API - IT Forum


 

Concursos públicos para profissionais de TI

Sugerido por : Wallace


23/09/04, 20:04:19: Marcelo ducadan@zipmail.com - IP : 200.241.20****
    Bem, pelos comentários de muitos aqui, vejo que as pessoas acham que é muito fácil passar num concurso público, quando na verdade não tem idéia o quanto é dificil e complicado. Sem dizer que ser aprovado não quer dizer que vc vai ser chamado. Outro problema é que os cursos para as provas podem chegar a 3 mil quando se quer estudar além da matéria básica a todos as partes específicas tbm. Tem gente que ficar estudando 2 a 3 anos full-time, isso se quiser passar em um bom concurso. Eu acredito que muitos aqui não tem condições de ficar todo esse tempo só estudando sem trabalhar e ainda sabendo que mesmo passando pode acontecer de não ser chamado ou ainda ser chamado daqui a 2 anos ou mais. Bem, espero que façam a escolha certa pois o investimento em curso e tempo é grande e o prejuizo de voltar atrás é maior ainda. Vc's já se perguntaram se vale mesmo a pena tudo isso?

23/09/04, 19:56:17: Jorge Funcionario.Publico@roubada.com - IP : 200.241.20****
    Bem gente, ser funcionário público deve ter suas vantagens e desvantagens, acredito que com o crescimento da econômia o a oferta no mercado de trabalho vai ser maior, irá gerar mais emprego, demandará maior investimento, treinamento, melhores salários e benefícios. O que acontece é que o mercado privado oferece SIM vantagens muito atrativas que o funcionalismo público não oferece, e nem vai oferecer e isso é fato. Agora o problema é a área de TI que realmente já deu o que tinha que dar. Acabou essa istória de ganhar 10 mil por mês, isso não existe mais. Quer ganhar bem em TI, vá trabalhar fora do Basil. Ser funcionário público é estagnar a carreira e impedir seu crescimento profissional, isso pode ser util para pessoas sem muitas qualidades as quais são exigidas no mercado de trabalho e se tornam diferenciais. Vejam a lista das 150 maiores empresas p/ se trabalhar, e vejam que existe muita coisa ótima por ai, o problema é que parece que todos aqui vivem em outro lugar e não tem atenção a isso.

23/09/04, 19:46:03: Rodrigo rod@hotmail.com - IP : 200.241.20****
    Li todos os comentários postados aqui, e posso dizer que isso aqui parece mais um muro de lamentações, parece que a maioria das pessoas que comentam aqui vivem um inferno astral muito grande. Chega a ser irônico isso. O mercado de trabalho vem melhorando em todos os seguimentos, não trabalho com TI, eu trabalho com Eng. Química. Tenho recebido várias propostas de trabalho, ganho suficientemente bem a nivel de Brasil e posso dizer que conheço pessoas que estavam desempregadas e agora estão sendo novamente reempregadas e tendo acesso a bons sal. e benefícios. Acho que o problema não é o mercado de trabalho, é a área de TI mesmo que não está boa, aliás não estava boa já a um tempão, e agora vem com esse pretesto de que a solução é ser funcionário público. Realmente ser funcionário público é o fim da carreira.

22/09/04, 20:13:56: Josuel josuel.bonfim@uol.com.br - IP : 200.158.8****
    Hoje em dia, concurso público é a única solução. Quem diz o contrário, nunca ficou desempregado, como eu, já estou parado faz 6 meses, e olha que não é por falta de formação e idiomas, falo inglês e espanhol fluentemente e mesmo assim não consigo me recolocar no mercado. Me arrependo amargamente por ter ficado 3 anos dentro de um banco sendo escravo como tercerizado, trabalhar como terceiro “nunca mais”.

21/09/04, 13:29:23: RICARDO Ricardao@ig.com.br - IP : 200.185.7****
    Acho que concurso publico eh uma otima opcao . Mas sera que eles existem mesmo ? Moro em Sao Paulo e vejo poucos concursos para a area de Ti, acho que com esta onda de terceirizacao nao existe mais interesse de se fazer concursos verdadeiros e honestos. Acho tambem que a nossa profissao esta em grande decadencia com toda esta exploracao que esta ocorrendo . Enquanto uns ficam ricos outros tem que se sujeitar a salarios absurdos sem direito a nada e numa verdadeira escravatura moderna em Ti. Espero que um dia o nosso Governo de mais atencao a area e promova uma legalizacao que preserve pelo menos os direitos minimos das pessoas envolvidas.

21/09/04, 02:28:38: André - Tecnico em Informática andreon_line@msn.com - IP : 200.207.184****
    Primeiramente gostaria de frisar que o funcionário público quando efetivo em seu cargo, tem uma estabilidade em seu cargo,ou seja, o mesmo não é mandado embora como nas empresas privadas, contudo acredito que esta estabilidade da um certo comodismo ao profissional que não busca se reciclar e aprimorar seus conhecimentos, mesmo porque isso somente é exigido quando a repartição no qual o mesmo trabalha, passa por um processo de reestruturação de sistema, assim o mesmo automaticamente ganha cursos bancados pelo governo para lidar com a nova estrutura. Acredito que as empresas privadas de TI buscam profissionais bem qualificados para ocuparem cargos destinados a profissionais atualmente qualificados, para ser um destes profissionais bem qualificados o bolso do candidato tem quer estar munido de muito dinheiro para acar com despesas de cursos para atingir o nível de "profissional bem sucedido". Em suma, o governo banca cursos e da estabilidade, porem paga pouco e as empresas privadas pagam em sua maioria bem, porem haja bolso para cursos de qualificações.

20/09/04, 11:28:37: Hugo brandaouchoa@yahoo.com.br - IP : 200.145.20****
    Eu sou formado em computação pela Unesp e atualmente sou pesquisador e pretendo ingressar no doutorado. Entretanto tenho amigos na iniciativa privada e no setor público. O que eu posso dizer é o seguinte: algumas das empresas da iniciativa privada estão exercendo uma espécie de imperialismo. Elas transferem a parte de fabricação de software, por exemplo, de São Paulo para cidades do interior onde existem boas faculdades públicas, ou seja, a mão de obra não perde nada para a que existe em São Paulo, só que o salário que eles pagam é menos da metade do que se paga em São Paulo. Acho isso uma vergonha. Agora, com relação ao setor público, as coisas não são tão terríveis assim. Por exemplo, um amigo meu passou para técnico da receita federal, ganhando por volta de 3.000 reais. Agora ele está estudando para o de perito computacional da receita federal, com salários que estão por volta dos 8.000 reais. E na boa, pela realidade que a gente vive no Brasil, eu toparia ganhar 8.000 durante a minha vida inteira de boa. E eu acho que este cargo não tem nada de estático, muito pelo contrário.

