O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?
Sugerido por : Fernando, Aline, Marcelo, Ricardo
"Arrogância é uma das coisas que podem queimar o filme de um profissional, mas existem certas empresas que cultuam esse tipo de postura. Se a cultura da empresa segue essa linha e se você não aceita, é melhor procurar algo melhor."
Uma breve histórinha: anos atrás saí da área de TI para administrar a empresa da minha família. Meses depois entrei em contato com a consultoria que havia trabalhado procurando meu ex-chefe. Quem atendeu o telefonema foi um novo gerente que o substituiu. Expliquei a ele que procurava contato com meu ex-chefe e sem mais nem menos, começou uma conversa mais parecendo uma entrevista; qual faculdade em havia feito, que cursos havia feito, etc.. Fiquei curioso e perguntei qual a faculdade ele havia feito, ao que prontamente respondeu enchendo o peito: "no meu tempo só havia a USP e não haviam essas porcariazinhas de faculdades como a que você fez". Eis que abri o motivo do contato: estava querendo indicar um cliente (amigo da família) para a automatização de suas empresas, envolvendo um contrato de venda de equipamentos, sistemas e serviços; um contrato de alguns milhões de reais na época. Sr. gerente: passe bem.
| | v
Responsabilidade, comprometimento suas atividades, lealdade e discrição são fundamentais.
Estes valores podem ser percebidos de forma diferente. Por exemplo, se você é discreto, será um CHATO para os fofoqueiros!
Fazer um sistema bem feito para controle seguro de dados vitais, pode te queimar numa empresa que manipula resultados, produtos, até outras coisas bem piores. Já aconteceu comigo.
Se você não está no perfil de "beleza"x"idade"x"classe social" pode ser queimado porque vão te considerar um bundão. (Desculpem o termo).
Muitos exemplos são de rir e de chorar.
Falta de experiência profissional nem sempre conta. Como o do genio do inicio do tópico que é bem sucedido, tem bom Karma (foi muito bom na encarnação anterior), com a sorte de nascer bem colocado e ter todas as chances e oportunidades do mundo. Algumas pessoas realmente tem mérito gigantesco desde o berço e trabalham duro dia e noite. Vide atletas, artistas, empreendedores, e profissionais em todas as áreas. Claro que na verdade nem todos que pensam que são, são o que pensam.
Mentir queima em qualquer área e taxar os demais também. O comentário da colega de RH abaixo foi infeliz e na minha opinião, parece falta de treinamento e informações técnicas de cargos, ferramentas, etc.
Falta de humildade queima. Ser capacho também.
Deixar de dar reconhecimento a quem lhe ajuda ou ensina.
Roubar idéias (e trabalho) dos outros. Queima mesmo.
Atitude negativa queima.
E claro, isto é muito importante: trabalho mal feito também queima.
Apenas quem já trabalhou fora ou teve um forte contato com empresas estrangeiras é capaz de entender que TI é uma área como outra qualquer. No Brasil, graças ao atraso de mentalidade profissional de grande parte da populaçao, TI é aquela área de fácil acesso onde se conhece produtos (Microsoft qualquer coisa, SQL, Cisco e etc) mas não se conhece a tecnologia que serve de base para o produto. Quantos aqui neste forum já leram uma RFC no site do IETF na vida?
Investir no aprendizado de idiomas é de fato importante mas não deve parar por aí. O profissional de TI precisa expandir o conhecimento cultural como um todo para se relacionar com outras áreas e se comunicar de maneira decente e só assim deixar de ser "o-cara-que-aperta-botões" ou "o-cara-que-escreve-linha-de-comando". A idéia é se valorizar para que o mercado te valorize.
Outro detalhe: tenho certificações na área de governança (itil e cobit) e acredito que este conhecimento também é essencial. Entender o que TI representa dentro da empresa e o que ela entrega para os negócios da empresa é um conteúdo que deveria ser ensinado desde o primeiro dia de aula de qualquer curso da área.
A tecnologia deve servir unicamente para facilitar as atividades de forma que você tenha tempo livre para fazer outras atividades. Se você nao entende isso ou trabalha em uma empresa que nao tem essa visao, saia. Esqueçam TI, esqueçam tecnologia. Se tiverem oportunidade de trocar de área, mudem sem medo.
O que queima o profissional de TI é o próprio perfil dos profissionais e a área é nivelada por baixo, com base na quantidade de semi-profissionais existentes no mercado.
Mal formado, ele se expressa mal em português, acha que entende e domina inglês apenas porque lê apostila e documento técnico, tira certificações na base do testking. Hoje existe a possibilidade de se fazer um curso da área em apenas 2 anos. 2 anos não são suficientes para formar um profissional pois escola não é apenas para aprendizado técnico. Na escola se aprende (ou deveria aprender) postura profissional e isto é escasso na área de TI.
O profissional de TI se acha o guru da tecnologia ainda atrelado aos padrões do início dos anos 80 em que era moderno e descolado trabalhar com computador. Ele surge geralmente como micreiro, passa por técnico e depois vira analista. Os que passam desse nível se tornam péssimos gerentes porque não tiveram formação adequada para esta atividade.
