Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
15/03/00, 12:05:12: Daniel Batista Fernandes Alexfernandes@uol.com.br
Comece lendo um livro que lhe proporcione uma visão geral da área de Informática e que lhe mostrará o caminho pra um Analista de Sistemas ( se este for o seu caso ) competente e consciente. Trata-se do livro "Metodologia Dinâmica, Sistemas Versáteis" , Editora Érica - 1999 ( R$22,00 ) Ass: Daniel ( o autor do livro )
23/02/00, 03:55:05: Douglas douglash@zipmail.com.br
Bem o que gostaria de comentar é que curriculum não é nada, faculdade virou industria de dinheiro, portanto não se prenda a estudos que não te levarão a nada, estude o que irá utilizar no dia a dia, mostre-se disposto e esforce-se, e acima de tudo, tenha bons contatos e amigos em empresas, porque hoje em dia o RH dessas empresas cada vez pede mais, e o que acontece é que nunca arranjam nada.
13/02/00, 18:12:29: Ras Ras_na_Net@hotmail.com
Não se iluda com a ideia de que me formei na Universidade tenho emprego, esse ideologia e ultrapassada e nao funciona a muito tempo.
Independente da faculdade, procure conhecer metodologias, Estrutura, Orientacao a Objetos, Modelagem de Dados, Internet, aperfeicoe se em cursos de BAncos de Dados(SQL SERVER, Sybase pelo menos), aprendera e se aprofunde em uma linguagem Visual(Visual Basic(Maior oferta), Delphi), aperfeicoe em algo para Internet, desenvolvedor, ou suporte, ou seguranca, enfim, nao deixe de que seus conhecimentos na area de aplicacoes nao internet, caminhe sozinho, procure esta atento ao que acontece no mundo da Internet.
Procure estudar e oferecer o mais ++, nao ofereca o obvio e basico que todos oferecem, sempre ofereca algo a mais, tenha ideias, participe, nao seja o acomodado, que tudo esta bom. Esteja constantemente envolvido em algo novo, sempre procurando melhorar. Ha nao esquece de uma ferramenta de modelagem de DAdos(Erwin, SA), enfim, e procure ser completo, conhecer NT, ter boas nocoes de Linus, conhecer nao so a estrutura final, mais sim todos os passos e camadas envolvidas no desenvolvimento de um software..
E tenha bons amigos, de preferencia pessoas que possam te ajudar nos problemas, e estarem sempre dispostos a reconhecer seu talento, e oferecem oportunidades onde estejam trabalhando.
Boa Sorte
Ras
12/02/00, 20:25:23: Dirceu dirceuaj@ig.com.br
Desista da idéia e mude de área. Estou na área a 20 anos e não vislumbro potencial nela para se sustentar por mais 5 anos. Com as facilidades atuais e futuras dos softwares e hardwares e as "soluções" ERP, em breve, o profissional da área, hoje já bem desvalorizado, tenderá a acabar.
11/02/00, 11:21:47: Elder Carlos de Moraes elder.moraes@ig.com.br
Antes de mais nada, certifique-se de que você realmente gosta da área, senão você não dura um ano dentro dela. E, o mais importante: faça acontecer. Nem sempre o "não sei fazer isso" é desculpa para que algo não seja feito. Corra atrás, mostre seu trabalho e valorize-o.
7/02/00, 08:36:45: Gislaine gis@ime.usp.br
Acho necessário que a pessoa tenha uma boa base, não significando ter feito um curso específico na área de informática, mas que adquira os conhecimentos através de leituras, cursos e prática, muita prática. Atualização é a palavra chave. Importante também é não se superestimar, pois o que importa para quem contrata um profissional dessa área é o resultado final do trabalho. Então faça e não fale que faz.
7/02/00, 03:09:45: Rogerio Mota rogmota@bol.com.br
A Area de Informática seria bem melhor se estivesse maior formação academica...
6/02/00, 16:56:51: Guilherme Cantisano gc@opportunity.com.br
Básico: - Muito estudo, cursos, livros e congressos. - Inglês fluente. - Contato, bons contatos e nunca tente enganar o seu cliente, seja honesto!