18/09/04, 17:15:28: Ronaldo Leite cercopy@ig.com.br - IP : 200.227.136****
    Participei do ultimo concurso realizado pela PRODESP para o cargo de Técnico em Informática(Redes São Paulo) e logrei classificação 59 sendo que saiu Publicado no DOE apenas os 50 primeiros.Gostaria de saber se tem alguem que participou desse concurso e se já foi chamado para a segunda Fase.Será que tenho chances de ser chamado...Muito Dificíl, não acham???

    Valeu.

    Ronaldo.


18/09/04, 14:49:32: Eduardo apinfo@gadelha.net - IP : 200.193.249****
    Continuam a generalizar. Isso não dá certo... A intenção aqui é mostrar os pontos positivos e negativos do público e privado e não ficar levantando bandeira.

    Vejo muita coisa boa no mundo público quanto no privado. Basta procurar. Existem empresas privadas que "dão" muitos benefícios, claro. Mas a maioria está trabalhando como pessoa jurídica (PJ) para consultorias. Essa é a realidade. Existe também no mundo público como em autarquias, empresas públicas e fundações, a preocupação com a formação e especialização do funcionário.

    Como complemento a esse fórum sugiro a visita ao site https://concursos.correioweb.com.br Entre no fórum deles para trocar idéias com quem já é empregado público.


16/09/04, 19:17:20: Carlos Firmino lanlord@bol.com.br - IP : 200.241.20****
    Continuando:

    Sem dizer que vc leva 2 anos estudando em tempo integral, e os curso estão caros, na época que prestei era muito barato até mesmo as inscrições, agora posso te dizer, vi um curso que cobraca R$3 mil e tinha a duração de full-time por um período X que eu não me lembro, mas era bastante tempo. Não sei se o mercado esta tão ruim assim. Tenho um amigo que se formou na UNESP e trabalha na PROMON a 3 anos, uma grande empresa do setor de tecnologia, ganha em torno de 3 mil e tem todos os benefícios que algumas pessoas postaram aqui. Não sei o que acontece, não sei se é pelo fato de ele ter se formado na UNESP mas a carreira dele tá decolando e esta super feliz com o trabalho.


16/09/04, 19:06:55: Carlos Firmino lanlord@bol.com.br - IP : 200.241.20****
    Bem, eu sou funcionário público, trabalho numa empresa estatal ha 15 anos, e posso dizer uma coisa com TODA A FRANQUEZA, faz mais de 10 anos que os salários não sofrem reajustes, nem o vale-refeição sofreu qualquer alteração durante esses períodos. O serviço é burocratico, e rola ao sabor da política, tem pessoas que tem ligação com políticos e acabam entrando na empresa por nomeação quando este político ganha a eleição. O serviço é totalmente mecânico......, ascensão na carreira, N benefícios, gratificações e promoções..., esquece isso não existe, vc cumpre aquilo que sua função determina que é para aquele cargo que vc prestou e pronto. Vc não tem que levar trabalho p/ casa e tem total estabilidade, isso quer dizer que vc não precisará procurar emprego por resto da vida. Para mim que já estou na casa dos 36 anos é melhor continuar aqui e para quem está perto dessa idade e não vê + a luz do horizonte, então concurso público passa ser a UNICA opção, mas posso dizer uma coisa, pra maioria que ainda está na idade de mercado de trabalho, prestar concurso público é chogar fora toda uma ambição e todo gasto de conhecimento e estudo que vc teve e levou durante anos no lixo, pois aqui no fucionalismo público pouca coisa vai ser aproveitada, se é que vai aproveitar alguma coisa. Pense Bem.

16/09/04, 18:57:16: Mallboro Ao Eduardo - IP : 200.241.20****
    Cara, não fala besteira, emprenho???, só se for para passar no concurso, pq depois tando lá dentro isso não serve de mais nada. Funcionário público tem estabilidade, vc não pode ser mandado embora só pq vc não é pró-ativo, dinâmico etc, por isso é que não faz a menor diferença depois que vc passa, pois mesmo tendo essas qualidades todas, sua carreira está fadada não ir nem p/ frente e nem para traz, isso frusta qualquer profissional dinâmico que gostaria de algum dia exercer uma função de comando. E mesmo que por um milagre isso aconteça, o seu salário vai ser o mesmo.

16/09/04, 18:51:05: Mallboro www@uol.com.br - IP : 200.241.20****
    Como eu pudi verificar aqui, tem gente que dá mais importância ao salário sem observar os BENEFÍCIOS, o pessoal aqui só pensa em começar a carreira ganhando acima de 3 mil. Se vc's pensam isso, estão todos FERRADOS!!!, salvo raras excessões isso não acontece. Teve gente aqui que disse de salário de R$2800 para inico é miséria. Essa pessoa com certeza se enquadra na quela que Santiago disse, só o dinheiro importa e não dá a mínima importância aos benefícios. Trabalhei na Getronics onde o sálario no começo da carreira era baixo, mas conforme vc subia de cargo ou acumulava funções o salário subia, sem dizer que os benefícios eram muito atrativos, pagavam 70% da faculdade, pagavam o curso de inglês que eu quisesse, reembolso do gastos com alimentação, assistência médica,etc,etc,etc. Fora os treinamentos, eu mesmo tirei o MCP na época totalmente pago pela empresa o curso e as provas. Bem, seria mesmo uma boa que todos vc's entrasem no serviço público e ficassem lá o resto de suas vidas fazendo a mesma coisa até a aposentadoria, assim o mercado ficaria mais vago e melhoraria mais esse quadro.

16/09/04, 18:08:03: Eugenio Eugberg@aol.com - IP : 200.217.238****
    Já foi a época em que podíamos trabalhar numa empresa privada sem grandes preocupações. Hoje em dia, concurso público é a única solução. Quem diz o contrário, nunca ficou desempregado, tendo que pagar contas sustentar casa,e aturar insatisfação e mau humor de esposa ou namorada(isso sempre acontece, mesmo que elas disfarcem). Ainda tem aqueles "inteligentes" que dizem: "também, não se atualiza, né?..." Se atualizar como se cada emprego que vc procura pede um domínio diferente de sistema??! Não temos como sair da faculdade sabendo tudo. Isso não existe. Sem falar nas certificações que são caríssimas... E não podemos esquecer da idade. Na área de TI, quem tem mais de 35 anos ESTÀ FORA DO MERCADO. Isso é fato. O problema é que ainda tem gente que se nega a assumir isso. Acaba tendo que viver se subemprego, e bicos.... Emprego publico tá longe de ser o ideal. Mas garante a estabilidade, coisa que nenhuma empresa privada pode garantir. O mundo dá voltas. Quem está por cima hoje, ganhando altos salários, e com aquela sensação de falsa estabilidade, pode se arrepender mais tarde....

