APinfo - Forum


A área de TI perdeu status nas empresas ?

Sugerido por : Luciana, Adriano, Thalita



6/03/09, 08:18:24: DINO - IP : 201.27.****
    COMPLETANDO:

    A medida que fomos perdendo o 'Status' (direitos trabalhistas, respeito profissional, etc. etc.), fomos 'obrigados' a 'abrir' 'Empresas', no começo como ME (imposto era 4% do bruto), e depois Ltda. o que permanece até hoje para o PJ. Só que isso, todos sabemos, não passa de 'fachada'. sempre com a omissão do M.do T., para burlar a Leis Trabalhistas.

    E as consequencias disso, é tudo isso que vcs estão escrevento, sentindo e vivenciando na area de TI., neste pais.


6/03/09, 08:07:02: Dino - IP : 201.27.****
    Caros Colegas:

    Na minha humilde opinião, com mais de 35 anos de Informatica (isso não quer dizer que sei mais ou tenho mais razão que um jovem de 2, 5 ou 10 anos de area), mas por esse tempo todo, sou pelo menos testemunha da 'porcaria' que virou nosa profissão (em todos os niveis). Tudo começou no inicio de 1990, quando OS GRANDES EMPRESARIOS (BANCOS E GRANDES INDUSTRIAS), começaram a 'TERCEIRIZAR' a area de Informatica. No inicio, um 'terceiro' era mais respeitado (talvez, porque tivessemos entre nós mais técnicos e menos 'politicos' e 'picaretas' na nossa area) e as Consultorias ainda não tinham 'descoberto' as dezenas de 'truques', que hoje usam para explorar ao máximo nossa mão-de-obra especializada. Com o passar dos anos, com a omissão total do M.do T. as Consultorias e as Empresas que as contratavam, foram cada vez mais 'abusando' e desvalorizando os profissionais de TI, visando sómente o Lucro pelo Lucro. e o M. do T. nada fez a não ser em alguns casos excepcionais. Muitos profissionais da minha geração, que antes 'vestiam' a camisa da empresa, por não serem mais funcionarios, foram cada vez mais tratados como 'objetos'...(recursos) e 'alugados' pelas Consultorias. Em vista disso, conclui-se facimente porque NÓS perdemos o tal de STATUS.


5/03/09, 18:55:40: Edilson - IP : 200.185.13****
    Sim, a área de TI perdeu seu status! Por quê? Primeiramente porque as empresas desenvolvedoras de sistemas operacionais e softwares trataram de tornar as interfaces mais amigáveis e a necessidade de intervenção humana (atividade mental) bem menor (quase tudo vem pronto a partir de simples comandos). A partir daí, para muitas funções dentro de TI, a especialização deixou de ser fundamental. Em conjunto com isso, houve uma procura enorme por cursos de graduação em TI, o que fez proliferar as faculdades oferecendo cursos sem qualquer qualidade. Um "sem número" de profissionais (em sua quase totalidade despreparados) invadiu o mercado de trabalho e passou a aceitar ofertas de emprego com salários ínfimos. Com isso houve um grande achatamento nos salários auferidos por quase todos os profissionais da área (quase todos porque os executivos passaram a ganhar ainda mais). Daí vem a "perda de status". Conforme li em comentários anteriores, é óbvio que a área de TI é tão importante para qualquer empresa quanto a sua própria área de negócio (seja ela qual for), assim como coração e cérebro (além de outros órgãos) são vitais para o corpo humano. Solução para isso a curto prazo talvez fosse possível através de uma demonstração de união e força dos profissionais através do sindicato da categoria (o que acho muito difícil). A longo prazo, devemos esperar que a procura e a consequente oferta de cursos de graduação na área diminuam. Abraços.

5/03/09, 15:49:02: Heber hebersilva.s@gmail.com - IP : 200.168.8****
    Bom....alguns comentarios foram ao ponto chave da questão estou a um ano e meio me matando de estudar T.I para me formar tecnico e quando me formar vou disputar vagas com um progamador de boteco é por isso que ésta aria esta perdendo a credibilidade ......

5/03/09, 13:38:07: George - IP : 57.67.1****
    O post abaixo do Otaviano realmente é muito bom...

5/03/09, 12:23:42: Jose Maria teixeirajmc@uol.com.br - IP : 192.128.13****
    Ótimo, o texto do Otaviano. Não há muito mais o que falar.

5/03/09, 11:38:21: eguinaldo naldo864@hotmail.com - IP : 201.92.132****
    essa area esta desacreditada por que muita gente que não entende nada de informatica se encontra fazendo o serviço de quem realmente e tecnico. exemplo : uma pessoa tem dinheiro o pouco suficiente para montar uma assistencia ou loja esta pessoa monta mas não entende nada disso numca estudou .aprendeu a dar um boot num cd do win e agora ja se acha tecnico de ti.

    isso mancha os tecnicos que tem que ficar arrumando os problemas causados por estas pessoas .


5/03/09, 11:11:04: Anderson - IP : 200.204.14****
    Bem, A área de TI é a pior que existe, hoje tem bastante vaga de trabalho porque as empresas querem alguém que seja programador, dba, arquiteto, faça café, ou seja, você tem que conhecer muito, e ganhar pouco, as vezes vejo vagas aqui no site, que se eu fosse me candidatar eu cobraria 50 mil reais por mês, pela exigência de tanta coisa que eles pedem, e o grande problema aqui em São Paulo é que todas as empresas estão concentradas na região da berrini, um lugar horrível, de difícil acesso, não tem estação de metrô, tem um transito infernal, muito ruim aquela região, ainda mais para quem mora na zona leste. Bem eu não me vejo com 40 ou 50 anos programando, quero fazer uma pós em administração, quero sair fora da área de TI em breve, ou virar meu próprio patrão, só vou morrer na área de TI se eu passar num concurso público, ou for para uma cidade melhor que são paulo, melhor que eu digo é com qualidade de vida, e afinal qualidade de vida acho que nenhum profissional de TI tem, porque os profissionais tem hora para entrar, mas não tem hora para sair da empresa, não dá para fazer mais nada.


5/03/09, 10:54:39: Renan continuando... - IP : 150.165.11****
    E aqueles que desejam continuar nessa área, desejo boa sorte a todos, que vc´s possam encontrar uma empresa que respeite seus conhecimentos e talentos que levaram tempo e dinheiro para desenvolver.

    Ao meu ver, TI já foi bom, um dia, hoje infelizmente nao é o melhor mercado.


5/03/09, 10:50:38: Renan Lamentavel - IP : 150.165.11****
    Antigamente o bom profissional era bem pago, hoje o bom profissional na area de TI passa dificuldades, o valor hora caiu muito de todos os profissionais, o mercado está cheio e a cada ano se forma novas turmas com a ilusao de que vao entrar no mercado de TI e ficarem ricos do dia pra noite, e a imprensa vendendo a imagem de que esse mercado paga muito bem e que falta profissionais. Os que ganham bem em TI são a excesao, uma pequena parcela que conseguiu entrar numa boa empresa que valoriza o capital humano e intelectual, que investe na formação de seus profissionais, mas isso nao é a realidade do mercado como um todo e sim de uma pequena parcela. E é essa pequena parcela que passa nos jornais e revistas. Ainda bem que mudei de area enquanto podia.

    Fiz curso tecnico em processamento de dados, na época tirei o MCP para o NT 4.0 e naquela época tinha emprego bom, mas quando eu percebi que as coisas iriam mudar pra pior eu desisti de cursa computação, estudei, fiz vestibular e entrei numa univ. federal e curso engenharia hoje. Sinceramente, vou uma das decisões mais acertivas que tomei no nivel profissional. Mesmo tendo dificuldade no curso(pois a exigencia é grande)sei que independente disso, o mercado para engenharia está aberto, nem a idade que antes era uma barreira agora nao atrapalha, pois até aposentados estao retornando a ativa.