27/01/00, 06:18:12: Rafael Cioti rcqf@hotmail.com
Nunca espere acontecer, faça-o!
24/01/00, 19:21:33: Luiz César Alves lcapan@zipmail.com.br
Se forme a nível Univérsitario ou Tecnologo em (Ciências da Computação , Engenharia da Computação , Sistemas de Informação etc,,,, Frequente uma faculdade que te de mais base e estrutura para suportar o avanço da Tecnologia na informática, Infelismente em nosso País considerado de 3º mundo as coisas são ao contrario dos de 1º pois lá eles estudam para serem bons profissionais em aréas de alto nivél e respeitados, já aqui o Brasileiro vai pelo caminho mais rapido que é o de cursinho apostila e livrinho já se achando o tal onde o respeito dele e fazer programinhas em fundo de quintal que não tem finalidade pois agora com a net até meu sobrinho de 5 anos faz um prog pois pega os fontes aqui mesmo e trabalha com o Delph( pois não exige conhecimento e sim um cursinho ou apostilinha da net), e veja o que acontece ,,, tantos maus profissionais na aréa da informatica dizendo que são analista e programadores onde fazem um sistema mal elaborado ou mal analisado e veja no que dá , sistemas sem categoria com pessoas sem categoria , isso e grave em um País que diz que a educação e levada a serio , pois um bom profissional estuda passa em vestibular concorrido de 50 por um ou mais rala estuda 5 anos faz mestrado 2 e Doutorado 3 e ainda fica mal colocado perante a sociedade que sem cultura acha que ele e o mesmo mecanico que os outros que arruma o hardware ou programa , Desclasificado e aquele que ainda fica dizendo que e analista ou programador , logico que tenho também a capacidade de saber que tem muitos Bons profissionais na aréa tanto e que muitas vezs e de lá que sai grande ideias , mais os que se presem que procurem seus direitos.
VC que vai ingressar na aréa vai fundo e o melhor caminho , mais respeite os outros e se respeite estude e não se iluda com cursinhos e apostilinha estude para valer!
24/01/00, 14:50:07: Evanir Vieira evanirjr@yahoo.com
Dica 1 - Leia tudo o que puder, estude tudo que puder e escolha uma área de especialização. Dica 2 - Não se esqueça NUNCA da satisfação do usuário final.
21/01/00, 06:19:30: Emerson Ivo Soares emersonivo@usa.net
Primeiro vai uma pergunta. Você gosta de estudar? Você gosta de ler? Devido a velocidade com que as informações estão sendo geradas as qualidades acima são fundamentais para que o candidato tenha sucesso.
boa sorte.
17/01/00, 13:34:11: Aristóteles adginfor@bol.com.br
Vamos lá, você também tem chances, todos somos capazes e todos chegaremos lá.
13/01/00, 16:47:55: Renato G. Melo natware@sti.com.br
O problema de maior peso para os profissionais de informática é a experiência, por tanto, por mais experiênte que seja sempre terá novas tecnologias e softwares que não conhece, então volta-se quase a estaca zero e só não é zero talvez pela carga de conhecimentos que foi adquirido durante o seu caminho.
Conclusão:Sempre esteje se renovando se quiser estar sempre no topo no que diz reipeito as novas tecnologia, estaja sempre a frente não deixando para depois, quanto mais tempo se demora para se atualizar maior fica o caminho para percorrer e mais obstáculos encontrarás.
O ditado é certo quando diz: não deixe para depois o que se pode fazer hoje.
Sugestão : Não seje acomodado jamais ou se arrependerá amargamente.
10/01/00, 13:35:10: Marcelo Cardoso mcriscar@zipmail.com.br
Preocupe-se em aprender a respondenter sempre as duas perguntas: 1) O que o sistema tem de fazer? 2) Como o sistema fara?
Lembrando que na primeira é o cliente que manda, e a segunda vc que decide.
7/01/00, 12:52:45: Gilberto Ferraiuolo Junior gferra@ruralrj.com.br
Entre para uma universidade, estude bastante, de preferência em grupo, demonstre aos professores que você e seu grupo são interessados, e principalmente, exija da Universidade que ministre matérias realmente compatíveis com o mercado e com nível elevado de dificuldade. Somente assim, terá um pouco mais de chance quando se formar. Infelizmente, a faculdade não te prepara para absultamente nada, por isso é que deve exigir muito de seus coordenadores, pedindo a cabeça de maus professores, mas, com fundamento, etc...