16/09/04, 09:01:31: Eduardo apinfo@gadelha.net - IP : 200.193.24****
    Malboro,

    "agora se vc é uma pessoa acomodada e não tem pespectiva de melhoria na sua carreira, e quer executar funções mecanicas e sem ascensão na sua carreira com salários achatados e sem pespectivas de crescimento profissional, bem talvez o seu negócio é ser funcionário público mesmo. "

    Se a pessoa for acomodada não conseguira passar em um bom cargo, em concursos do CESPE ou ESAF. Ou seja, o que interessa é empenho do profissional, seja público ou privado. Generalizar é crime! :-)

    T+


16/09/04, 02:19:25: Reservado Reservado - IP : 200.234.5****
    Santiago e Cia, Acordem para a vida. Trabalho em uma empresa que faz parte da lista das melhores da Exame há vários anos e posso dizer, com todo o conhecimento, que essa lista é PUBLICIDADE PAGA!!! O importante é dinheiro no bolso e salário de R$ 2.800,00 é miséria comparado com outros tempos!

16/09/04, 02:15:55: Adelson adelfe@pop.com.br - IP : 201.13.158****
    Não sei se o mercado de trabalho está ruim, mas uma coisa é certa está muito exigente, sou recém-formado em ciência da computação, não estou conseguindo uma colocação na área de informática só porque tenho pouca experiência, estou pensando em prestar concursos nem que seja em outros segmentos para ver se consigo entrar mais facilmente na área.

15/09/04, 22:20:03: ADEMIR GREGORIO DE BARROS ademir@ig.com.br - IP : 200.199.223****
    Estou terminando um curso sequencial (02 anos) de redes em computadores, tem 13 anos de experiencia na area. Antes a faculdade dizia que teriamos o CREA, agora nao sabe se vamos ter, porque o CREA-MS indefiriu o pedido de registro. gostaria que se alguem soubesse um estado que possibilite o registro deste profissional que me informasse.

    Um Grande Abraço a todos!!

    Ademir -Campo Grande/MS


15/09/04, 19:18:41: Mallboro www@uol.com.br - IP : 200.241.20****
    Concordo com Santiago, realmente as coisas estão melhorando, eu estou trabalhando agora numa grande empresa mexicana de software, estou ganhando em torno de R$2800, e benefícios que são muito bons, desde bônus, prêmios, participação no lucro da empresa, plano de carreira, poder comprar ações da empresa pela metade do preço, férias extras, respeito profissional e outras coisas. Acho eu Santiago, que o pessoal aqui deveria reavaliar suas carreiras, procurar saber se realmente existe um defeito no profissional que ele é ou na empresa que está contratando. Tem muita consultoria picareta por ai, mas existem empresas sérias comprometidas com o bem estar de seus profissionais. A edição das 150 melhores empresas para se trabalhar que o Santiago indicou deve ser leitura obrigatória p/ todos aqui, agora se vc é uma pessoa acomodada e não tem pespectiva de melhoria na sua carreira, e quer executar funções mecanicas e sem ascensão na sua carreira com salários achatados e sem pespectivas de crescimento profissional, bem talvez o seu negócio é ser funcionário público mesmo.

15/09/04, 19:07:24: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Continuando:

    Só pra vc's terem uma idéia, Pfizer uma empresa farmaceutica encerra seu expediente as 15:00hs da tarde toda sexta-feira, sem os profissionais precisarem repor esse tempo ou fazer horas extras. Tem empresas como a Getronics que pagam 100% do curso de inglês que vc escolher, paga 70% da sua faculdade e conforme seu desempenho os cursos de certificação sai de graça para vc. Sem falar que ela investi constantemente no seus funcionários. Nossa chega a ser deploravél a situação que muitos colocam aqui. Alguma coisa de errado deve estar acontecendo, o mercado está dificil, mas as coisas estão mudando e mudando p/ melhor, talvez o problema tbm seja que todos estão focando principalmente a área de TI, quando deveriam abriar a visão p/ outros seguimentos existentes e tbm de grande ascensão.


15/09/04, 19:00:45: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Não sei como vc's podem dizer que o mercado de trabalho está tão ruim assim. Minha gente, sei que pode estar dificil a situação, mas as reportagens e matérias que saem em revistas especializadas mostra algo mais promissor doque vc's estão colocando aqui. Ou a imprensa esta mentindo ou vc's estão sempre se colocando como probres coitados. ACORDEM! Vc's devem esta procurando emprego no lugar errado, ou então talvez o problema seja o seguinte: Muitos talvez querem começar ganhando um sál. de 3 mil pra cima. Muitas empresas (pelo menos as maiores)começam oferecendo um pouco a baixo disso, mas os benefícios que ela fornece são muito bons, as pessoas só contam os salários quando deveriam dar uma grande atenção aos benefícios. Lêem a revista exame das 150 melhores empresas p/ se trabalhar e vejam o que pode estar ao alcance de vc's. A matéria da VC/SA desse mês fala sobre funcionalismo público e na mesma revista o grande diferencial em comparação com as empresas privadas.

15/09/04, 14:43:27: Salesio Medeiros. Salesio_m@ig.com.br - IP : 200.175.46****
    Quanto ao assunto, achou uma boa voce apresentarem concurso para area de ti,ou outra area de informatica, gostaria de saber outras informações sobre o site. mas não gostaria de incluir aqui. desde ja agradeço a aportunidade de saber algumas vagas na area de produação para enviar curriculum.

15/09/04, 09:25:20: Roger mrogerio@mailcity.com - IP : 200.208.41****
    Hoje em dia, vejo que não adianta ficar investindo em cursos e certificações, tendo ilusões de que se vai conseguir um emprego bom, trabalhar com tecnologia de ponta, ser promovido, ganhar cada vez mais. As coisas parecem que andam na contra-mão disto...salários baixos, alto nível de exigência em processos seletivos, os ambientes de trabalho de alguns lugares se transformaram numa briga de foices. Cada vez menos profissionais terão chances de sucesso.

    Dessa forma, um concurso público é uma boa opção, desde que seja sério, pois passei em um há quase 2 anos e até agora não fui chamado.


15/09/04, 08:20:45: Débora debduncan@ig.com.br - IP : 200.232.7****
    É mas pra quem esta desempregado tudo é válido....

    Ficar desempregado com filhos passando necessidade só quem já ficou é que sabe...

    Melhor apodrecer num órgão público ganhando do que procurar a vida inteira.,... como diz aquele ditado: pinga, pinga mas nao seca....


15/09/04, 07:00:04: Luciana luciana.alsouza@ig.com.br - IP : 200.234.2****
    Concordo contigo Marcelo, a questão é que as pessoas não estão valorizando sua própria mão-de-obra e, dessa forma só tendem a piorar a situção.

14/09/04, 19:30:03: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Continuação II: Falta lembra-los que se vc passou para técnico do banco central, vc pode morrer la dentro sendo técnico do banco central, ou seja se vc passou para um determinado cargo, vc simplismente se aposenta nele, e algumas vezes exerce atividades totalmente mecânicas, pode acontecer de vc conseguir uma promoção, mas isso é MUITO dificil, não acontece com tanta frequência doque no mercado de trabalho. Numa matéria que eu li das melhores empresas para se trabalhar tinha coordenador que nas férias ganhava 2500 reais para poder gastar nas férias. Sabe quando o funcionálismo público vai dar isso? disculpe a franqueza mas acho que nunca.