Isto não não é legal na minha opinião.
Li vários comentários e entre eles o seu. Achei seu comentários pertinente e oportuno. Também gosto de dizer que o ótimo amanhã é ruim hoje. Acontece que observo os meus pares também e vejo a dificuldade que esses gestores tem em administrar pessoas e conflitos para deixar um ambiente descontraido e mais producente. Esses gestores acabam esquecendo do foco principal do seu trabalho e atropelam procedimentos, pessoas e acabam gerando ainda mais conflitos.
Tenho muita experiência na área de informática e consultoria e posso dizer que vi poucos profissionais com esse perfil.
Geralmente frases assim são ditas por Diretores de TI, Gerentes de Informática e Analistas de Negócios. É claro que ninguém conhece tudo, mas ficar se escondendo do "lado técnico", na espectativa de só colher "os louros da área de TI" é o cúmulo do comodismo e da ignorância.
TI sem o "lado técnico" não existe!
Temos que evoluir em TI e não em administração de Negócios ou em "técnicas de camuflagem", certo?
Trabalhei como programador numa instituição financeira (crédito), a qual tinha na época uma atuação estadual. Não havia concorrência, a empresa ia de vento em popa, por conta muito mais do negócio em si do que pela boa administração: uma linha de crédito específica e única para um ramo importante da economia (não vou citar qual, mas imaginemos que fosse indústria). O problema era que entre outros absurdos da filosofia empresa, havia um que era esmagador: O gerente era sempre o funcionário mais velho do setôr, ou seja, ninguém assumiria esta função salvo em caso de promoção ou morte do gerente (sim, a função era praticamente vitalícia). É claro que não era só isto, mas as péssimas relações entre a gerência e funcionários, e primeira valorizando a adulação constante (puxa sacos), encobrindo erros graves de funcionários incompetentes (aduladores), antipatia dos clientes, erros em definições de projetos (todos é claro definidos unicamente pelo gerente centralizador), levaram a perdas financeiras na casa de milhões (muitos), perda de clientes, inúmeros processos trabalhistas, etc.
Finalizando. Queimam-se todos neste caso, EMPRESA e PROFISSIONAL.
1 -PIRATARIA: A grande maioria de empresas são de pequeno e médio porte, e muitas utilizam-se de software pirata, o que impossibilita suporte técnico adequado ao desenvolvedor. A qualidade comprometida do projeto => QUEIMA O PROFISSIONAL.
2 - FALTA DE TREINAMENTO: O profissional é obrigado a NÃO depender de treinamentos pagos pela empresa, pois o baixo envestimento das empresas em geral, não possibilita que o profissional avançe em projetos com tecnologias mais novas. A falta de treinamento (ou condições financeiras para fazê-lo) => QUEIMA O PROFISSIONAL.
3 - A já conhecida situação do trabalho no país: As regras da CLT tradicional não se ajustam mais, surgindo variações como: CLT flex, PJ (empresa de único empregado), "cooperativas" e outras. Tudo isto somado a uma demanda reprimida em áreas de alta tecnologia em função do ítem 2 (treinamento); Ao excesso de profissionais existentes no mercado, e o pior, muitos acabando mal preparados; Ao excesso de carga tributária e encargos trabalhistas que oneram as empresas... Resultado? SALÁRIOS BAIXOS.
Tudo isso QUEIMA O PROFISSIONAL.
as entrevistadoras, porque vc nao definem com o cliente o que eles realmente querem?? alias vcs fazem tudo que cliete quer!! Com relacao a ser bom, e justificado pois vcs querem um SUPER profissional a preco de banana! Repensem seus valores tambem
Quando coloquei que profissionais se queimam, é porque já entrevistei alguns candidatos que durante a entrevista se colocaram como muito bons, com excelentes conhecimentos e etc, porém, na hora do teste prático, não sabiam nem metade.
Peço desculpas se você entendeu de forma errada o que eu quis dizer, apenas coloquei que em alguns casos, os próprios profissionais se queimam.
Mas como havia dito, tem os profissionais que são honestos e sensatos, e sabem o que conhecem ou não.
Não é sensato e ético citar que em entrevistas profissionais digam mentira!
Em alguns casos, os profissionais de RH não recebem da área de TI informações claras em relação às competências dos profissionais a serem contratados.
Abraços a todos.
Quando tem um RH bem preparado, as chances de isso ocorrer são pequenas, agora, se o RH não está preparado, ai sim, a culpa realmente é da consultoria/empresa, que deixa o profissional seguir ( e ser aprovado) no processo.
Não estou dizendo que todos os profissionais de TI mentem, muito pelo contrário, já entrevistei profissionais, que quando souberam a fundo da vaga, foram sinceros ao dizer que não estavam no perfil.Esses logo de cara já ganharam pontos, foram honestos.