5/03/09, 09:34:51: Otaviano - IP : 200.15.337****
    TI perdeu status nas empresas, a evolução da tecnologia, a adoção de pacotes do tipo ERP e outras soluções prontas, transformou boa parte dos sistemas em commodities.

    As empresas sempre vão tentar obter o melhor recurso pelo menor preço, não tem como mudar isto.

    Antigamente quem sabia VB ganhava cerca de R$ 40,00 a hora, hoje com a abundância de profissionais, este valor já caiu para menos da metade.

    Quem quer ganhar bem, tem que estar sempre trabalhando com tecnologias novas, onde a oferta de profissionais é menor.

    Aprender uma linguagem é achar que vai passar o resto da vida trabalhando com ela, obtendo salários cada vez maiores é ilusão.

    Uma importante característica de um profissional de TI de sucesso é a capacidade de aprendizado continuo, de novas linguagens, tecnologias, entendimento do negócio, relacionamento e etc, quem não se sente confortável neste ambiente deve mudar de área.

    Esta busca pelo novo e a impossibilidade de acomodação é desafiadora, mas por outro lado é o que da o diferencial na área de TI. Quem quer utilizar todas as experiência passadas e crescer de forma mais linear, deve procurar carreiras como por exemplo Direito. Em TI, experiência é importante, mas o que você aprendeu a 5, 10 anos atrás perde o valor muito rapidamente.


20/02/09, 10:23:44: Eu2 marc.horus@gmail.com - IP : 189.110.17****
    Rodrigo, eu nao sei o que livre arbitrio na area, pq estu parado faz um tempo, e ninguem me chama(quase 5 meses). Tinha um valor alto agora estou abaixando pq essas meninas de RH recebem 500 curriculuns por vaga, e quando olham quem querem chutam o o valor mais baixo(ordem das cnsultorias), certa vez numa vaga de especialista eu tinha colocado 30 reais a hora (era uma vaga de Arquiteto de Sistemas senior com conhecimento em DBA, aplicacoes etc, na pratica um mcara desse custa uns 50 pilas no minimo), ela respondeu meu email dizendo se o valor era negociavel! deu vontade de mandar ... mas fiquei quieto! Eu sinceramente nao sei mais que fazer estou parado e nao consigo vaga, o pior que na tv mostra que faltam bons profissionais e minha familia olha torto para mim, olharam o rapaz que ganha 10 mil reais por mes com 25 anos(eu dou risada) mas eles ficam assim olhando estranho. Faze o que ne!!

20/02/09, 10:11:26: rodrigo - IP : 189.120.18****
    quem perde status não é a area de TI e sim a falta de livre arbitrio de um profissional de TI.

20/02/09, 10:08:53: rodrigo - IP : 189.120.18****
    Creio que a area de TI é uma area que está se prostituindo principalmente na parte operacional - contratando profissionais a preço de banana para que os cortes de custos da empresa seja mais neste departamento, por exemplo um analista de suporte com conhecimento profundo em Linux ganha uma faixa de pagamento abaixo, comparando com uma pessoal que conheça metodologia, a metodologia é fundamental mas o conhecimento técnico é o troubleshooting para não existir o problema.

20/02/09, 10:00:55: EU - IP : 189.110.17****
    Desculpem estava nervoso, mas contuo sem dizendo que TI érdeu status sim! Concordo que as consultorias avacalharam e avalham os profissionais, veja o que deixa indignado e o fato que o profissional de TI nao e uma ferramenta de trabalho e sim uma ferramenta exploratoria, todos nos sabemos que e mais facil uma empresa contratar um profissional de uma consultoria, pagar 80 reais e a mesma pegar o menor valor e repassar a empresa, uma tecnica brasiloide de exploracao! as meninas de RH que nada sabem so perguntam o valor hora o menor preco ganha e ainda exigem o melhor, ja vi porjetos de 15 dias(um biscate pq projeto isso nao é) em que a pessoa queria fazer uma entrevista teste tecnico psicologico, etc. Isso nao tem cabimento, bastava apenas conversar com o cliente para chegar a um meio termo! Mais engracado e ver que a televisao coloca que faltam profissionais qualificados na area! Mas qualificacao pra isso? para fazer biscate e ser PJ?? que existem 10 mil vagas sobrando engracado que ninguem fala que as consutorias multiplicam uma vaga de 1 cliente em 10 vagas( apinfo aqui mesmo tem dessas 4 ou 5 consultorias para a mesma vaga! Isso e avacalhar e se isso nao e perder o status nao sei o que é!

20/02/09, 00:19:31: Alberto - IP : 187.26.11****
    QUE A TI TEM IMPORTÂNCIA, DISTO NINGUÉM DUVIDA! O que se está em discussão é pq a TI perdeu status. 'STATUS' É DIFERENTE DE 'IMPORTÂNCIA'! O PESSOAL DA FAXINA, POR EXEMPLO, É IMPORTANTE. Aliás, importantíssimo! Porém não têm status: qualquer um pode fazer o trabalho da faxina. A TI TB ESTÁ PERDENDO STATUS: QUALQUER UM PODE FAZER O SERVIÇO DE TI, ATÉ O FAXINEIRO! Isso se deve a vários fatores: (1) AS TECNOLOGIAS ESTÃO SE TORNANDO MAIS ACESSÍVEIS E FÁCEIS (E ISTO É POSITIVO); (2) Os profissionais de TI estão se tornando acomodados, preferindo apenas fazer aplicaçõezinhas insert+update+delete. Ninguém costroi hardware novo, ninguém constroi idéias novas! Todos preferem importar idéias prontas do exterior; (3) AS CONSULTORIAS DE TI INVESTE SÓ NOS RECRUTADORES, AQUELES QUE TEM 'KNOW WHO', TRATANDO OS PROFISSIONAIS DE TI, AQUELES QUE TEM O 'KNOW HOW' APENAS COMO 'ESCRAVOS INTELECTUAIS'. Se levarmos os assuntos às últimas consequências, podemos perceber claramente que a culpa é das consultorias que se dizem consultoria de TI, quando na verdade são apenas consultorias de RH! ASSIM, PODEMOS DIZER QUE NOSSO PAÍS TEM UM NÚMERO MUITÍSSIMO REDUZIDO DE CONSULTORIAS DE TI!


19/02/09, 21:16:43: TI 2009 - IP : 189.53.32****
    Senhores, Acredito que alguns de vocês trabalham em grandes empresas ou em grandes grupos, portanto esses entenderão o que digo. Acredito que a TI não perdeu "status" nas empresas, mas sim o contrario. Estava conversando essa semana, durante o almoço, com um dos diretores de onde trabalho a "dependência" que as grandes empresas tem da TI hoje em dia. Para aquelas empresas que já se deram conta que a TI é tão importante aos seus negocios quanto a maioria das suas áreas, os profissionais de tecnologia nao somente sao valorizados mas tambem tem posicao de destaque detre os gestores das demais areas. Sem pensar muito, poderia citar no minimo 5 exemplos de grandes CIO´s do Brasil, que participam de eventos anuais comigo e compartilham da minha opinião. Acho que a pergunta correta não seria se a área de TI perdeu "status", mas sim por quanto tempo uma empresa consegue ficar sem reconhecer o verdadeiro valor de TI ou quanto uma empresa consegue crescer sem valorizar TI. Os grandes grupos empresariais do Brasil, sem excessão, reconhecem seus profissionais de TI e dao a eles posicao de destaque dentre os demais gestores das empresas. Se essa afirmação não fosse verdade, nao veriamos nas revistas diretores de áreas de negocio que vieram da TI ou tantos gestores de TI que ganham premios anuais. Desafio os funcionarios de grandes grupos ou grandes empresas que discordarem deste e-mail a enviar um e-mail a seus diretores e perguntar qual o valor da TI para seu negócio. Aos que receberem resposta negativa ou desanimadora, recomendo trocar de empresa ou rever suas posturas, porque essas sim podem ser os grandes motivadores de uma TI sem valor.