14/09/04, 19:24:43: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Continuação: O maior problema é que as empresas crescem conforme a economia, se ela vai bem, as empresas contratam, a um aumento de salário e benefícios. Isso numa carreira pública é quase inexistente, pois tem que fazer greve, as vezes até de fome, mas não conseguem aumentar os salários e nem os benefícios. A pouco tempo a policia federal estava em greve por melhores salários, ae eu pergunto: eles conseguiram uma maior remuneração? Resposta: NÃO. O o salário dos metalurgicos do ABC paulista subiu 10% e foram aumentados os benefícios e criado outros novos. Agora me diz quando isso vai ocorrer no funcionalismo público? Tá ai uma resposta difícil. Se vc se considera um bom profissional capacitado e competente, espero que vc tome a decisão certa, pois a pior coisa é saber que vc poderia despontar na sua carreira, mas dificilmente vc não vai longe pq o próprio funcionalismo público não permite.




14/09/04, 19:15:30: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Os salários na área públicas são achatados, no começo parece atraentes, mas os reajustes de salário demoram anos a fio para acontecer, quando acontece. Tem empresas privadas que dão clubes, viagens, bonus, promoções, ajudam no pagamentos do colégio dos filhos, etc. Algo que dificilmente existe na carreira pública, sem dizer da burocracia das coisas, do complexo tramite de tudo que rola dentro do poder público. As melhores empresas do país para se trabalhar oferecem tudo isso que eu valei, e outras ainda mais. Tem empresa que pagou 23 salários minimos a mais para os seus funcionários no final do ano, desde o faxineiro até o presidente. Sem dizer que seus valores profissionais são muito levados em conta e somam pontos para um possivel aumento do salário ou promoções, já na área pública isso não pesa, imagine vc um profissinal dinâmico,criativo, pro-ativo, com competência, porém não pode ir longe pois o funcionalismo público dificilmente le dara uma promoção. Realmente é pra frustrar todos os profissionais competentes.

14/09/04, 19:05:31: Santiago santiago@junior.com - IP : 200.241.20****
    Muitas pessoas aqui desse fórum não sabem o que podem encontrar pela frente numa "carreira" pública. Tenho certeza que muitos aqui não sabem o que uma grande empresa privada pode oferecer e o que uma instituição pública pode oferecer. Vejamos: Quando vc é funcionário público vc tem sua carreira quase travada, dificilmente vc recebe promoções, os salários são achatados, a criatividade, competência e sua dinâmica não tem o mesmo peso que no mercado de trabalho privado. Por mais que vc se destaque isso não garantirar que vc possa alavancar na carreira pública.Se vc busca desafios, prestigio, reconhecimento profissional e tudo aquilo que uma pessoal tem como ambição na sua profissão, é melhor esquecer os concursos públicos, pois isso não existe quando vc é funcionário público, isso pode frustrar um profissional que procura ascensão na sua carreira.

14/09/04, 16:57:19: Marcelo naointeressa@naointeressa.com - IP : 201.13.4****
    Concurso é mais difícil que achar agulha em palheiro, mesmo que passe o mais difícil é chamarem. A solução não é concurso, e sim as pessoas pararem de se submeter a salarios baixos, só aceitar o que acha que deveria ser, se todos se valorizassem a coisa não estava tão ruim. Ruim para o empregado, pois o patrão está cada dia mais rico, pelo menos os grandes.

14/09/04, 14:56:40: Antonio Polo antonio_polo@mandic.com.br - IP : 200.204.116****
    Consurso publico é coisa pra quem faz advocacia e ramos ligados á mesma, não tem nada a ver com informática. Caso queira entrar na área de informática em uma empresa pública, vai ter que encarar : salários achatados, tecnologia obsoleta, e isto vai diminuir bastante seu grau de empregabilidade caso queira fazer algo diferente no futuro. Se vc quiser ser um Consultor de nivel, ou profissional de informática gabaritado, deve ingressar sim em uma empresa de consultoria em tecnologia da informação.

12/09/04, 18:18:17: Cristiano cristianoquadros@hotmail.com - IP : 200.168.5****
    bom fiz o concurso da PRODAM passei na primeira fase e na segunda fase quando olhei a prova senti que aquela prova fora especificada para pessoas que trabalham dentro da PRODAM a prova falava de LICITAÇÃO PUBLICA, pedia um sistema para controlar a licitação para compras que a PRODAM fazia...incrivel foco no negocio da empresa pra concurso que se diz PUBLICO!!! lamentavel

10/09/04, 11:56:23: Elio Thome eliothome@yahoo.com.br - IP : 200.149.26****
    Prestei o concurso para o PRODERJ en Nov/02, fui muito bem classificado, dentro do numero de vagas para inicio imediato, porem o governo estadual do RJ nao homologou o concurso ate o momento, nem tao pouco da satisfacao alguma aos concursados. Espero melhor sorte na proxima vez que for tentar algum concurso publico.

10/09/04, 07:47:00: Rosana - IP : 200.153.6****
    Eu tenho conhecimento de pessoas que passaram em concurso por pura indicação e também de promoções que não levam em consideração a competência e, sim o puxa-saquismo e o tempo de "empresa"...eu quero acreditar que em Prodesp, Prodam e Cobra estes recursos sejam cada vez menos utilizados, da mesma forma que ocorre em empresas privadas.

8/09/04, 20:01:16: Rogério rogergol@bol.com.br - IP : 200.241.20****
    Passar em concurso público é mais dificil do que conseguir uma recolocação no mercado de TI com bom salário. Deve-se estudar bastante, sem dizer que a concorrênica é muito grande e mesmo que vc passa isso não quer dizer que vc seja chamado. O orgão pode não te chamar ou então chamar daqui 2 anos sendo que ele pode prorrogar por mais 2 anos, ao total 4 anos de espera. Isso se chamar em. Agora esse negócio de que não existe apadrinhamento em concurso público e que concurso é coisa séria..., bem sr. EDUARDO, devo concorda que concurso é coisa séria, porém isso não quer dizer que determinadas pessoas podem conseguir agariar uma boa colocação ou uma promoção dentro do orgão público por influência. Em um concurso Federal (não vou dizer a região nem o orgão, mas é grande), para trabalhar na fronteira do brasil chegaram a oferecer uma vaga ao meu irmão por 60 mil reais. Detalhe, ele não pagou, mas conseguiu passar, porém outra pessoa pagou e esta trabalhando junto com ele.

8/09/04, 19:40:30: Eduardo apinfo@gadelha.net - IP : 200.163.86****
    Olá!

    Conclusão antes do resumo: vale a pena ser servidor público.

