (www.freebsd.org) é muito bom, e eu considero melhor que o Linux, ou, pelo menos, melhor do que muitas das distrubuições de Linux existentes. Ele visa segurança e desempenho, especialmente em plataformas i386. Também está fazendo ports para processadores de 64 bits, como o AMD 64, e já suporta o NX-bit desde o final do ano passado, mas a primeira versão oficial para AMD64 data de Janeiro.

    (Continua...)


30/07/04, 01:02:27: eumesmo sem_spam@por.favor - IP : 200.148.5****
    Já viu como a IBM encara o Linux como algo sério ? acredito que ela irá superar a M$.

    Sou analista de sistemas do mundo M$ com nivel senior e percebo que estou perdendo mercado para o Java, o Websphere, o PHP, o DB2 e o interbase. Não vou migrar pro .net, pq estão pagando uma merreca pelo profissional e faltam oportunidades. Essas ferramentas rodam melhor em Linux e é pra lá que eu vou.

    Adeus MS! abra o olho! pq seus dicípulos estão passando fome.


29/07/04, 22:59:39: Wilson tisora_taiuva@hotmail.com - IP : 200.206.250****
    Sou estudante da FATEC, estou em Sãp Paulo a quase um mês e não consigo achar uma oportunidade de estágio na área de Linux, FreeBSD, ou outro Unix, apesar de ter vários cursos nessa área e ter um currículo muito bom pra alguem que quer apenas um estágio. Realmente estou desanimado. Se alguem souber de alguma oportunidade, meu e-mail é tisora_taiuva@hotmail.com . Por favor, se alguem souber se comunique comigo.

29/07/04, 21:51:16: Juliano - IP : 200.168.1****
    Na empresa em que trabalho usamos Linux como servidor de Internet em todas as filiais! Não podemos reclamar, o Linux funciona muito bem!

    Claro que também possuimos um AS/400 com DB2 suportando um sistema desenvolvido em Java onde acessamos o mesmo com Ruindows, que, diga-se de passagem dá "pau" pra caramba!!!


29/07/04, 20:48:04: william - IP : 201.1.62****
    Olha cara, isso eh complicado. Eu gosto muuuuuuito de trabalhar com linux, mas infelizmente as empresas no Brasil nao dao valor a nossa mao de obra. Ainda veem o Linux como um brinquedo e seus profissionais como criancas querendo brincar.

    Uso linux desde 96, trabalho profissionalmente com ele ha 4 anos. Possuo certificacoes LPI Level 1 e Level 2, e ainda assim as empresas nao valorizam. No momento estou trabalhando em uma empresa parceira M$. Quer a parte engracada? Fui contratado pela minha capacidade e nao pelo conhecimento em si...nunca trabalhei com o que me pediram e lah estou eu, fazendo o servico p/ o "concorrente".

    Entao, mesmo o linux pode ser um pouco frustrante. Tudo depende muito das oportunidades...agora, windows eh frustrante de qq jeito...nao ha dinheiro que pague o desgosto de trabalhar com esse lixo...


29/07/04, 20:29:43: Valmir valmirATterra.com.br - IP : 200.204.198****
    Para o amigo Marcelo: <br> Linux seria a saida para meu desanimo com a area de TI?

29/07/04, 19:37:53: Ricardo - IP : 200.153.132****
    Acredito que ainda existe muito pouca base instalada de Linux no país, porém, nao concordo quando dizem que Linux é PROMESSA. Hoje já é realidade em muitos orgaos governamentais. Existe até o Guia Livre do Governo Federal - matéria de briga judicial com a MS - para dar uma força e enconrajar as empresas à migrarem (www.governoeletronico.gov.br). No meu ponto de vista, o Linux deixa a desejar ainda como solução para desktop, principalmente considerando que o nível do usuário de informática aqui no Brasil é baixo se comparado aos países mais desenvolvidos. Ainda falta um pouco da estratégia "user-friendly" de sistemas como Windows e Mac, porém creio que isto se resolverá, pois, quem imaginaria que os Sistemas Operacionais migrariam tão rapidamente do velho MS/PC-DOS para uma interface grafica tão poderosa como as graficas, principalmente o Windows. O que é preciso para que as empresas mudem pro Linux é um pouco mais de confiança na interface com o usuário final - considerando usuário final aquele que nao domina T.I - com ferramentas mais intuitivas e um pouco menos de BUGS entre interface grafica e S.O. Mas acredito muito que a maioria das distribuicoes podem fazer frente para as solucoes MS.