19/02/09, 20:48:21: Eu - IP : 189.69.95****
    perdeu sim, nao adiante dizer que nao etc, quem e o profissional pq aqui no Brasil perdeu, tanto que so estou aqui pq nao falo ingles fluente, se eu fosse o que a maioria das empresas de TI quer, super profissional, certificado ingles fluente , vc acha mesmo que eu ficaria aqui??Alias quem ficaria? ganhando 54 reais hora se dar para ganhar 70 dolares a hora fora! Entao nao vem com essa de que quem vale o profissional, pq aqui fica quem nao tem opcao!! a qualidade cai pq nao se paga direito e explora muito , sabemos muito bem que TI no Brasil(tanto consultoria, empresa, empregado ou explorado) tem uma mentalidade muito infantil! Baseado nisso "quero O MELHOR pelo menor preco" como se fossemos mercadoria, isso nao acaba bem!! Nunca me esqueco que as consultorias em dialogos me tratavam como produto de consumo, isso me deixa puto! Resumindo quem avacalha e avacalhado! abracos

19/02/09, 19:31:13: Ricardo - IP : 189.54.180****
    Minha opinião é a seguinte... Independente de status da área, quem deve criar seu "status" é o profissional. Como? Contruindo sua marca no mercado de trabalho. Se você for um bom profissional, como uma boa formação e entender o que seu cliente precisa, com certeza vai ter sucesso. Eu já ganhei meus 2k por mês também, mas hoje, como muito esforço e dedicação, tenho uma ótima remuneração. Trabalho com produtos Microsoft e tenho algumas certificações. Não acredito em fórmulas mágicas como consiga um diploma univers. ou uma certificação e ganhem muuuuito... O importante é se dedicar e ficar ligado no mercado!

19/02/09, 18:11:19: CristianoGalvão cristiano@galvao.pro.br - IP : 192.100.111****
    A TI ainda não perdeu muito status, mas o profissional sim. E a causa vocês já sabem... é uma mistura disso tudo que vocês estão falando.

    Mas pensem pelo outro lado: se a coisa continuar do jeito que está, vai chegar uma hora que vai cair a ficha nas grandes empresas, e estas vão deixar as más consultorias para voltar a contratar os profissionais de TI como funcionários ao invés de terceirizados. Ninguém aguenta calo no pé a vida toda, só algumas boas consultorias sobreviverão.


19/02/09, 17:27:54: Rodrigo - IP : 187.26.11****
    Existem consultorias de TI que forçam a saída de profissionais com perfil bem conhecido, da empresa em que estão para serem alocá-los em outras empresas que oferecem muito mais! Muitas consultorias não se importa se o profissional está bem ou não ou se concordam ou não! Para elas, o que importa é o quanto irão ganhar. Muitos profissionais envolvidos nem ficam sabendo da jogada. São verdadeiros inocentes (laranjas) desta história toda!

19/02/09, 17:23:55: RVCOLONELLI rvcolonelli@hotmail.com - IP : 201.1.20****
    AO GEORGE...

    Então George sou de Infra também....gosto muito da área....apesar que trabalho em ambientes de pequeno porte...escritórios,peq2uenas empresas e residencial....O Ganhar bem que disse não estipula valores,vamos falar algo em torno de 2mil reais sem registro,sem VA,VT,Plano de saúde....sem nada de beneficio.......tenho amigos que sairam de Infra como você e hoje estão bem e não são daqueles que atrapalham a operação do Suporte com pergunta do tipo : Caiu a Internet???.....ué abre o navegador e me responde....abriu a página?? não...então caiu....ridiculo isso,mas aguentamos isso....agora que vc tem o valor,acha que ganho bem???....só desejo o suficiente pra todos e pra mim......suficiente pra viver,comer,estudar e não ter que fazer algo ilicito como os grandes fazem,todas as empresas fazem.....mas nessa terra,quem etm dinheiro ta imune.....só quero chegar a esse ponto ....imunidade..!!!...abraçãoo....e quanto a mandar o curriculo,pode mandar que tenho um network bacana!


19/02/09, 16:24:44: marcman - IP : 189.69.95****
    Ti sao apenas negocios e business, jogo do te quero mas nao te pago!! O menor preco ganha! A partir deste jogo e da falta de etica se cria uma pessia perspectiva! Consultorias sao um exemplo de falta de tica tanto da consultoria como da empresa que contrata a consultoria!! A tendencia e sempre a piorar!

19/02/09, 16:10:27: Denis - IP : 189.19.14****
    mercado de TI não é mais o mesmos donos de consultoria ganham valores abusrdos nas costas da gente e ainda nao investe em reciclagem , infelizmente nossa profissão esta sendo "prostituida"

19/02/09, 15:28:52: Eduardo edu.gol2ig.com.br - IP : 200.228.12****
    Gente, boa tarde! Realmete 1 ou 2 comentários... O meu é o seguinte, o TI certamente não perdeusua importância dentro da conjuntura, me parece que quem luta para tal perda são alguns profissionais que trabalham em troca de prato de comida.

19/02/09, 15:00:25: William - IP : 189.78.22****
    Sem dúvidas que TI perdeu status nas empresas, hoje em dia TI é visto como um departamento de nível operacional, que custa muito caro e não é diretamente ligado ao negócio da empresa. Por isso a Terceirização tomou conta do mercado escravizando os profissionais, oferecendo baixos salários aos que não tem alternativas, propostas indecentes de contração (PJ, Coperativa, CLT FLEX, CLT DUPLEX e etc), além da baixa remuneração elas rasgam a CLT e sonegam fortunas em impostos. Tudo em busca da ganância e baixos custos. A maioria das consultorias atuantes no Brasil são picaretas, não investem um centavo na formação de profissionais. Os profissionais que não nasceram abonados tem dificuldades em se formar em uma boa universidade, ter um segundo idioma, frequentar cursos oficiais, o mercado cobra capacitação mas ao mesmo tempo não investem na formação e reciclagem dos profissionais. Essa situação reflete no descontentamento dos profissionais presentes no fórum. O brasil tem ótimos profissionais, falta uma política pública para tratar TI incentivando a formação, capacitação, geração de empregos, parceria empresas privadas e publica pra pesquisas. No mercado de exportação de serviços de TI o Brasil representa apenas 1%, tudo culpa da ma qualidade da educação básica, fundamental, média e superior oferecido pelo governo, má distribuição de renda, infraestrutura e empresas privadas picaretas desorganizadas. Infelizmente a realidade é que estamos no Brasil onde existem explorados e exploradores.


19/02/09, 13:44:10: Flávio Prado - IP : 200.189.11****
    A área de TI perdeu status nas empresas ? Claro que não ! Esse fato ocorre somente para empresas que não valorizam a TI e estão fadadas ao fracasso. "O sucesso não vem por acaso", achar que você vai ganhar rios de dinheiro ao sair da faculdade ou de um curso técnico é ilusão, exige muito sacrifício estudo,como falado pelos colegas anteriores deve-se estudar e muito e ficar atento às empresas que realmente valorizam o profissional, às vezes o melhor salário não é tudo deve-se pesar:-ambiente de trabalho, crescimento profissional, cursos que a empresa oferece. Como em qualquer só os melhores terão sucesso duradouro. Sejam os melhores !