    - Ser aprovado não é garantia de ser chamado (nomeado). Isso não quer dizer que um "apadrinhado" tomou posse no seu lugar. - Esqueça esse papo de que concurso público é tudo carta marcada e que só entra por indicação. Concurso é coisa séria. Quem fez e não entrou, infelizmente não estudou o bastante. - Não são necessários anos para passar em concursos disputados, como os de nível nacional. Isso é falta de disciplina nos estudos. O tanto que se estuda para se tornar um ótimo profissional de TI é muito maior e mais detalhista do que se deve estudar para ser Delegado da Polícia Federal, por exemplo. - Muitos órgãos são tão avançados nos estudos de tecnologias como grandes empresas privadas. Já foi a época que o governo era defasado. Além disso, existem parcerias com grandes universidades. - As matérias básicas para a maioria dos concursos públicos (nível médio e superior) são: Direito Administrativo e Constitucional, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades e o Regimento Interno do Órgão em questão. - Para saber mais sobre concursos: https://concursos.correioweb.com.br/


8/09/04, 15:19:47: Mauricio mauricio@magalhaesrj.com.br - IP : 200.217.63****
    Eu passei em um concurso para Operador de Computador da Pertobrás que eu fiz em 97. Tirei em 5º(quinto) lugar e não fui chamado. Concurso é a maior furada !!!! A não ser se você tiver algum conhecido para te colocar lá dentro.

8/09/04, 11:14:11: Wagner skyfox@terra.com.br - IP : 200.164.156****
    Concurso público é "caixinha do governo". Depois que o filho de um tal de presidente dde um órgão aí passou pra Segurança e 12 dias depois foi promovido a dentista, nem penso mais em concurso público. Pena que ninguém lembra dessa história...

8/09/04, 10:47:12: Marcio Santana marcio.inf@terra.com.br - IP : 200.207.150****
    Ola, Tenho 24 anos e sou formado em Analise de Sistemas, trabalho na area a 8 anos, já ganhei muito bem com gerente de informática, porem hoje esta dificil....Eu acho que o concurso publico é a melhor opção, porem somente pela estabilidade financeira. Realmente acho que nossa classe não tem união. EU GOSTARIA DE SABER ONDE ME PREPARAR PARA PRESTAR UM CONCURSO, QUAIS LOCAIS DISPONIBILIZAM CURSOS PREPARATORIOS. SE ALGUEM SOUBER ME AVISE POR GENTILEZA.....

7/09/04, 16:38:18: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 200.226.150****
    Concurso Publico é um refúgio por motivo das Empresas de TI que por sua falta de competência não fazem uma reengenharia de reciclagem técnica no profissional que esta procurando vaga em grandes corporações ou esta se sujeitando a consultorias que nem sabem algo mais sobre TI e pior que estas mesma querem tirar o profissional de traineer,junior,pleno ou senior sem terem a noção sobre os instrumentos da área o qual abordam,não obstante que esta fora do seu proprio alcance devido a má gestão sobre negócios a se atingir até com seu proprios clientes, Empresas de faixadas mesmo,boa dica é ter experiência no exterior , para propagar o conhecimento e idioma necessarios a abordar tudo o que vem de fora do Brasil, buscar Certificações Internacionais isso dá vantagem política, quanto ao concurso não deixe de tentar também até as coisas funcionarem de maneira justa parta para a luta em todos os lados.

5/09/04, 03:37:26: Cavaleiro - IP : 200.148.4****
    Realmente, essa indústria concurseira é de se assustar. A demanda exacerbada do povo para os concursos, fazem com que os organizadores criem critérios mais afunilados para os desempates, fora os pré-requisitos que conta pontos na somatória dos pontos, é perca de tempo vc ser aprovado e cair no cadastro de reserva(como já aconteceu comigo há 5 anos atrás na mesma PRODESP), o importante é fazer uma ótima prova e ser aprovado com o máximo de pontos que obtiver.

    Renato,

    Pega esse link aqui e veja se vc foi aprovado no concurso (Já homologado) da prodesp. Boa Sorte pra vc.

    https://www.cetroconsultoria.com.br/Concursos/Prodesp_01_2004/Prodesp_ResPesqFinal.asp


4/09/04, 21:00:55: Luiz R. Teixeira lrteixeira@ig.com.br - IP : 200.146.55****
    Para quem está interessado em prestar concurso público para fugir da exploração das consultorias uma dica: As Consultorias exploram porque há quem se deixe explorar. De fato, nossa categoria por desunião não sabe a força que tem nas mãos e se entregam por qualquer tostão. Negue-se a trabalhar por pouco. Afinal você investiu um longo tempo e dinheiro para sua formação para agora entregar seu serviço por preço de analfabeto. Quando todos começarem a se negar, elas terão que se render. Ou acham que vão buscar profissionais na Índia?

3/09/04, 08:28:38: Renato - IP : 64.12.11****
    Pessoal, Passei em um concurso público da Prodesp,no edital tinha uma vaga,fiquei em 4 lugar,mas eles não chamaram ninguém ainda e já se passou 4 ou 5 meses. Eu ligo lá e eles falam que não tem previsão.Achei meio estranho.





3/09/04, 00:02:24: Rose rfpossetti@onda.com.br - IP : 200.175.4****
    Formei-me em 1989!! Trabalhava desde então, na área. Há um ano atrás, pedi demissão da empresa onde trabalhava (uma consultoria) pq vi que além de "sugarem", não iria muito longe ali. Do penúltimo, ainda estou com ação de execução de pagamento na justiça. Por isso, tomei essa decisão drástica. Desde então, estou investindo tempo e dinheiro (cursos, e caros!!) me preparando para concursos públicos. o único na área de Informática que vale a pena é da PF, Perito. Como dizem, eles cobram tudo e mais um pouco, temos que ser no mínimo um gênio, atleta (há prova física também). Infelizmente, não é só na nossa área. Se vissem nos cursos preparatórios, há todo tipo de profissional: advogados, dentistas, engenheiros, psicologos, médicos, professores de educação física,....e por aí vaí...e faixa etária tb, desde 17 anos (concursos de nível de 2. grau) até 50 e poucos!!! Isso é um dos perfis economia atual do Brasil do governo LULA. Nunca vi crescer tanto essa "indústria concurseira" que é como chamam.

1/09/04, 19:05:02: Beira-MAr rio@janeiro.com - IP : 200.241.20****
    Sobre concurso público, eu dou uma dica, prestem concurso para aqueles cujo os vencimentos são inferiores a R$2.300,00, pois geralmente o número de candidatos é menor pois a maioria presta concurso desses de 3 mil a 5 mil, achando que vai passar, geralmente que tenta essas vagas já esta estudando a 2 ou 3 anos full-time, dificilmente uma pessoa que esta começando agora terá chances. Mesmo pq alem das matérias básicas tem as matérias específicas do orgão que vc vai prestar e esse pode ser "um diferencial". Agora, se a área de TI está ruim, mude pra outra, se por um lado essa área está saturada, por outro existe áreas com falta de profissional, pensem bem nisso minha gente.