Trabalhei em uma multinacional na area de TI, e lá aprendi tudo o que sei sobre TI, sempre que me deparava com alguma linguagem desconhecida, ia atrás dos analistas e gerentes e pedia para me explicarem, porque não queria fazer uma entrevista, sem saber sobre o que eu estava falando.
Infelizmente, como em todas as áreas existem os bons e o " maus" profissionais.
No meu caso, ia atrás para aprender, porque não acho certo reprovar um candidato porque EU não sabia alguma coisa.
Hoje, sou responsável pelo RH de uma consultoria de TI, e faço a mesma coisa, tiro dúvidas sempre.
Quanto a questão de reprovar por causa de saláios ou excesso de conhecimento, sempre questiono o candidto pelo telefone, assim não faço o mesmo " perder tempo".
E como já disseram nesse fórum, alguns RH's podem queimar o filme do profissional de TI, mas o prórpio candidato também se queima, quando menti na entrevista e no CV, e no teste prático acaba não atingindo a nota mínima.
Minha irmã hoje é gerente de RH e quando era analista de recrutamento comentou que muitos destes(especialmente ao setor de TI) se comportam como se fossem formados(em caso de estagiários), como tivessem uma vivência e experiência SUPER importante na área, ego lá em cima e se comportavam como se fosse apenas mais "uma" entrevista. Para ele o mercado está cheio de oportunidades e se caso não passar, amanhã outra empresa entraria em contato.Ela se recorda como algo lastimável.
Entendo que a maioria das práticas que podem "sujar" o seu nome no mercado de TI, não são diferentes das que podem desqualificá-lo em qualquer outro ramo de atividade:
Falta de competência, produtividade, comprometimento e ética, por exemplo.
Mas especificamente, o que observo na nossa área de forma mais comum, é o fato de algumas pessoas saírem das empresas no meio de um projeto porque conseguiram uma outra oportunidade, sobretudo quando ainda estão em fase de formação.
Além de ficar com o "nome sujo" na empresa, acredito que atos como esses acabam comprometendo o ciclo de aprendizado do colaborador.
Muitas pessoas incluem em seus CVs experiências que não foram concluídas e quando chegam nas novas empresas não têm domínio do assunto porque não o vivenciaram de forma completa.
Essas acabam "queimando o filme" duas vezes!
" - TÁ CHEIO DE GENTE LÁ FORA QUERENDO SUA VAGA" pois quando o emprego é fixo em uma empresa boa (não terceirizada, quarteirizada ou em projetos exatos de 34 dias e meio free)... as ameaças são corriqueiras, e servem como "cutucadas psicológicas"...
Cuidado, estamos pisando em ovos... QUENTES !!!!!!
Eu acredito que o que queime um profissional seja realmente a sua ganância excessiva em querer conquistar seus objetivos custe o que custar, inclusive o pescoço do colega de trabalho. Trabalho na área de TI pó vota de sete ou oito anos e o que mais vi dentro das empresas foi a grande falta de respeito em relação ao espaço do outro. Assim como os outros requisitos básicos citados pelos colegas aqui, requisitos esses pertencentes a uma lista formadora de um bom caráter humano, não só dentro do trabalho, mas também fora dele dentro de outros círculos de relacionamento. A falta de humildade, de bom senso, de caráter, de respeito pelo outro e pelo espaço do outro, requisitos faltantes hoje dentro da maioria das empresas onde grande parte dos funcionários está sempre pronta para puxar o tapete do outro, e isso causado não só por falta de base em casa, porque acredito que a existência desses requisitos venha de berço e da educação e caráter dos próprios educadores durante sua vida, mas também das empresas que colocam seus funcionários visando lucro máximo sempre para se matarem literalmente falando entre si. Sou da seguinte opinião, toda sua vida não valera de nada quando possuir posição e olhar para trás e ver que conquistou tudo, mas que nada vale, por toda a falta de princípios e valores que não conseguiu aplica para que os méritos de tudo fossem realmente merecidos.
Devemos analisar todos os questionamentos deste fórum de forma a refletirmos sobre o tema, este é o objetivo! Respondendo com objetividade ao tema do forum, sou gestor há 7 anos, tenho aprendido muito com os diversos cenários e desafios que enfrentamos. Sempre procurei observar meus superiores e pares para entender e refletir sobre o comportamento. O LIDER atual deve ter uma postura participativa e servidora, ter empatia, saber ouvir, dar exemplo, ser amigo!! Resumindo em poucas palavras o que pode queimar não só um profissional de TI como qualquer outro profissional é perder a confiança! "para construir a confiança levamos dias..meses...anos...e para perder em alguns segundos...perder a confiança é o maior erro que podemos cometer! Por isso devemos ser sempre humildes, preservar nossa imagem! Ser reconhecido por suas conquistas e sempre procurar ajudar seu próximo. Convivi com muitos profissionais que tiveram uma carreira de sucesso muito rápida, no entanto, deixaram levar pelo momento..esqueceram que viemos do pó..e ao pó iremos...portanto meus amigos...sejamos sempre honestos, humildes, éticos e nunca esqueçam.. "O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM", "A PERSISTÊNCIA REALIZA O IMPOSSÍVEL" e "QUEM PLANTA COLHE"!!!