7/01/00, 05:47:49: Emílio S. Kawaguchi esk@zipmail.com.br
Que acima de qualquer especialização técnica na área, existe o relacionamento entre o profissional e o usuário final(cliente) que é muito mais importante. O iniciante não deve apenas se preparar técnicamente dentro da área, mas também especializar-se em atendimento a clientes, qualidade total, e marketing, pois o que falta entre muitos profissionais é a visão de que o usuário final não quer que você seja um PHD em nada, mas apenas que resolva o seu pequeno problema.
6/01/00, 18:33:13: Gilberto Urano gilbertourano@hotmail.com
Por incrível que possa parecer para uns, a maior barreira para muitos bons profissionais ainda é a língua. É quase impossível sair-se bem em informática sem dominar o inglês. Na internet o predomínio é gritante. Quantos bons livros em Português você conhece ? E por aí vai. Em tempos globalizados é cada vez mais comum termos que utilizar o inglês até no dia a dia com nossa equipe.
O velho e bom livro está sempre presente no processo de aprendizado, seja como estrela principal de uma série Teach Yourself, seja como coadjuvante do MBA da FGV. Mas não podemos nos iludir, livros não fazem milagres, por melhor que sejam e por mais autodidatas que sejamos, não há como dominar uma nova tecnologia ou ferramenta na biblioteca. Outra armadilha são os títulos do tipo Tudo que você precisa saber sobre... ou Aprenda agora.... Nenhum livro irá abranger totalmente qual assunto queira, nem tampouco irá sozinho nos ensinar coisa alguma. Por outro lado, por mais que dominemos um assunto, um bom livro sempre irá acrescentar algo.
Muitos dos profissionais de informática no mercado hoje não tem formação na área. Começaram por oportunismo, necessidade ou simplesmente vocação e já conquistaram seu espaço de modo que não faz o menor sentido voltar e fazer uma faculdade. Entretanto a Informática está saindo da infância e amadurecendo, cada dia fica mais importante, principalmente para os iniciantes, ter o aval de um diploma, sobretudo quando assinado por uma universidade do primeiro time. O cuidado deve ser na escolha da faculdade. Hoje já são apresentados ao mercado cerca de 10 mil recém formados todo ano. E como os holofotes estão virados para o mercado de TI, não pára de aparecer novos cursos. É evidente que a grande maioria desses cursos vai resultar num diploma sim, mas em pouco conhecimento e muitíssimo pouco respeito e garantia de emprego.
Uma outra decisão a ser tomada é quanto ao curso a escolher. Hoje temos Engenharia de Computação, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de dados e variantes. Mais importante do que o título é verificar o conteúdo programático do curso e a seriedade e competência da instituição. Por mais que o mercado esteja se expandido, há concorrência sim, até com formados em outras áreas. Não é difícil achar diplomados em faculdades discutíveis desempregados ou atuando em áreas totalmente diferente. Um curso superior leva muito tempo e dinheiro para podermos simplesmente arriscar qualquer um.
A grande conclusão de tudo isso parece óbvia: o profissional de informática necessita estar em constante aperfeiçoamento. O principal ponto é investir no curso certo em função dos objetivos a médio e longo prazo.
5/01/00, 13:00:40: Geraldo Cancio Jr. geraldo.cancio@rnb.com
Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os acham importante. Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. è um tesouro que se carrega facilmente. Não temam enfrentar riscos. è correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
5/01/00, 12:51:06: Geraldo Cancio Jr.
Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os acham importante. Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. è um tesouro que se carrega facilmente. Não temam enfrentar riscos. è correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
4/01/00, 12:37:55: Sergio Dias sdias@free.elogica.com.br
Nao ter medo de aprender e de enfrentar desafios. A informatica eh uma das poucas profissoes onde a necessidade de se manter em contato com novas fontes de tecnologia eh uma obrigacao.