1/09/04, 18:57:59: Teco tectoy@bol.com.br - IP : 200.241.20****
    Todos pensam que concurso público é muito bom e tal, mas essas pessoas que dizem isso não sabe a realidade. Pode ser bom pela estabilidade e garantia do salário no final do mês, mas posso garantir, não tem a mesma dinâmica que o mercado de trabalho e não paga os mesmos salário que o mercado e seus benefícios. Os concursos que pagam bem, são MUITO difíceis de passar, sem dizer que isso não garente que vc seja chamado, pois pode levar 2 anos pra convoca-lo e pode acontecer de mais 2 anos prorrogados, ou seja pode chegar até 4 anos p/ começar a trabalhar. Sem dizer que p/ ser aprovado foi tem que estudar muito, tem concurso ae que é tão dificil passar que é mais facil ser aprovado na USP do que passar no concurso.

1/09/04, 11:44:56: Ivan Mazoni ivan_mazoni@hotmail.com - IP : 200.158.140****
    Sou funcionário público há 3 anos, trabalho no suporte aos usuários. Trabalhei em empresa privada, como desenvolvedor de jogos em Java, e fiz iniciação científica em centro de pesquisa, na área de geoprocessamento e desenvolvimento de algoritmos. Trabalhar em qualquer orgão público é bom APENAS por um lado, o salário. Hoje em dia softwarehouse e consultoria paga pouco e exige muito, não compensa o sacrifício. Por outro lado, num orgão público seu nível de conhecimento diminui e muito, tudo é burocrático, o serviço é bobo, os usuários não sabem sequer informática básica. Você se torna um "mouseman" trocador de mouse. Mas, na atual situação, é necessário garantir a feira no fim do mês, e para esse fim ser concursado serve como uma luva.

31/08/04, 19:40:01: Lucia Pedreira a@a.com.br - IP : 200.163.1****
    Sou um profissional de informatica com quase 15 anos de experiencia, inclusive no exterior, de onde nunca devia ter voltado, pois no Brasil nao existe respeito aos profissionais. As consultorias ganham uma fortuna do cliente - de 60 e 80 reais por hora de trabalho - e pagam no maximo 30 para o funcionario ! Tem gente ganhando 14 reais a hora ! Nao estou falando de recem formados ! Estou falando de gente com muitos anos de experiencia ! Em relacao aos concursos publicos, acho que os da area de informatica sao ridiculos ! Sao tantos conhecimentos exigidos que duvido que alguem tenha todos eles e se tiver, com certeza vai esta ganhando uma fortuna em alguma multinacional e nao vai querer fazer concurso publico. Para mim, passar em concurso publico na area de informatica, so mesmo se vc passar uns 2 anos estudando full time, pois vai ter que saber de rede ate programacao orientada a objetos, passando por linux, maiframe, UML, RUP e toda aquela sopa de letrinhas que eles inventam ! Eu estou investindo em concursos publicos, mas nas areas genericas (qualquer nivel superior), pois acredito que seja mais facil passar e desta maneira conseguirei me livrar do stress de viver estudando, me atualizando para ganhar uma merreca das empresas exploradoras que existem por ai !

30/08/04, 11:13:20: Fernando fernandobrmc@yahoo.com.br - IP : 200.150.228****
    Trabalho à 3 anos na Prefeitura como Analista de Sistema. Prestar concurso é uma decisão que deve ser bastante ponderada. Quando se busca estabilidade, o negócio é trabalhar para o governo. O salário não pinga muito, mas pinga. Poucas preocupações, nada de clientes, faça o que foi contratado à fazer, mais nada. Agora há o outro lado: Quando se busca sempre ir além. Pessoas que buscam desafios, que gostam de inovar sempre, que adoram "caçar" soluções para problemas, não prestem concurso. Quem possue este perfil entrará numa depressão profunda. Quem trabalha em consultoria e está acostumado à manter contato com novas tecnologias, não tem nada disso. O mercado sempre está anos e anos à frente do governo. É muito difícil ler e estudar sobre .NET, WebServices, multi-camadas, e quando você olhar pro lado ver um servidor caindo aos pedaços e você programando em Clipper, Delphi 3. Em grandes empresas governamentais, poderes de âmbito estadual ou federal, você encontra desafios, tecnologias novas. Mas pequenas cidades, nada feito. Busquem concurso quando se quer fazer uma faculdade ou querem experiência, do contrário, fujam.




30/08/04, 11:08:38: Manuel Dias manu_dias@hotmail.com - IP : 200.161.220****
    Concursos publicos é uma boa saida aoas profisiionais de informática. Baixos salarios... A culpa e dos proprios profissionais de informática. A classe é desunida, todo mundo resolveu ser desenviolvedor, na maioria dos casos, nao possuem nivel superior em informática. Os medicos possuem classe, etica e se erram vao presos. Informatica nao há lei, e uma bagunça, a molecada sai vendendo sisteminhas obsoletos e quem compra se ferra. Isso tudo ira mudar com o tempo. Deveria existir leis de responsabilidade exigindo dos profissionais de informática a etica.

30/08/04, 11:06:51: Francisco f_carnevale@terra.com.br - IP : 200.232.19****
    Amigos, hoje em dia os Concursos viraram empreendimentos lucrativos, pois movimentam quantias vultuosas e gente do Brasil inteiro participa, seja como quem presta ou como quem trabalha na realização. Estou na área de TI desde 1979 e naquela época a gente contava nos dedos o concursos que eram realizados durante o ano. Nunca me senti atraido a participar de um concurso porque sempre achei que com conhecimento técnico não haveria a necessidade de disputar com outros uma vaga e a sonhada estabilidade no emprego. Engano, pois hoje estou há quase um ano parado, tenho certeza que ainda posso ser util e agregar muito valor à qualquer empresa que me contrate mas percebo que uma alternativa seria o concurso, embora com preços abusivos, uma forma de recolocação no mercado. Infelizmente todo mundo pensa a mesma coisa e por isso acontecem coisas do tipo do concurso do Rio de Janeiro.

30/08/04, 00:39:22: Thiago mellodethiago@pop.com.br - IP : 200.204.136****
    Eu acho que hoje em dia os concursos publicos podem ser uma boa opçao para os profissionais da area de TI, que esta um lixo. Existem dezenas de empresas buscando profissionais competentes com dezenas de certificaçoes, anos de experiencia, oferecendo salarios baixos em modos de contrataçao em que so estas ganham, sendo como PJ ou como Cooperado. Vejo que principalmente a area em que trabalho (Telecomunicaçoes) esta totalmente defasada, onde a prestaçao de serviços eh predominante assim como os baixos salarios. Trabalhei cerca de 8 meses em uma empresa de Telecomunicaçoes, fui contratado como Cooperado, e fui demitido sem justificaçao, e hoje estou na luta para conseguir algo, que eh muito dificil. Estou me empenhando nos estudos para prestar o concurso da ANATEL, onde vejo que seria uma boa oportunidade de ter um emprego "garantido" e ganhar um salario legal. Se alguem tiver alguma informaçao sobre as provas do concurso, me passem por gentileza!!