Um grande abraço e um excelente 2009 a todos!!
Cleiton Silva Gerente de TI
Neste caso que eu contei, mesmo a pessoa sendo esforçada e bem-intencionada, saiu queimada do cliente e teve seu nome pixado como incompetente ainda por muito tempo. Este caso é apenas para lembrar que nem sempre o profissional se queima sozinho. Às vezes é a própria empresa (ou o gerente) que coloca ele numa furada.
Abraços
De uma maneira geral, quem trabalha na área tem uma capacidade de raciocínio lógico e de aprendizagem acima da média, ainda continua a receber um salário maior que o de outras áreas da empresa. Muitos são respeitados, invejados e temidos por alguns usuários. Trabalham com tecnologias recentes e projetos que podem gerar grandes mudanças. Estes fatores acabam dando um ar de aventura e desafio que fascina a muitos trabalhadores de TI.
O lado positivo é que este sentimento é o que motiva o bom profissional a gostar da área, buscar seu desenvolvimento constante e sucesso profissional.
O lado negativo é que os fatores acima podem induzir o profissional a uma certa vaidade, presunção, arrogância ou impaciência, que prejudica seu relacionamento com os colegas e usuários, dificulta o trabalho em equipe e o constante aprimoramento.
No final o que importa é gostar muito da área de TI, dos desafios que ela proporciona e dos resultados que o sucesso profissional pode trazer, sem deixar de ser humilde.
Sucesso a todos.
Este fórum mudou de foco devido a postagem do Sr. Widvovisk.
Postei anteriormente uma situação ocorrida na empresa onde queimaram 11 pessoas ao todo graças as pessoas com perfil arrogante, onde foram colocadas pessoas do mesmo perfil que acabou com o clima da empresa e a produtividade, perda em 10% dos clientes e recuo de 500 mil no faturamento, invertendo o crescimento de 1,5 milhões (diferença de 2 milhões). No meu caso foi real, nem sempre qualificações demais geram resultado para empresa, às vezes nem sempre para o profissional de TI. Pessoas com certificações que tiveram muito conhecimento e pouca habilidade pessoal.
A palavra certa aqui como já foi dita é "BOM SENSO".
Obs: Levantei o caso da estrela que entrou na empresa para causar este resultado desastroso, ele foi escurraçado da empresa anterior devido ao comportamento arrogante.
O que o rapaz não imagina é que ele não é o único jovem bem sucedido em TI. Mas até o momento apenas ele fez questão de enumerar seus feitos (num tópico onde ninguém perguntou isso). Como já disseram, ESSE JÁ SE QUEIMOU.
Representou um verdadeiro chato, mas pelo menos serviu de exemplo...
Se seu intuito de postar neste fórum era provocar inquetação, então o Sr. conseguiu o que queria, apesar de ser um atitude demasiadamente infantil pelo seu perfil.
No entanto, posso afirmar que o Sr. é apenas um profissional pago e pelo que vi, não tem qualquer aptidão empreendedora. Não sei se este é seu objetivo, mas se você está se promovendo tanto, acredito que não deseje ser funcionário para toda a vida.
Diferentemente de você, aos 21 anos de idade tive a felicidade de abrir meu próprio negócio no mercado de TI e deixei sob comando de pessoas extremamente capazes, enquanto ainda me preparava.
Não preciso me gabar, Sr. Widvovisk, e nem é do seu interesse e de ninguém minhas qualificações ou o quanto faturo.
Mas saliento que, quem é realmente bom, não precisa fazer propaganda.
Suas aptidões de nada convencem e posso colocá-lo com um frustrado e fracassado, pois tenho certeza de que você gostaria de estar ganhanho muito mais do que o seu salário.
Suas palavras serão lembradas como um péssimo exemplo a ser seguido.
Lamentável a sua postura.
Acho que de todos os comentários até agora o mais sensato foi "TER BOM SENSO", isso não só vale para o profissional de T.I, mas sim para qquer profissional. Escrever certo é primordial, porém, estamos num forum, pra debater, trocar idéias e experiencias, estamos em um espaço onde o mais importante é se comunicar, não importando o meio, canal, etc...
Se teve oportunidade de estudar em grandes colégios, aprender linguas 20 mortas, desbravar continentes isso deve ser ótimo pra você, porém tenho certeza que nao agrega nada a ninguem que esta acompanhando este tópico...
Sorte em Harvard...
(PS. já se queimou com muita gente aqui..)
Acho que de todos os comentários até agora o mais sensato foi "TER BOM SENSO", isso não só vale para o profissional de T.I, mas sim para qquer profissional. Escrever certo é primordial, porém, estamos num forum, pra debater, trocar idéias e experiencias, estamos em um espaço onde o mais importante é se comunicar, não importando o meio, canal, etc...
Se teve oportunidade de estudar em grandes colégios, aprender linguas 20 mortas, desbravar continentes isso deve ser ótimo pra você, porém tenho certeza que nao agrega nada a ninguem que esta acompanhando este tópico...