19/02/09, 13:14:46: Valter adm_ti@yahoo.com.br - IP : 189.110.199****
    Srs. Se me permitem achei este artigo do dia 17/02 que explica bem a importancia da área de T.I. principalmente nos tempos atuais de crise financeira, as quais os funcionários CLT estão nervosos quase sem ambiente de trabalho, por causa das demissões e os terceirizados que não são leais ao projeto e aos negócios da empresa tornando as empresas vulneráveis. Veja a reportagem através do link abaixo;

    https://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&taxonomyName=networking_and_internet&articleId=9128091&taxonomyId=16&intsrc=kc_feat


18/02/09, 22:28:07: Carlos - IP : 201.42.8****
    Aos que disseram que a culpa da atual situação é dos profissionais de TI e a melhor solução é abandonar a área, eu respeito, é uma opinião e cada um busca seu caminho; mas de minha experiência o que eu posso dizer é especialize-se, estude, estude principalmente os conceitos de negócios das empresa que é o que mais importa e por último o mais importante de tudo: Tenha ética! Tenha profissionalismo! Vocês vão até se deparar com um monte de empresas e consultorias picaretas no mercado, e com certeza perderão um bom dinheiro, mas lutem para ter um mercado de trabalho com ética e valorização. Não tenha medo de chegar em qualquer empresa ou consultoria e exigir boa remuneração e boas condições de trabalho, pergunte se a empresa valoriza o profissional, se paga ou estimula certificações, se tem férias remuneradas, se há benefícios e quando lhe for respondido que não, com aquelas desculpas mais esfarrapadas do mundo do tipo PJ não tem benefícios ou não pagamos treinamento ou férias para terceiros, caia fóra, vc vai perder seu tempo trabalhando neste tipo de empresa. Existem excelentes oportunidades na área de TI, prepare-se para elas e exija a sua valorização profissional!

18/02/09, 22:27:47: Carlos - IP : 201.42.8****
    A área de TI realmente vem perdendo importância nas empresas, na verdade não perdendo importância, mas trabalhando de forma cada vez mais precária, mas é devido as próprias empresas e não as consultorias como tem colocado uma boa parte das pessoas que postaram seus comentários. As consultorias de informática como são chamadas as empresas de terceirização de mão-de-obra são criação dos próprios contratantes que buscam normalmente menores custos, sonegação fiscal e de direitos trabalhistas e menor responsabilidade pela contratação de profissionais que muitas vezes pelas especializações e média salarial são difíceis de encontrar e/ou tem uma contratação muito custosa de acordo com o ponto de vista destas empresas que não sabem avaliar o resultado que um profissional de TI bem qualificado e com boa experiência proporciona. Existem sim consultorias sérias, que tem ética e qualidade no trabalho,mas são pouquíssimas e/ou apenas são sérias em algumas áreas de TI. A solução para este problema está longe da criação de um Conselho da área, de leis de regulamentação, de apenas poder trabalhar na área quem é formado em TI; todos sabem que são todas tentativas que vão resultar em nada. A única solução que existe para o problema é que as empresas que necessitam cada vez mais de um suporte tecnológico de qualidade tenham visão e invistam de maneira correta os seus recursos destinados à informática e exijam qualidade, ética e boas soluções tanto dos profissionais que contratam (Diretores e Gerentes de TI) como os contratados, sejam eles consultorias ou profissionais de TI.

18/02/09, 22:04:35: George - IP : 189.62.228****
    Ao RVCOLONELLI....

    Agora vamos ao ponto que interessa, se vc nao ganha mal como disse, vou te mandar meu CV, afinal tb quero ganhar bem como todo mundo aqui..


18/02/09, 22:00:50: George - IP : 189.62.228****
    Ao RVCOLONELLI....

    Se vc notar nos meus comentários verá que disse: Especialista em alguma ferramenta com uma visão generalista, ou seja pelo menos ter uma noção básica...muita gente não tem, e olha os custos dos projetos atualmente...

    Por isso esta cheio de gestores e gerentes de TI, que mal sabem pra que servem uma framwork e comandam equipes de desenvolvedores...


18/02/09, 21:58:14: George - IP : 189.62.228****
    Ao RVCOLONELLI....

    Quanto aos programadores, sejam de SAP ou não saberem nada sobre Hardwares ou Softwares e somente sobre a ferramenta a qual trabalham, concordo e vejo isso no dia a dia, mas como especialista deve saber que o o software sem o hardware, não serve para nada, ou estou errado? Estou migrando da area de infra para desenvolvimento, e vejo a diferença que isso esta fazendo no dia a dia...


18/02/09, 17:10:46: Flavio - IP : 200.54.241****
    A crise esta ai, minha mulher me trai, meu cachorro me morde ..., mas depois de ler alguns comentários descobri que as consultorias são a mãe de todos os problemas da humanidade, vou mandar já um email para o Obama.

    Brincadeiras à parte, tomem cuidado quando analisarem os comentários do fórum, alguns claramente são colocados para insuflar e manipular a opinião dos incautos, por exemplo IP 200.220.181***, coloca a mesma ladainha em todos os fóruns, com nomes diferentes, hoje já usou Carlos e Marcelo.

    Estes que colocam que já saíram da área a muitos anos e estão ganhando muito bem.. o que eles fazem por aqui ??? Bateu uma saudade ???

    Os que falam que devemos nós valorizar e não aceitar propostas baixas, quanto é que eles realmente ganham ??

    A área de TI, perdeu importância nas empresas, não paga mais o que pagava antes e a tendência dos salários é de queda para quem quer continuar fazendo a mesma coisa, mas existem também profissionais de sucesso, que ganham bem e estão realizados.

    Quem esta no início de carreira deve ficar atento para não se deixar manipular, nem pelo lado das consultorias, nem por outros profissionais, que por vários motivos não se deram bem na área e querem projetar em todos os outros a sua frustração.


18/02/09, 16:27:43: Carlos - IP : 200.220.181****
    Caros colegas, imaginem se não existisse este forum aqui para colocarmos em miudos toda nossa insatisfação, seriamos seres ainda mais infelizes do que somos hoje, pois achariamos que tudo só acontece conosco, mas graças a deus o profissional de T.I caiu na realidade e resolveu colocar a boca no trombone, pois nossa realidade cotidiana é esta mesmo que estamos lendo nos relatos de outros colegas de profissão.

18/02/09, 15:44:12: RVCOLONELLI - IP : 201.1.9****
    Gostaria de responder ao GEORGE sobre ser generalista.....acho isso o máximo,eu trabalho dessa forma...autodidata e com alguns cursos já concluidos....tenho vasto conhecimentos em Hardware minha paixão,isso não é absorvido por empresa alguma....outra coisa sobre ser o generalista que programador deve saber o básico.Desculpa mas nessa vocÊ CAIU e feio, cuidamos da infra de uma consultoria SAP.....ELES não sabem nada de máquina...nada mesmo....se tiver alguém que conheça são 5% dos consultores....o que acontece...são usuários de informática que fizeram um curso da SAP... hilário mas é real....e isso acontece em muitas empresas e vejo isso direto...os caras não sabem nada de maquina porque????......porque hoje existem as interfaces graficas pra desenvolvimento de software....clica aqui e arrasta ali.....e cada vez mais vai ser assim,até chegar ao ponto de não se ter mais contato com a linguagem...esse pessoal não sabe o processo todo pra arquivar um bit ou ler ele....E quanto a DBA ganhar 1500 reais é maldade né.....olha a responsabilidade desse trabalho...isso que o pessoal não pensa....não juraram nada na faculdade????....como fizeram na dispensa militar???....hahahaha....mas é verdade,temos que seguir uma ética como um médico ou um engenheiro....Não reclamo porque não ganho mal,felizmente!!!....mas não vejo pra onde migrar na área de TI....estou indo cada vez mais pra área de finanças e gerenciamento.Não quero mais por as mãos nessas máquina nem ajudar burguês a ganhar uma baita grana fazendo programas de arrasta e cola...abração.....conheço a plataforma .NET e JAVA...faço algumas brincadeiras...só pra ser generalista e não fugir muito do interesse desse site...obrigado!