29/08/04, 14:54:17: Antonio antonioxx@hotmail.com - IP : 201.7.7****
    Fazer concurso vale pela estabilidade, contudo o indicado é uma vez aprovado e principalmente nomeado(pois muitos passam, e nunca são chamados), solicitar transferencia para cidades 'pequenas' que ofereçam baixo custo de vida, pois o salário são pequenos e fica dificil viver em ciade grande, digo isso, pois meu cunhado, após 03 anos de estudos 'full-time', foi aprovado como Auditor da Receita Federal, e o salário que ele recebe, não é este que andam falando e publicando-se por ai, é muito menos, mas levando-se em conta a atual situação para os profs de informática que 'estamos' sendo manipulados pelas consultorias, onde nos oferecem baixos salários, é bom tentar. boa sorte a todos nós.

28/08/04, 14:41:32: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 200.234.88****
    Melhor luta de todos os lados, o consurso pode ser uma boa e melhor do que ficar de conversinha com estás consultorias ...

27/08/04, 09:54:08: Júnior 1@1.com - IP : 201.0.9****
    Um Ótimo site para consulta de concursos, inclusive estágio e trainee, é o:

    www.folhadirigida.com.br


26/08/04, 22:49:52: Duarte duarte@xfocus.com.br - IP : 200.204.1****
    Para quem está integrado neste assunto "concurso", tenho uma pergunta: como podemos saber quais concursos estão com inscrições abertas (ou vão abrir) em nossa cidade ? Tenho acessado diversos sites, porém todos acabam não cumprindo esta necessidade, que é informar a tempo sobre os concursos que irão abrir ou em andamento, por cidade, enfim, as informações básicas para decidir se participa do mesmo ou não. Se alguém puder ajudar, tenho certeza de que irá ajudar a muitas pessoas, inclusive planejo divulgar a muitas pessoas através de meu site. grato e boa sorte a todos. Duarte

26/08/04, 22:36:24: Analista Jr. - IP : 200.157.1****
    Sou Analista na Prefeitura de Mauá (concursado), fiz estágio através de concurso para estagiário (!!) e já fui chamado para um outro concurso (mas não valia a troca de emprego).

    O que eu tenho pra dizer pro Marcelo é o seguinte: preste atenção nos editais que lá tem as dicas pra saber onde o concurso te dá esperança ou não. Se estiver como cadastro da reserva, fuja, pois dificilmente convocam. Mas se tiver, por exemplo, 4 vagas em aberto, e vc ficar em 4o, por lei eles tem o prazo do concurso pra te convocarem (e não se preocupe que tá cheio de partido da oposição e outros orgãos governamentais cobrando esse tipo de prestação de contas). O que pode acontecer é voce ficar em 5o nesse concurso, ai chamam os 4 primeiros e so dois aparecem, então fica a criterio da administração convocar ou nao mais 2. Aconteceu isso em Mauá, 3 apareceram e o outro sumiu.


26/08/04, 17:32:09: Gilberto Neto gilberto@digizap.com.br - IP : 200.223.17****
    Bom, sou um cara novo, 23 anos, mas desde os 16 trabalho com informática, sou profissional certificado Microsoft, e aqui no meu estado já fui bem remunerado com informática, fui gerente de tecnologia, etc... mas hj tá dificil..., por questões salariais, sai da empresa e estou free lancer, sinceramente acredito que concurso seja a melhor saída, pelo menos aqui no meu estado, poucos ganham mais de 1500, 2000, com info, e um concurso ai paga mais q isso, e tem estabilidade. Estou meio termo, quero concluir as certs ms e estudar pra concurso, acredito que tem que se investir em várias coisas pra conseguir algo. EH isso!

26/08/04, 14:35:06: Frank holocau@zipmail.com.br - IP : 200.174.8****
    Sou Agente de Telecomunicações da Policia Civil , na época que prestei concurso foi muito concorrido , eu realmente digo que fui afortunado pois não estudei quase nada e chutei certo ...rs ! hoje trabalho como policial nos plantões (q são 10 dias no mês) e presto serviço em uma consultoria na área de BD , eu acho que a área de TI ainda continua bem aquecida o que falta é gente preparada para executar , tá cheio de zé mané ai que se diz o melhor ai mas na hora do vamo ver corre . Tirei certificação MCSE e MCDBA com muito custo , mas valeu a pena pois isso me rendeu um salário razoável , estou na policia mesmo por paixão pela carreira.

26/08/04, 13:30:23: PRS naointeressa@naointeressa.com.br - IP : 200.155.113****
    Prestei desde 96 14 concursos, entre Tecnico Receita Federal, Caixa Economica, Escrivão Policia Civil, Perito da Policia Federal, entre outros...no total, fui aprovado pra 5 ; destes cinco só dois chamaram : Assistente Administrativo Escolar Municipal (peguei 3o lugar) e a Caixa Economica Federal (120o lugar),isso cerca de um ano após...como à época trabalhava e ganhava quatro vezes mais , acabei não comparecendo. Dá pra passar? Dá. Tem de estudar como um doido , ainda mais agora que , entre edital e realização do concurso não passa de 60 dias corridos; e outra , muitas provas têm pegadinhas que, sob pressão emocional (desemprego) e física(4 horas naquelas cadeiras universitarias, todo torto, ticando questões) , podem levar você a errar. E mesmo depois de ser aprovado, ainda existem 4 anos de prazo pra te convocarem...moral da estória: concurso é investimento que s efaz quando esta trabalhando; proque estar desempregado e depender de concurso...sem chances.

26/08/04, 12:02:08: Ronaldo - IP : 200.234.45****
    Segue abaixo os dados de um grande concurso envolvendo a area de informática. As oportuniades realmente existem ...

    ANATEL: Concurso para níveis médio e superior em Telecomunicações A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) lançou o edital para 740 vagas de nível superior e técnico nas carrreiras de Analista, Especialista e Técnico em Telecomunicações em diversas especialidades. As remunerações vão de R$ 3.487,99 a R$ 1.399,10.

    O período de inscrições vai de 17 de maio a 4 de junho e poderá ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal listadas no edital. As provas serão realizadas em 15 de agosto nas capitais dos Estados e no Distrito Federal.


26/08/04, 11:36:38: Carla Souza - IP : 200.52.236****
    Tenho interesse neste tipo de possibilidade. Alguem que já fez pode dar alguma dica ? Por exemplo, que materias caem na prova ? São provas de conhecimento geral ou conhecimentos tecnicos especificos da área de informática ? Os cursinhos que existem funcionam como os cursinhos pré-vestibular ? Ou seja, estudo e depois posso prestar vários concursos, ou cada concurso exige uma preparação específica ?