Sorte em Harvard...
(PS. já se queimou com muita gente aqui..)
Mais uma vez, desculpem-me por causar tanta inquietação nos senhores.
Super abraço
Opiniões como a do nosso amigo Widvovisk Vladvostok da Silva não devem ser motivos de chateação e muito menos levadas a sério.
O mercado de TI é grande, dentro e fora do Brasil. Todos nós sempre teremos nossas oportunidades de trabalho, pois amamos a profissão que escolhemos e quem sabe, nos tornaremos donos do nosso próprio negócio.
Quanto a se queimar? Quem não se queima nesta vida? Trabalhamos com pessoas, é inevitável. Acredito eu, que o importante, é aprendermos com nossas experiências ruins e evitarmos que se repitam.
Sobre o Sr. Widvovisk, não o conheço, não sei se é bom ou ruim, não me interessa. O que importa é que eu realmente gosto muito do que faço, e me esfoço para melhorar profissionalmente quanto pessoalmente. Se isto é sinônimo de mais estudo? Não sei. Quem gosta de se especializar, ótimo, vá em frente. Quem não gosta, se esforçe para não ficar devasado demais e assim vai...
Mas a mensagem que gostaria de deixar é que não se deixem levar por opiniões, sejam absurdas ou não, todos nós sabemos o quanto somos capazes e o conhecimento que possuem são de vocês... E isso ninguém pode nos tirar.
Abraços,
Agora, esse tipo de pessoal, quando passa por um RH competente, não custuma ser aprovado, já que demonstra muita arrogância e vontade de ser superior.
Que bom que o Sr. já está alocado, e que pena que na empresa que trabalha é quem contrata... Só torço para não ser arrogante assim com os profissionais que trabalham com você, já que sabe tanta coisa como disse, torço de verdade para que passe esse conhecimento a eles.
Agora, concordo com os colegas que falaram que existem RH's ruins, e infelizmente colocam muitas pessoas despreparas nesses cargos.
Falo por mim, que entrei na area de Recrutamento em TI há 2 anos, que para saber o que sei hoje, fui atrás de muitas pessoas competentes, e com bastante conhecimento nas emprsas que trabalhei, porque sabia que eles poderiam me passar informações importantes.
Não sou formada em nada ligado á área de TI, me formei em Recursos Humanos, mas para trabalhar com TI, fui " obrigada" a entender um pouco deste mundo, que para falar a verdade me chama muito a atenção,e cada vez que recebo uma vaga com alguma informação ( linguagem, etc) que eu não conheço, logo vou pesquisar para não fazer feio com os candidatos.
O profissional deve tirar certificações, aprender novas tecnologias, etc.., porém deve estar alinhado ao negócio da empresa e a empresa reconhecer o profissional.
Vc terminou a faculdade já faz 15 anos e tem 35 anos de idade, com 10 anos de experiência em carteira, alguns cursos extra curriculares e FICOU DESEMPREGADO? - tá queimado (churrasco de dinossauro).
Vc tem vários empregos TEMPORÁRIOS na carteira de trabalho? Tá queimado (churrasco de turista)
Vc ficou muito tempo em uma empresa? tá queimado (churrasco de acomodado)
Vc ficou pouco tempo em uma empresa? tá queimado (churrasco de turista-pula fora)
Vc conseguiu emprego, mas tem um cara na empresa q tem medo de vc e tem bom relacionamento com a gerência/diretoria? tá queimado (churrasco de vitima de invejoso-puxa-saco-chefe ele faz tudo errado)
Vc é muito sério? tá queimado (churrasco à lá cara estranho)
Vc é muito brincalhão? tá queimado (churrasco à la "chegou ontem e quer aparecer")
Vc ficou doente no dia da IMPLANTAÇÃO do novo sistema (DOMINGO)? TÁ QUEIMADOOOOOOOOOO...... (e eu sei como) churrasco pula fora, mesmo se vc estiver no NECROTÉRIO, não vão no seu velório, devido a implantação...
Vc ia para o trabalho no dia da implantação (PARTE II) do sistema e o CARRO QUEBROU, fazendo vc chegar atrasado? TÁ QUEIMADOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!! (e eu sei como)- CHURRASCO GUINCHO
O cara do turno da noite vive faltando e VC É O CARA do turno anterior? CHURRASCO COBRE TURNO (se não ficar, TÁ QUEIMADOOOOOOOOOOOOOO)
E tem, mais tipos de churrasco, eu já vivi todos esses acima....
Enfim, na minha opinião algo que "queima" o profissional de TI é a arrogância. Muitos de nós são assim! Falta muita união. E o pior é que às vezes essa arrogância aparece até mesmo sob a forma de pequenas palavras ao final de educados textos, como "diplomazinho", por exemplo.
[]s
Reflitam comigo, nós que produzimos ,suamos a camisa e o cara que nem sabe o que foi feito é que sai na foto e o pior nós que acabamos batendo a foto.. !!!!