18/02/09, 15:40:49: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 201.26.46****
    Isso tudo aqui é assustador, nao tem nenhuma mensagem elogiando nada, eu achava que era pessimista, inclusive ouvi isso de um ex-chefe meu, mas agora vejo realmente que nesta area a infelicidade impera totalmente, acho que alguma coisa tem que ser feita urgentemente, mas nao sei o que, penso que uma associacao de profisionais poderia ajudar, ja deixei meu email antes e vou deixar novamente, quem quiser conversar sobre o assunto é so me mandar um email...


18/02/09, 15:32:34: João - IP : 201.74.16****
    É o Dan falou certo o negocio é concurso publico mesmo, pq os salarios em empresas privadas tão ruins, os salarios nas consultorias tão ridiculos(como sempre),mas na area publica o salario sempre se mantem(ou sobe)

18/02/09, 12:47:40: Dan - IP : 189.102.239****
    Continuando.... muito experiente e que aceite ganhar abaixo da média, porque 1/3 a 2/3 do salário que o cliente pagará, fica para a consultoria - exemplo, se recebe 5000 do cliente, pagará 3000 como pj ou 1800 como CLT para o profissional, isto em uma consultoria justa.

    Uma contratante, entenda-se como consultoria, queria um analista pleno, com experiência de sênior (para trabalhar como), ganhando como junior - ela disse que era brincadeira, mas a verdade é que o mercado considera o analista, técnico ou operador de suporte a mesma coisa e todos sendo os "meninos" de informática (muitos tem graduação, pós e várias certificações de ferramentas essenciais).

    Hoje entendo que dificilmente uma empresa investe em você e que pouquíssimas tem plano de carreira. O melhor é você investir no seu lado profissional com muito estudo e cursos caso precise - se a sua empresa vai mudar o seu exchange 2000 para 2007 porque não certificar nesta ferramenta e acompanhar a atualização. Talvez seu superior entenda que você tem mais interesse, responsabilidade e lhe dê mais atribuições. Caso não ocorra, você está preparado para uma nova etapa, que possivelmente será em outra empresa.

    Eu acredito que os melhores empregos estão na área pública, acessíveis através de concursos públicos.


18/02/09, 12:33:56: Dan - IP : 189.102.239****
    Pelo que tenho visto no mercado, as empresas precisam de tecnologia da informação para manter e gerar mais lucros. Mas geralmente o investimento vem nos bens materiais, hardware e software.

    Muitas empresas e pessoas que realizam a gestão de TI, pensam que o analista (que tem mais experiência que um operador) "se vira" para conhecer as novas tecnologias (muitos falam para estudar na internet ou procurar em livrarias). Realmente acredito nisto e já consegui estudar por conta algumas tecnologias - principalmente técnicas. Mas daí a aprender todas as novas tecnologias que a empresa precisa ou precisará, tem uma distancia muito grande.

    Muitas empresas não querem investir no seu capital humano, principalmente as milhares de consultorias "boca de porco" que existem - elas querem um profissional gabaritado, muito experiente


18/02/09, 11:49:16: George - IP : 57.67.1****
    Marcelo e a Gisele, disseram tudo...tem que correr atrás e não esperar reconhecimento...Ficar parado reclamando não vai ajudar em nada...

18/02/09, 11:23:53: MARCELO - IP : 200.220.181****
    Continuando ... sou clt, tenho beneficios e sou respeitado na minha profissão, e vejo de longe os terceiros de T.I de uma consultoria trabalharem por media de 1000,00 pois bem o que eu sugiro a todos e que procurem alternativas e mudem, pois eu vivenciei muito do vejo hoje escrito aqui e sinceramente a area de T.i só piorou desde quando sai e não sinto menor saudade.

18/02/09, 11:23:28: MARCELO - IP : 200.220.181****
    A verdade nua e crua é que o grande mal que assola os profissionais de T.I hoje e o modelo de contratação baseado em terceirização, pois hoje com toda a bagunça que se instalou neste mercado,onde consultorias e empresinhas de quinta são meras intermediadoras de mão de obra e o profissional de T.I se tornou sua mercadoria,muitos daqui se deparam todos os dias com verdadeiros absurdos anunciados neste site onde oportunidade de carreira e uma remuneração condizente com a função desapareceram pelo simples fato de que empresas de quinta estarem dominando este mercado, e não adianta um colega de profissão vir aqui e dizer que e isso e condição de mercado ,pois é visto que midia alardea todos os dias que faltam profissionais de t.i no mercado, então como explicar um fenomeno que vai contra todos os prognosticos, onde a oferta e maior que a demanda e mesmo assim os salarios são verdadeiras esmolas praticadas pelas empresa. Sinceramente eu aposto que maioria aqui que escreveu neste forum já esta com seu plano B a longo prazo que sair da area e atuar em um campo onde condições de trabalho e salario são favoravéis ,pois eu mesmo fiz isso e pior dando um passo para trás,trabalhei 10 anos com T.I e quando sai apos 10 anos de trabalho ganhava 2500,00 e ja tinha passado por 06 empresas ,no entanto 03anos decidi mudar e fazer um curso Tecnico em segurança do trabalho , profissão regulamentada que por criterio só pode um profissional atuar com registro MPTe que tenha estudado para isso, salario inicia que e definido por lei e nehuma empresa pode pagar menos que 5 Salarios minimos a este profissional,hoje trabalho em uma grande industria de alimentos, ganho 2920,00 com 03 anos de trabalho na area, tenho uma rotina absolutamente tranquila de trabalho, não sou terceirizado ...

18/02/09, 10:41:44: Gisele - IP : 201.22.126****
    SIM Qqer faculdade fundo-de-quintal hoje tem cursos de graducao nesta area.. Atualmente qqer um que nao sabe o que vai fazer no vestibular coloca INFORMATICA.Assim como nos anos 80 o faziam para ENGENHARIA.. Com isso temos hoje milhares de profissionais de TI sem o menor preparo. Acham que basta saber mexer num micro para se intitular profissional de TI. Mais oferta demanda estavel.. Resultado desta conta = DESVALORIZACAO. for isso dentro das organizacoes todos tambem acham que sabem tudo de TI..Mexer num excel, powerpoint ou Word e o suficiente. Nao entendem a complexidade que e manter um sistema mesmo que desenvolvido em plataformas antigas como mainframe, por exemplo.

    Portanto SIM..Estamos desvalorizados e principalmente quando o negocio fim da empresa nao e TECNOLOGIA. E sim..Temos muitos profissionais mal preparados.

    Regulamentacao pode ate ser uma saida, mas nao creio que isso altere o modus operandi das empresas. Eles nao querem investir em TI, mas cobram cada vez processos mais rapidos e bases de dados integras..Paradoxal, nao e mesmo?

    solucao? continuar trabalhando focado na etica, se reciclar, fazer cursos e NAO esperar RECONHECIMENTO.