O profissional devera realmente gostar do que faz. Eh bastante dificil se manter em qualquer profissao sem afinidade.
Definir a carreira com esmero e lapida-la com vontade. Cada dia eh um passo para o sucesso. Mesmo quem ja tem o sucesso busca novos objetivos. Quem esta por cima trabalha dobrado para manter-se. Pioneirismo eh ato de bravura.
Procure desafios profissionais e nao salarios de profissao. Mantenha-se sempre onde voce possa crescer. Nao adianta nada os ultimos passos se voce nao esta em um ambiente extremamente gratificante. E quando estiver calmo demais.... Talvez o seu papel nesta empresa tenha acabado. Nao tenha medo de nao ter emprego e sim de nao ter trabalho.
Ainda nao atingi todos os meus objetivos, mas este sao os passo que estao guiando-os. Agradeco a APINFO pelo engrandecimento do meu profissionalismo.
Boa Sorte a todos.
Sergio Dias
Eu comecei estagiando como Programador WEB num provedor super pequeno, sem nunca ter acessado a internet antes! Foi uma escola para mim! Começei em 01/1998 com um salário de 600 reais e 2 livros de perl para debulhar... Hoje estou numa outra empresa como Analista Programador Perl ganhando 2000 por mes mais benefs., continuo fazendo a mesma coisa (programação perl) e aprendendo muitas coisas novas. Cresço cada vez mais! Resumo da estória: começe por baixo, mas começe com internet. Vc vai ver! Vc vai crescer RAPIDINHO!! Esqueça esse negócio de cursos! São caros e as empresas não investirão em novos profissionais. Primeiro firme-se! Aprenda em livros! Aprender novas linguagens é como andar de bicicleta. A lógica é a mesma... tire as rodinhas... vc vai ver... qdo menos esperar, dará grandes pedaladas, independente de ser o tico tico que começou ou na super montain bike que está agora! SUCESSO! Acredite sempre em vc! Demonstre serviço! A empresa NUNCA te mandará embora. Ela fará de tudo para te manter, e tente ao máximo faze-la dependente de vc. Faça projetos, com ética e dedicação, mas demonstre responsabilidade por ele! Não se esqueça que uma empresa de informática especializada em desenvolvimento vive de projetos.
4/01/00, 08:30:53: Fernando fhcnet@hotmail.com
Comece pensando em um futuro incerto, pensando não somente em ganhar dinheiro agora, mas construir um nome confiável na área que atuar, quer seja DBA, Analista de Negócio, Sistema, Hardware, Suporte ...
4/01/00, 07:32:35: Luciano Domingues Gomes ldgomes@zaz.com.br
Primeiro: Pense em qual segmento você gostaria de seguir no ramo da informática: Desenvolvimento de Sistemas, Gerência/Adm. de Redes, Suporte Técnico, Auditoria, etc.).
Depois pense nos mais bem remunerados, pense nos segmentos mais emergentes, voltados para o futuro (e.g.:Internet, E-Bussiness, E-Commerce, por exemplo). Pense também, na posição do profissional no mercado com relação à sua atividade na área de informática(os mais bem cotados para determinado cargo, quem está em alta, quem não está...por exemplo).
Planeje estrategicamente o futuro de sua carreira profissional em paralelo ao mundo da computação, visando o presente e o futuro. Invista em seu crescimento profissional, aprenda outros idiomas, cursos técnicos de renome (e.g.: Oracle, Micro$oft), baseados em sua escolha na área de informática.
Analise as condições de trabalho das empresas (contrato, terceirização, efetivo, benefícios), no momento em que ler os anúncios. USE A INTERNET ! Mande muitos currículos, bem diagramados, objetivos e claros. Seja persistente e confiante.
31/12/99, 09:52:59: Fernando Matos f.matos@originet.com.br
Persistência, o primeiro emprego é sempre complicado, principalmente nos dias atuais.
Invista em sua formação, leia livros e revistas tecnicas, faça cursos tecnicos e Inglês.
Destaque no seu curriculum a sua vontade de aprender, crescer e a sua motivação para trabalhar na área de informática. Envie muitos curriculos e faça contatos, o salário é menos importante do que a chance de aprender.