Grande Abraço a todos e um bom inicio de ano
Para o "Nilson"... Você conseguiu se superar com a equação super complexa que chegou no resultado de que me formei aos 21 anos de idade. Nossa, como você é "bom em matemática"! Parece que o fato de eu ter me formado na Universidade de São Paulo o incomodou bastante, pelo que me lembro, em momento algum, depreciei a formação de profissionais que se formaram em Universidades privadas. Enfim, vai entender o que se passou pela sua cabeça. Em relação aos cinco idiomas... Não aprendi cinco idiomas em quatro anos. Nilson, outras línguas se aprende no decorrer da vida. Eu, por exemplo, aprendi alemão em apenas dois anos e meio, quando morei em Berlim. Inglês aprendi dos 15 aos 18 anos e, sem esquecer, fiz intercâmbio por 2 anos nos EUA. Francês aprendi com a minha querida tia. Espanhol, uma língua muito rica ao contrário do que muitos dizem, aprendi praticamente sozinho e praticando com os colegas de trabalho. E, atualmente, estou aprendendo chinês (uma língua maravilhosa!). Desculpe-me se tenho enorme facilidade em aprender outros idiomas, e, se sou um jovem de sucesso. Apenas quis deixar neste forum um relato de sucesso para quem está com baixo-estima. Creio que só se queima aquele que não é competente e fica cuidando da vida dos outros ao invés de procurar crescimento profissional.
Para o "RH"... Não confundi em deixar meu humilde comentário neste forum, pois não estou à procura de emprego, pelo contrário, eu contrato na empresa em que trabalho. Em todo caso, agradeço pela sua intenção, apenas quis me ajudar pensando que eu tivesse me confundido.
inventart e bom mas nao exagera!!
Paty, olha existem as boas e ma recrutadoras, mas percebi que no Brasil e quantidade de pessias recurtadoras e grande! eu mesmo fui vitima de uma delas, mesmo neuras! A menina olhou pra mim simplesmente nao foi com minha cara! descobriu que nora no mesmo bairro que eu(ai que ela nao gostou mesmo!!) E me retiraram do processo, infelismente existem casos assim!!!
abracos
Talvez Vossa Senhoria tenha acessado o link do menu incorreto, com o humilde perdão da palavra.
Clique em “Currículos” na aba superior deste site e cadastre seu currículo gratuitamente. Além disto, tomamos a liberdade de parabenizá-lo pelas qualificações aqui deixadas e de aconselhá-lo a deixar o Brasil, pois um profissional tão superior quanto Vossa Senhoria não recebe o devido reconhecimento nesta pobre e atrasada Federação.
Nós não iremos mais ocupar vosso precioso tempo digitando comentários com este, apesar de estamos muito ociosos para isto.
Nossos sinceros cumprimentos e lhe desejamos todo o sucesso do mundo,
Mui respeitosamente, RH.
De que adianta contratar um profissional que sabe inumeras linguagens, é auto-didata, e não sabe trabalhar com outras pessoas,se portar em uma reunião ou mesmo se comunicar??
O RH, como o próprio nome diz, é um profissional voltado para recursos humanos, portanto, a parte técnica é importante de conhecer, não resta a menos dúvida, mas por isso que existem as provas técnicas e as entrevistas com os gestores da área ( normalmente gerentes de TI ou até mesmo diretores)o RH é responsável pelo primeiro contato...é responsável pela peneira...onde irá realmente passar os candidatos que sabem o que é solicitado para os resposnsáveis pela vaga.
Quanto ao que queima o candidato de TI, posso dizer que é colocar milhoes de conhecimentos no curriculum, quando de fato, não conheçe nem metade...Mandar um cv de 10 páginas, quando o que interessa não aparece, ou é básico, e o candidato ainda diz que teve o teórico na faculdade, e que aprende com os livros.
As empresas temem investir em um profissional que será sugado pelo mercado na primeira oportunidade. Não estou julgando a veracidade deste tipo de pensamento. Apenas estou indicando que ele existe.
Sabemos que a rotatividade da área é naturalmente grande, mas isso parece que tem preocupado quem recruta. Afinal de contas, não é somente um técnico que se vai: é todo o conhecimento de negócios e processos da empresa que o indivíduo leva consigo.
[]'s!
Se vc for um profissional que tenta se impor, hora ou outra vai acabar pisando no ego de um desses caras e vai se queimar.
Se vc nunca se impuser, tem menos chances de se queimar ou perder o emprego, mas também não vai aproveitar a maioria das chances de ascenção profissional que aparecem nas empresas.
É um jogo político onde poucos vencem.
Portanto, acho que o melhor mesmo é não esquentar muito com isso e ser autêntico, tomando apenas o cuidado de não ser ingênuo.
Pode ser que isso não te dê toda as conquistas profissionais que você almeja, mas vai te trazer mais paz interior e felicidade.