    E se voce nao aguenta mais trace um plano-B para sua vida. Dar aulas, ser funcionario publico, abrir um empresa.. O importante e focar sua energia para tira-lo do que o descontenta e nao ficar RESMUNGANDO.


18/02/09, 09:07:35: George - IP : 57.67.1****
    Devemos sim nos valorizar e não cair nas armadilhas do mercado, e o ser humano tem mania de sempre culpar os outros pela seus problemas.

    Vejo um post anterior, mencionando de uma vaga para DBA por R$ 1.500,00 e muita gente acaba aceitando, não sabemos a necessidade dela ali no momento, mas se pelo tivermos consciência de não aceitar essas propostas a situação pode mudar..

    Tem consultorias e consultorias, não devemos generalizar...


18/02/09, 09:01:58: George - IP : 57.67.1****
    Desculpem os erros de ortografias...Não acredito que a regulamentação da area possa resolver isso...Não podemos baixar a cabeça e ficar ligado nessa questão de status de nossa área...Vai o help-desk parar de trabalhar ou o DBA parar de fazer manutenção no banco para ver o que acontece...Os consultores ou gestores simplesmente largarem os projetos no meio do caminho...

18/02/09, 08:58:36: George - IP : 57.67.1****
    Quando falo de uma visão generalista de outras areas, e ter pelo menos o básico de hardware, redes, sistemas operacionais porque hoje ja se viu desenvolver um sistema ou projeto sem ter o conhecimento minimo disso? Sem contar projetos mal formulados sem conhecimento de regras de negócios e principalmente o fator humano que é deixado de lado...

18/02/09, 08:55:11: George - IP : 57.67.1****
    Muita gente reclama que isso demanda muito investimento financeiro, até certo ponto concordo, mas temos o sebrae que oferece diversos cursos gratuios: conta a pagar, receber, fulxo de caixa e outros voltados para area de negócios..Fora outras instituições que oferecem palestras e workshops...

18/02/09, 08:52:26: George - IP : 57.67.1****
    Pessoal...

    Vejo uma grande insatisfação com a area, mas o que maioria tem feito pra mudar? reclamar não vai acrescentar em nada...Essa lei de regulamentação da profissão no papel a parece boa, mas precisar ser melhorada? Temos diversas áreas em TI, e apesar das consultorias e o Q.I reinar em todas as empresas, acredito que bons profissionais ainda tem campo de trabalho...

    Acho essa coisa de status relativa, porque status pelo menos ao meu ver é dinheiro na conta..Não tem jeito, tem que melhorar o inglês, buscar pelo menos uma especialização e ter uma certa visão generalista de outras areas e principalmente ter visão de negócios....


18/02/09, 08:20:31: carlos - IP : 201.83.242****
    pessoal o TI já foi regulamentado? no ano passado tinha um projeto em votação que só poderia atuar como analista de sistemas, engenheiro e tal quem tivesse o curso superior da área.

    se foi aprovado e homologado, creio que sim, é só denunciar ao ministério do trabalho os caras de TI que não estão dentro do perfil.

    assim acabamos com os curiosos e valorizamos a profissão, pelo projeto vamos ter até sindicatos.


18/02/09, 03:58:29: RVCOLONELLI - IP : 201.1.1****
    Só pra concluir...comecei na época dos XT....AMIGA.....faz tempo que to na área e eu gosto.....do jeito que está indo pra mim,vou acabar indo pro interior cuidar da plantação.Menos stress,com certeza!!!

18/02/09, 03:56:20: RVCOLONELLI rvcolonelli@hotmail.com - IP : 201.1.1****
    Fazem 3 anos que não faço parte de nenhuma equipe de TI.Trabalho em uma pequena empresa com 2 funcionarios(claro EU + MAIS UM) onde prestamos todo tipo de suporte e assistencia e monto computadores(odeio porque o lucro é do patrão,27 anos e fazendo isso,mas sou digno e ainda existe isso).Eu sou formado em banco de dados pela Sumaré e nunca consegui atuar na área,tampouco fazer uma certificação em Oracle ou qualqur outro tipo de banco ou sistemas talvez não só pelo fato de termos valores absurdos cobrados na hora de um curso, mas também por todo esse problema de diferenças salariais a quais estão me levando cada vez mais longe da área de técnologia.Acredito que essa palavra ! STATUS !,não foi explicitada da forma correta ou coerente ao tema.A que seria esse STATUS????.....a caras de TI andando de BMW ou MERCEDES ou status de importancia dentro da empresa?????.....Acredito que importancia dentro das empresas esta caindo sim,tanto que em qualquer cronograma de qualquer faculdade e qualquer curso de nivel superior temos lá TI !!!.Acredito cada vez mais que ,as pessoas resolverão muitos problemas sem a necessidade desse cara de STATUS,metódico e normalmente digamos pouco envolvido na empresa. Procuro fazer uma pós graduação talvez em gerenciamento e riscos de TI,mas estou pensando muito nisso,o Brasil esta sucateando pessoas que se dedicam e infelizmente somos movidos ainda a QI-quem indica!...Filho do amigo,do tio vo e assim vai.....Quem vem de familia com grana,continuará no topo.....os que batalham,só resta união e muita força de vontade e sorte nesse mundo corporativista.Agora se quer STATUS de verdade,monte sua empresa e tenha o brasão dela na sua mesa da presidencia.FORA ISSO,TO CORRENDO ATRAS DO MEU ,SEM ME PRENDER A ESSAS EMPRESAS MALDITAS.grande abraço!

18/02/09, 00:04:21: Paulo paulo.security@gmail.com - IP : 201.22.4****
    Pessoal, Acredito que antes de pensarmos na área de T.I ( VALORIZAÇÃO E ETC ) devemos primeiro pensar em nós mesmos. Cada um de nós possui uma percepção diferente da realidade...um modelo de mundo diferente e isso determina nossas ações e a maneira como enxergamos as coisas. Antes de reclamar( o que não é errado ) primeiro pense no que quer para si mesmo, sua vida, valores e aspirações pessoais. Não adianta culpar as empresas, terceirizadas e etc... porque a origem de tudo esta em nós mesmos. Se quer ser valorizado, aprenda sobre o negócio da empresa, trate os usuários com respeito e simpatia, tenha interesse genuíno pelas pessoas e não julgue os outros pelo seu modelo de mundo. Os profissionais de T.I ( sou um deles ) em sua grande maioria tem problemas de relacionamento interpessoal, entendem tudo de servidores , programação, sistemas e etc mas esquecem que o que importa é o negócio da empresa e os clientes internos.As vezes conhecem a parte técnica e não entendem do negócio. Muitas vezes impoem soluções aos usuários sem comunicá-los. Converso muito com usuários de informática e o que eles mais reclamam é de certa arrogância dos profissionais e da linguagem técnica (excesso )fazendo com que o interlocutor se ache ignorante. A valorização começa pela mudança de mentalidade, então mude o jeito de pensar aceite o novo, saia da zona de conforto, aceite o diferente e se não estiver satisfeito corra atrás dos seus sonhos.

17/02/09, 20:39:41: Clayton claytonhonorio@hotmail.com - IP : 201.6.25****
    Area de TI é fundamental para o progresso da empresa, no entanto, é importante que os processos sejam realmente eficaz.

17/02/09, 19:59:03: marcman - IP : 189.110.17****
    Fernando

    Eles riem de nos o tempo todo!Mas faz parte a equipe de ti sao formada de pessoas sem muito carater, muitas picuinhas! Isso e bom para manipular!! Como disse amigo ai embaixo pessoas de 35 anos fora do mercado!!!

    se la vi!!

    as vezes eu acho que dono de consultoria sao todos picopatas!