    Agradeço a ajuda.


26/08/04, 11:34:19: Marcelo - IP : 200.171.11****
    Passei em dois concursos e não fui chamado. A verdade é que a maioria são modos de arrecadação por parte do governo. Quando são sérios são uma verdadeira loteria, pois apenas a minoria dos aprovados são chamados. Isso quando não são chamados "apadrinhados politicos". Eu não vou mais cair nessa, mesmo porque não tenho condições de ficar pagando 90, 100 reais de taxa de inscrição !!!!. Há algum tempo atrás, a USP não cobrava taxa de inscrição em seus processos de seleção de pessoal, concordo, pois é para isso que pagamos impostos. Uma taxa adicional de 10, 15 reais, tudo bem, mas 90, 100????? Prefiro jogar 1 real na loteria... Engraçado, mas a maioria destes concursos aparecem nas vésperas das eleições...

26/08/04, 09:19:07: Fábio - IP : 200.196.2****
    Muito bom esse tema !!!!

    O que eu tenho a dizer é o seguinte: Sou formado em Ciência da Computação desde 1999, trabalho em uma universidade . Aconteceu que no final de 2001 a universidade começou a oferecer os cursos para os funcionários sem pagar mensalidade (Somente a matrícula). O que eu fiz ????? Profissional de exatas, da área de Informática, advinhem qual minha segunda faculdade ??????. Estou hoje em dia no 6º Semestre de DIREITO, porque ??

    Exatamente por causa do tópico do forum, vou prestar concurso público. A grande verdade é que na área de informática se estuda muito, ganha pouco e não tem reconhecimento de ninguém. Tenho estudado o dia inteiro no trabalho, até a hora da aula. Estou tentando desde 2002 o concurso de Auditor-Fiscal do INSS, por isso estudo até fim de semana e o curso de Direito tem me ajudado muito.

    Quanto a área de Informática, não tenho mais estudado nenhuma Linguagem.... Além das exigências absurdas das empresas, não vale a pena "quebrar a cabeça" pra ganha entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 !!!! Se é pra estudar eu prefiro estudar as matérias de Direito que caem nos Concursos, pra ganhar $$$ bem.

    Um Abraço a todos(as).


26/08/04, 00:43:49: alexandre santos asdbin@bol.com.br - IP : 200.163.226****
    bom pessoal, sou estudande de Ti, mas tb sou funcionario publico, estou numa area que naum tem nada a ver com info, mas naum to desanimado, pq tenho cartas na manga e tal. bom a respeito de concursos, os concursos em geral sao dificeis de se passar tem que estuda bastante, um amigo meu passou em concursos bem colocado, mas ele ficava o dia todo estudando, digo que ele estudava ate cagando , desculpe o termo e foi assim por uns dois anos mais ou menos ate ele passar, tem que ter persistencia naquilo que quer, tem que esquecer domingo , feriados, festas, cervejas e ate muierada , bom tem que ter uma namo ne mesmo, bom a respeto de concursos, vai ter concursos pra perito da policia federal, uma oportunidade, tem o trt, tem o exercito e a marinha que contrara pessoal de ti, tem o celepar, e estatais de sampa, minas , mato grosso etcc, tem que estar ligado pra naum deixar as oportunidades escapar e um conselho faça concursos mesmo que naum for da sua area, o importante é cash no bolso, por exemplo um policia federal ganha em torno de 5000 por mes, e trabalha em escala digamos que nessas horas de folga vc trabalharia free lance com info e o importante é que vc naum tah morrendo de fome e tah fazendo seu futuro e das crianças tbb,pode montar uma empresa , sei que é dificil sobreviver no Brasil, mas tem que ter fé, falta isso.


25/08/04, 22:51:42: Renê Abrileri Chiari renechiari@hotmail.com - IP : 200.171.10****
    Concordo com a opinião do Valerio a respeito do nível de dificuldade de concursos públicos. Prestei um concurso ano passado para "operador de micro" sendo que não tenho quase nenhuma experiência com plataforma baixa, mas mesmo assim consegui ficar no 13º lugar e aguardo me chamarem tb. Porém, se eu for esperar até eles me chamarem morro de fome, pois o concurso tem duração de 2 anos, prorrogáveis por mais dois anos. Creio que a saída hoje em dia realmente são os concursos públicos. Também investi em estudos (realizei o treinamento CCNA) e até agora não obtive muito retorno. Sou jovem, tenho apenas 21 anos, e tenho sentido muita dificuldade em encontrar uma oportunidade na área. Apesar de eu ter uma boa formação (superior completo, segundo grau técnico e treinamentos), não tenho experiência de vários anos, e isso faz com que eu seja descartado nas seleções. Acho que o grande problema é a falta de oportunidades.

25/08/04, 10:53:10: Wallace Santana wallacesan@bol.com.br - IP : 200.158.233****
    Sou analista de suporte com certifição CNA Novell e ASE Compaq, tenho 10 anos de experiência na área e estou terminando minha segunda faculdade de tecnologia. Fiz também o curso de MCSE mas não fiz as provas, porque estou desanimado com o mercado. Estou desempregado e fico pensando se vale a pena investir tanto dinheiro em cursos e provas para as vezes nem obter retorno. Em um fórum da APINFO, um colega disse que fazia os cursos para manter a empregabilidade, e infelizmente é isso que acontece com muitos de nós. Se para os profissionais que se atualizam constantemente está difícil, imaginem para os que estão defasados? Não sei se os colegas irão concordar, mas para quem quer estabilidade e o salário certo no final do mês, como eu quero, talvez a saída seja investir em concursos públicos. Prestei um concurso para Técnico em Informática, que exigia apenas o ensino médio, para ganhar R$ 1600 mais todos os benefícios (com ensino superior nunca consegui ganhar mais do que R$ 1400). Passei e estou aguardando ser chamado. Sei que o setor público as vezes não oferece a dinamicidade e os desafios do setor privado, mas para quem é casado e tem família pra sustentar, infelizmente tenho que pensar mais na minha estabilidade do que na minha realização profissional. O ideal seria poder unir o útil ao agradável, mas quando não se pode fazer isso, o mais importante passa a ser poder comer e pagar as contas no final do mês. Abraços a todos,

    Wallace Santana





25/08/04, 07:36:57: Valerio dos Santos - IP : 200.234.87****
    Confesso que não conheço muito a respeito, mas acho que atualemnte estes concursos podem ser uma boa opção. Idade, sexo, peso, cor e etc, não são levados em consideração, pois a seleção é feita baseada nas notas do concurso. A estabilidade deve ser boa. O problema é que estes concursos são muito dificeis de passar e mesmo depois de ser aprovado, pode demorar muito até ser chamado e começar a trabalhar.


Anteriores:

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?