Sou formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e, algo que notei ao ler os comentários deixados neste tópico, sem querer depreciar ninguém, foi, de fato, a quantidade de erros gramaticais e ortográficos cometidos. Dessa forma, concordo plenamente com o FIL, ele observou bem isso e acabou resumindo que cursinhos rápidos não formam os bons profissionais, pois estes dependem de outros fatores, como, por exemplo: comprometimento com o que se aprende e muita dedicação.
Tenho 25 anos de idade e já passei por inúmeras empresas. Não tive receio algum de me impor quando o assunto se tratava de reconhecimento. O bom profissional tem por obrigação cobrar reconhecimento de seus superiores e mostrar a eles o quanto é competente no que faz, mesmo que já saibam disso. Contudo, sempre com elegância e sem querer puxar o tapete de ninguém.
Hoje trabalho em uma multinacional e falo fluentemente cinco línguas. Já estive em mais de oito países da Europa e América. Possuo diversas certificações e sei que não são estas certificações que formam o meu caráter profissional, e, sim a forma com a qual enfrento os desafios e os negócios da empresa.
Para àquele que diz ter se formado recentemente e está desfrutando de um "salariozinho", por favor, pergunte-se: eu sou qualificado para determinado cargo? Realmente me identifico com a área em que atuo? Por fim, pergunte-se se fez alguma coisa relevante para se destacar entre os demais profissionais, além de apenas ter cursado durante 4 ou 5 anos uma Universidade que lhe atribuiu apenas mais um diplomazinho.
Gerente de T.I.
E pelo lado da empresa, desculpa Daniel mas vou usar seu caso hehehe.Antes disso, que fique bem claro que não estou brigando aqui. Respeito a sua opnião, mas não concordo. Concordo com o item de usar coisas da empresa para uso pessoal. Não tem o que falar. Quanto a ser autodidata e não ter faculdade eu discordo. Trabalhei com um cara que era realmente cabeção e humilde. O cara não tinha faculdade, mas comia livros. O que perguntasse para ele você teria a resposta na hora e o que não soubesse corria atrás e respondi. Já trabalhou na europa, estados unidos, emirados arabes e hoje está morando e trabalhando na Suiça. E não tinha faculdade.Então essa coisa de ser autoditada de nada queima a pessoa, a não ser o fato da pessoa não correr atrás aí muda completamente de figura. Não adianta nada um cara fazer um curso de 40 horas e não correr atrás de outras informações pensando que só com essas 40 horas ele seja quase pleno. Quanto a abandonar um projeto no fim existem inumeros tipos de acontecimentos que uma pessoa possa deixar um projeto.
O que realmente queima o profissional é não ser honesto. Lembro até hoje de uma episódio de uma série que passou na TV de um cara que não mentia...Ele dizia: "Se você mente você é mentiroso, Se você fala a verdade você é grosso" hehehe. E realmente tem razão. Por exemplo, eu não faço mais hora extra. Me matava de trabalhar, virava noites, finais de semana e o resultado foi quase um enfarto com 23 anos. Depois comecei a falar não para a empresa e fiquei com fama de não ser profissional.
Caros companheiros, concordo plenamente com o que foi dito, no entanto vejo a necessidade de acrescentar algo. A pior queimação são aquelas pessoas, as quais são responsáveis pela contratação independente de área, ou seja, o profissional do rh. Geralmente essas pessoas são muito mal formadas em rh e quando chega a vez de contratar o profissional de t.i, não sabe da parte técnica. Essa é a essência da coisa, essas pessoas reparam se a pessoa é musculosa , bonita, qual a cor dos seus olhos, que tipo de balada você curte etc. Isso que está matando os bons profissionais. Outro fator é o baixo salário. Como pode o cara passa 4 anos em uma faculdade estudando análise de sistemas, pagando mensalidades caras, olhando aqueles fluxogramas, aqueles códigos, quando vai procurar emprego olha os anúncios de salários a R$ 1,800 reais, e para esse salário o cara tem que conhecer inúmeras linguagens. Eu recentemente estava comparando nossa área com a área de marketing, analisei os prós e os contras. Os contras pesaram muito mais que os prós. Até estou pensando em mudar de área !!!!! hahahah !! Abraço a todos! E feliz 2009, com esperança de mudança! Acho difícil, mas...
Só neste tópico temos que ver coisas como:
"... EM FIM quem realmente..."
"... infelismente ... "
"... peseudo profissionais ..."
Poxa, gente... Não é porque curtimos um PC, e desenvolver aplicações em sua linguagem, que temos que esquecer da nossa. Independente de qualquer coisa, um bom profissional precisa ter cultura, e ser inteligente. E saber todos os patterns, ligar 20 EJB ao mesmo tempo e etc não significa que você é uma pessoa inteligente.
O mercado pede por pessoas cultas, que sabem agradar um cliente com palavras quando aquele update que você prometeu não saiu.
Estudem mais... Tirar diplominha e certificação de xHTML não significa nada... Um desafio é bom de vez em quando.