17/02/09, 12:45:17: Nicolai - IP : 201.6.255****
    A área de TI no Brasil foi desvalorizada pelos próprios profissionais. Aqui impera a arrogância e o debate improdutivo. Trabalho fora do Brasil há um ano e meio e sempre que volto aqui vejo que não mudou nada. Ainda se tem briga para criar barreiras no mercado para a entrada de não-formados (?!?!?!?!) Isso é pensamento atrasado demais. Ainda se gasta 30% do projeto discutindo arquitetura e qual framework da moda será usado. Meninos de 23 anos de idade ganhando R$ 5000,00 por mês e mal sabem programar. Pessoas de 35 anos de idade já são consideradas "fora de mercado". O Brasil é atrasado demais em mentalidade e profissionalismo.

17/02/09, 10:36:09: Bernardes bernardess@gmail.com - IP : 189.69.243****
    A área de TI nas empresas é uma das mais importantes. Presta suporte quanto a tecnologias e soluções mais baratas para as empresas.

    Os profissionais dessas áreas estão cada vez mais preparados para as funções que desemcumbem. Através de cursos, palestras e certificações o perfil de tais profissionais não só é ampliado como testado mediante os desafios que se lhe apresentam diariamente.

    O mercado é volátil e reflete a prosperidade econômica da empresa e mercado em que esta atua.

    Os investimentos em tais áreas dependem amplamente da dependência que a corporação tem das soluções em TI. Se algo puder ser feito sem o investimento de milhões em novos software e sistemas de apoio isso será feito, pois a mão de obra ainda será mais barata. Caso contrário se o posicionamento da empresa como grande player depender exclusivamente de tecnologia, tais investimentos jamais serão cortados.

    André Luiz Bernardes


17/02/09, 10:01:32: Eduardo - IP : 189.94.14****
    Pensei que fosse só minha opinião a de que as consultorias são as grandes responsáveis pelo descrédito da área de TI. Elas fazem um péssimo trabalho, não dão garantias dos serviços que fornecem e as consequências são os inúmeros Sistemas existentes no mercado, com baixa ou nenhuma qualidade, atravancando o progresso neste país. Os recrutadores, de forma geral, têm apenas uma mera idéia sobre o que se trata do serviço. E acham que aplicando testes psicologicos são capazes de alocar os profissionais da forma certa. Estou de pleno acordo que deve haver uma forma de classificar e até fiscalizar as atividades das consultorias, a exemplo do que fazem em tantos outros estabelecimentos. Desta forma evitaria a disseminação de práticas erradas e abusivas.

17/02/09, 09:37:15: Vladimir vspnet@caprock.com - IP : 201.23.192****
    Não. O que realmente acontece é que a área de TI só aparenta uma real importância quando se trabalha em uma empresa onde o foco é prover serviços de TI e Telecomunicações. Empresas de outros nichos tendem a dar menor importância por 02 motivos:

    1. Não é o foco do negócio; 2. Alguns profissionais de TI tendem a mistificar o seu trabalho*.

    *Essa falta de conhecimento dos simples mortais, sobre a área de TI, cria um sentimento de medo e repulsa em muitos usuários. O profisional de TI pode mostrar a importância da área sem se comportar como "Deus", podando as possibilidades dos usuários sem ao menos esclarescer o porquê de tais medidas. TI é importante por facilitar, e não dificultar, a vida de clientes internos e externos.


16/02/09, 23:22:46: RG - IP : 200.160.105****
    Bem. acho que todos os setores deveriam um dia ser atacado por hacker para poderem valorizar os profissionais. Bem qualquer um hoje em dia pega uma máquina ai e fica desmontando e mechendo. E acreditam que sabem de tudo. Bem e o sindicato cade? este existe aonde??? bem....creio que e uma área abandonada pelo proprios Profissionais que nunca se juntam para cobrar por direitos. Enquanto ficam editoras lançando revistas de como fazer isto ou aquilo.

16/02/09, 22:24:47: Alcides alcidesvenancio@yahoo.com.br - IP : 201.52.14****
    Pessoal,

    Percebo muitos comentarios desanimados. Eu acredito que cabe a área de TI provar o seu valor e mostrar do que é capaz. Se vemos as empresas preocupadas com marketing, quem da nossa área está preocupado com seu proprio Marketing ou o Mktg da área? O número de respostas positivas é inversamente proporcional ao número de comentários desanimados na página. Tentem vender o custo do serviço e nao as horas. Se vc vender as horas, competirá com aquele recem formado na escola de fundo de quintal. Se voce vender solucoes, aí comecará a pensar!

    Nao desanimem, vamos em frente!!!


16/02/09, 22:01:27: adriano b - IP : 189.65.127****
    Muitas vezes, contrata-me para consertar, ainda bem, aqueles juniores que querem passar por pleno / senior e que combram 30% menos, a empresa pagam em dobro ou triplo, pela falhas. Não existe e nunca vai existir processos ou programas ou sistemas que definam regras e o comportamento da corporação. E esse o item a ser focado, a alimentação do negocio no termos de TI/corporação. As inumeras consultorias, vao terminar, como muitas outras terminaram, seja ele pequena, media ou grande. Primeiro: Simples elas funcionam ate que as pessoas que "executam" para ela não se organizarem verdadeiramente; Segundo: essas companhias somente andam pela ganancia extrapolada de lucro facil e continuo; e Terceiro: elas não são o capital intelectual de ti no negocio do "cliente"

16/02/09, 21:22:38: Fernando - IP : 189.46.7****
    Será que tem alguem com poder de decisão, tipo algum diretor ou presidente de empresa, ou politico que estaja lendo esses comentarios??? e se está, será que levou alguma coisa a sério, ou está rindo da nossa cara???

16/02/09, 20:27:38: Marc X - IP : 189.110.129****
    Para mim a area avacalhou e nao tem mais retorno, tudo isso esta aliado a politica social a qual vivemos e o descaso que temos que passar! Tende a piorar?? sim tem, muitos aqui vao falar que as pessoas que reclamam e por falta de competencias? sim vao Muitas empresas vao reclamar que nao acham seus profissionais qualificados e quando acham terceirizam para um consultoria ? vao vai haver clt flex, pj(cujo socio e avo, mae, o cachorro ou outro qualquer, cooperativa etc etc etc, ate que se baixa BASTANTE a faixa salarial a niveis razoaveis ! Sim vai! assim como teremos a liberdade de meter o pe na jaca caso o cliente nao ache quem procura e cobar ao maximo por isso! de dar um pe na consultoria quando arrumamos outra opotunidade melhor! E o famoso jogo de vamos leva com a barriga!!

16/02/09, 18:42:21: MRPA - IP : 201.26.10****
    Devemos nos contentar ganhando pouco e trabalhando muito. Deixando nossas famílias na miséria. Porque no futuro não haverá mais setores de TI, Suporte, Desenvolvimento de software e qualquer outra coisa que necessite de humanos na Área de TI. Porque? Porque os computadores serão auto programáveis, auto suporte, auto administráveis e outros autos, que não será mais necessários humanos. Até porque muita gente sairá do setor da Computação, também e fará outras áreas (gerando mais concorrencia nas áreas que não atuamos, mas por termos saido, seremos os profissional "baratinho" também.)

    Baseado nesta visão, estamos ganhando até bem, porque quando chegar esta era, só será preciso de energia elétrica e peças para conserto.

    Chega de humanos, dissem os robos.


16/02/09, 15:53:17: Rafael B - IP : 201.95.49****
    O problema é que hoje em dia as empresas pensam muito mais no marketing do que em qualquer outra coisa inclusive o próprio produto delas que fica igual ao da concorrência mas, só é diferenciado na propaganda, no discurso e no preço baixo.