29/07/04, 16:11:35: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.205.200****
    Já ouviram falar da distribuição nacional "KURUMIN" ??

29/07/04, 13:23:18: Andre nospam - IP : 200.151.10****
    Existia um bom mercado, mas brasileiro estraga uma tendencia mundial!

    O linux deveria ser aproveitado em otimas maquinas, pois nao mais se gataria em software, mas nrasileiro quero colocar 386 com linux e reclama q da problema depois.

    Hj em dia conheco empresa q usa pentium 133 com linux como proxy da empresa inteira, mas culpa o linux qd da problema. Nao a droga de hardware velho.

    Fora q ´pra quem trabalhava com UNIX puro tais como Solaris, AIX, HP-UX isso so jogou os precos de salarios e servicos no chao!

    []´s


29/07/04, 13:04:37: Carlos Tavares - IP : 201.18.204****
    Visito o site apinfo a muito tempo, sempre achei muito bom.

    Em 1999 foi feito um forum sobre este mesmo assunto, quem quizer ver e só ir no final da pagina é o numero 4.

    O mais interesante é ver que de 1999 para 2004 pouca coisa mudou. O Linux continua sendo uma boa promessa, mas ainda não decolou.


29/07/04, 12:27:17: eumesmo sem_spam@por.favor - IP : 200.158.99****
    Você tem as licenças do windows que está utilizando para acessar a internet e ler esse comentário? e o seu curriculo foi escrito em uma versão registrada do office? tem licença para a infinidade de ferramentas de desenvolvimento e banco de dados que vc instalou no seu computador?

    Se a resposta é não, tá na ora de tirar o papagaio do ombro e instalar o linux !

    O Brasil está é um dos maiores piratas do mundo e vc faz parte dessa máfia ! Vá para o software livre e durma tranquilo.


29/07/04, 11:22:13: MAC Amaral mac_mandaqui@hotmail.com - IP : 201.1.81****
    Sou um grande entusiasta do Linux, uso em uma das minhas maquinas em casa, sempre sugiro que Clientes adotem como servidor de Arquivos, de Intranet, de firewall, de E-mail... Não por poder cobrar mais caro e sim pela liberdade que o sistema dá, em um deles dava sempre um tipo de erro ao acessar os arquivos .MDB, recompilei a Distribuiçãoe ficou lindão de se ver, funciona mehor que o Window$.... Se o Linux não fosse o Futuro a M$ não estarei processando o responsavel do Governo Federal para migrar os Sistemas proprietarios para Linux por quebra de contrato(que não existe)... os maiores gastos com a plataforma M$ são governamentais, e se nossos governgos estão partindo para o GNU/Linux pode ter certeza que muito em breve teremos muito mais profissionais que conheçam o mundo OpenSource, com uma diferença frente ao mundo proprietario: O Unico Limite do OpenSource é voce mesmo e sua capacidade criativa... Abraços

29/07/04, 09:29:53: Alexsander aantunes@sp.ctis.com.br - IP : 200.99.6****
    Trabalho com .NET, Java e sou certificado em MS (ou M$ como preferirem ;) ) Estou ficando empolgado com o Linux neste momento, devido amadurecimento da plataforma e aparecimento de linguagens de alto nível para desenvolvimento de aplicações totalmente open source (Como o Mono C#). Aliás, que interessante. Não gosto do Java ser plataforma para Linux devido ele não ser open source. Ai aparece uma linguagem baseada nos padrões da Microsoft que é open source. Brincadeiras do destino. Estou adorando esta linguagem e já estou acessando BD DB2 com ela. Mas o mais importante é que a plataforma Linux está tendo o seu lugar no mercado.

29/07/04, 08:20:56: Marcelo - IP : 200.58.220****
    O linux é um bom nicho de mercado. Como exige conhecimentos tecnicos maiores, acaba afastando um pouco os paraquedistas. Ainda dá para ganhar um bom dinheiro, mas acho que as vagas vão continuar sendo poucas.


Anteriores:

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?