O que queima o profissional de TI são Chefes incopetentes que não possuem 1/3 da formação e experiência que você possue, que certamente chegaram a este cargo por ser amigo ou protegido de alguem dentro da empresa. Sendo assim ele precisa eliminar qualquer ameaça que possa revelar sua real situação e então ele queima o profissional.
Outra váriavel que pode queimar um profissional são consultorias que oferecem salários ridículos ou pior, prometem inumeras vantagens para que vc aceite o cargo e logo após aceito, em menos de 15 dias estas promessas não são cumpridas ou tambem podem ser alteradas as condições e se por esta razão você desiste do projeto, ela fala para todos que você abandonou o projeto sem motivos quando na realidade quem não cumpriu os termos foi ela.
Enquanto houver estas duas figuras de nada basta você estudar, especializar-se, aprender linguas, pois de nada vale em um país formado de favores e trocas de gentilezas.
Abraço a todos e um bom ano
Sinceramente, achei meio inútil essa pergunta, porque se você tem BOM SENSO, você já não se queima, isso é certeza. Se você não tem bom senso, só vai aprender na porrada - e se queimando, e o pior a se fazer é dar uma de vítima, no fundo todo profissional que "se queima" sabe bem o que fez, e pode muito bem "se consertar".
E digo mais: ESQUEÇA dessa preocupação em se queimar. Estude, seja um bom profissional e se aperfeiçoe mas, principalmente, NÃO SEJA SEM NOÇÃO. Usando de BOM SENSO você nunca se queima.
Agora também não dá pra ser adivinho: tem lugar aí que na entrevista você vai se queimar, sem saber, pelos motivos mais toscos: ou porque tem tatuagem (e você bobeou de deixar aparecer), ou porque sua gravata não está nos padrões da empresa, ou porque foi de gravata (e se acha o executivão, essa é a análise), ou porque tem bigode, ou porque não é caucasiano, ou porque tá com uma alface no dente (não coma x-salada antes de ir pra entrevista). Aí só sendo o David Blaine mesmo. Acredite se quiser, mas tem entrevistas e recrutadores assim SIM!
Então, desencane dessa preocupação besta. Quando você tem bom senso, é leal e simpático, os recrutadores acabam até te ajudando às vezes.
Nas vagas de TI, este requisito aparece com muito mais frequência, o que pode significar que a imagem do Nerd, introvertido e mau humorado não é assim tão fantasiosa...
Primeiro antes de entrar na empresa :
Mentir no curriculum : Colocar que possui inglês fluente e domina várias linguagens e depois falhar nos testes mais básicos, não revisar a ortografia e gramática do curriculum, fazer um curriculum genérico, que sirva tanto para uma vaga de Estágio quanto para Diretor de TI, chegar atrasado na entrevista, menosprezar, ou ser impaciente com as primeiras pessoas de contato na empresa, como recepcionistas, secretárias e recrutadoras de RH, meter o pau na empresa e nos chefes anteriores. Informações comprometedoras na internet : Participar de comunidades do tipo : “Sou Hacker e vamos destruir o mundo”, “Odeio trabalhar”, usar para contato com a empresa um email como : taradinha_de_itu@hotmail.com
Já empregado :
Tratar todos os usuários de forma arrogante, como se toda a vida inteligente da empresa estivesse limitada a área de TI. Falar apenas em termos técnicos, não ter visão de negócio, não se interessar pela empresa ou seu ramo de atividade. Achar que á autodidata, que aprende tudo sozinho e nem de faculdade precisa. Não ser discreto, desenvolver um sistema de RH e depois sair comentando os salários do pessoal. Não assumir erros, tentar enrolar quando não sabe uma resposta. Ser terceirizado e reclamar da consultoria dentro da empresa cliente. Sair na fase final de um projeto, deixando todos na mão.
Usar o email e computador da empresa como seu fossem seus, armazenando fotos, programas piratas, enviando piadas para os amigos e etc. Ser fanático por algum tipo de tecnologia, como se fosse uma religião, fazer promessas, concordar com prazos e depois não cumprir...
A lista é grande, para começar acho que tá bom...
Anteriores:
87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.
86 - Como fazer um bom currículo para TI ?
85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?
84 - Nova lei de estágio já em vigor
83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?
82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado
80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?
79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras
77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?
76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?
74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?
73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ
72 - Por que os projetos de TI atrasam ?
71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?
70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?
69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?
68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?
67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano
66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?
65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?
64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?
63 - Pesquisa 2006 completa : comentários
62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher
61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade
60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade
59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?
58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?
57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?
56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício
55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens
54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?
53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.
52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?
51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?
50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?
49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?
48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?
47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?
46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?
45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?
44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?
43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?
42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?
41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?
40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ
39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?
38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano
37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?
36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?
35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?
34 - Concursos públicos para profissionais de TI
33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?
32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004
31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?
30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?
29 - Como superar o trauma da demissão ?
28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?
26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?
25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?
24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?
23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?
22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?
21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?
20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?
19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?
18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?
17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?
16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?
15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?
14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?
13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?
12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?
11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?
10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?
9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?
8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?
7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??
6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?
5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?