    A área de TI já teve o seu boom inicial onde muita gente entrou e fez as coisas acontecerem e melhorarem. Hoje em dia, muita coisa é facilitada como o desenvolvimento de novos hardwares e ferramentas de desenvolvimento. Apesar disso, a pessoa ainda precisa ter um tempo para conhecer as ferramentas de desenvolvimento inclusive as linguagens de programação.

    A área de TI passou a ser relegada a uma area que tem que obedecer as ordens de um diretor, gerente ou quem seja para que um "sisteminha" seja feito para atender as vontades e necessidades "para ontem" das pessoas o que colabora com inumeros problemas no sistema e a falta de planejamento do negócio que gera retrabalho para todos em uma empresa que acabam por ficar estressados em certos períodos por trabalharem por vários finais de semana e o resultado final muitas vezes não ser o esperado.

    Hoje em dia também é necessário conhecer o negócio do cliente que muitas vezes os gerentes e diretores e, muito menos o próprio cliente, não pensa nisso e o conhecimento fica centralizado em uma ou algumas pessoas de TI dentro da uma empresa. Se a pessoa adoecer ou sair isso se torna um problema para o negócio da empresa que pode parar ou ficar debilitado.


16/02/09, 15:41:04: Viviane - IP : 189.46.14****
    É engraçado o método das empresas brasileiras e estrangeiras que estão no país, grandes empresas como Ford, Motorola, GE e etc., conseguiram ganhar uma gama no mercado por ter a preocupação com a gestão, pessoas e principalmente pela qualidade de serviço e produtos. Na contramão encontramos quase 100% das empresas terceirizando seus serviços e contratando profissionais por intermédio de consultorias, o pior é que estas consultorias não têm ética nenhuma na contratação e querem um profissional quebra-galho com vários títulos de certificações ganhando cada vez menos, R$ 3.000 a R$5000 é uma oferta ridícula para um profissional que vai se submeter ao ridículo da terceirização. Sem falar que estas ofertas sempre é PJ ou CLT-Flex que é uma palhaçada total, sem benefícios nenhum e trabalho escravo por mais12 horas por dia, fora finais de semana, madrugadas acordadas e plantões. E as horas extras e banco de horas que nunca pagam?!

    Pelo o que vivenciei inúmeras vezes, as empresas querem reduzir custos na mão- de – obra qualidade, “um tiro no pé” conceituo de Burro. E a parceria com consultorias, na grande maioria das empresas é para sonegar impostos de alguma forma, pois sempre alguém sai ganhando nesta parceria suja.

    Por estas razões eu estou decepcionada com a área e penso seriamente em abrir um negocio próprio ou mudar de rumo e deixar anos de experiência de lado.


16/02/09, 13:25:55: Rogério Carbo - IP : 189.10.198****
    Creio que a TI não seja propriamente o coração da empresa, mas sim as veias que fazem o coração da empresa funcionar. Quando eu penso no meu futuro, eu não vejo somente a TI , mas uma gama de opções pois quem trabalha com TI é extremamente maleável e entede qualquer serviço besta que para uma pessoa normal precisaria de muita experiência para dar conta. Quando mais eu conheço as pessoas mas vejo que as empresas recrutam antas preguiçosas.

    Meu futuro eu não temo, só não tenho certeza que continuarei na TI.


16/02/09, 13:23:02: Marcelo - IP : 201.52.81****
    Infelizmente vendo todos esses comentarios vejo como essa area esta em decadencia para os profissionais que nela atuam, pois isso e reflexo de uma carreira sem regulamentação, onde qualquer moleque que sabe mexer em um celular e contratado ganhando 600cruzeiros numa consultoria de T.I.Somos acolados pelo mau que anos venho escrevendo neste forum, a area de T.I perdeu sim status nas empresas e caminha para decadencia como muitas outras carreiras que foram terceirizadas, como segurança , limpeza e outras mais, se tornara uma profissional banal , que paga mal e exije muito, sem contar que não tem futuro nenhum a longo prazo.

16/02/09, 13:17:45: Celso Capanema celso.capanema@gmail.com - IP : 189.102.3****
    Pode ter ocorrido uma 'banalização' de TI. Parte por conta da gigantesca quantidade de consultorias que surgiram no mercado, oferecendo quase todos os tipos de serviços. A falta de atuação especializada criou uma enorme concorrência e oferta de serviços que fez o mercado derrubar os valores de mão-de-obra. A situação que vemos agora é de uma grande quantidade de profissionais experientes disputar vagas com profissionais recém-chegados ao mercado, a valores 30%, ou mais, menores que os valores que seriam mais justos para honrar uma qualidade de serviço superior. A partir desse cenário, o Consumidor de serviços de TI passou a 'determinar' quanto vai pagar e ajudou a criar novos perfis. Ex: Gerente de Projetos com conhecimento em PL/SQL, Java, etc. Desenvolvedores com facilidade de comunicação com áreas de negócio e por aí vai. Isso torna tudo muito perigoso para ambas as partes. Para o Consumidor de serviços, é grande a possibilidade de re-trabalho das soluções e desgaste. Para o Fornecedor de serviços, além disso, o de jogar o nome da empresa e dos profissionais na vala comum e já bastante cheia, das empresas que oferecem um serviço sofrível a qualquer preço. Isso tambpem gera efeitos sobre a mão-de-obra CLT, pela concorrência citada acima. Não sei dizer se isso implica em 'perder a importância'. Pode até ser que sim, pois estamos vendo as empresas fazerem suas áreas de TI migrarem de volta ao que existia no final dos anos 70 e início dos 80, de uma TI Operacional! Deixando de lado tudo que se ganhou de meados da década de 80 para frente, como uma TI Estratégica. A inteligência da informação e do negócio propriamente ditos. Muitas empresas estão nesse momento perdendo bastante dinheiro por não saber mensurar o quanto uma TI estratégica pode agregar para o Core Business.

16/02/09, 12:22:57: carlos - IP : 189.18.137****
    o marcio fez um comentário sobre fluência de idiomas e das reclamações de ganhar pouco, cara é só olhar no painel de vagas da APInfo e me diga quantos pagam acima de 5mil?

    ganhar bem pra você é ganhar 5mil sem direitos trabalhistas? sabendo que amanhã pode ser chutado e trocado por um de 1mil?

    ganhar bem pra mim é como o médico R$ 100,00 por uma consulta de 10minutos.

    estuda como nós, mas sua categoria esta homologada e representada. os preços são tabelados.

    eu ganhei 1 milhão e meio com um software em 3 anos, tenho 26 anos e me levantei com o TI, sou um milionário hoje. mas vendo a perspectiva do futuro é assustador.

    ganho dinheiro porque sou empresa e tenho loja, do contrário como empregado os salários são baixos e jamais vou trabalhar por menos de 10mil/mês.


16/02/09, 11:48:59: Jhonny - IP : 147.154.23****
    Com certeza somos sempre discriminados dentro das empresas. Tem inveja de nós, inteligentes, requisitados etc... Eu também sou visto com outros olhos quando sabem que sou terceiro. por isso mesmo ganho 52,00/h e não baixo meu valor para trabalhar com Vb6. Quer me discriminar, tudo bem mas pelo menos eu ganho um pouco bem... gostaria de ganhar mais, mas fazer oque ?

    Nao aceitem ganhar pouco pessoal, senao daqui alguns anos estamos pagando para trabalhar e com o cérebro gasto e com problemas de saude, sem férias, sem 13º, sem beneficios.... Um abraço!


16/02/09, 11:21:29: PADBG - IP : 200.162.****
    Então, perder o status não perdeu porque nunca teve.

    TI é o coração de qualquer negócio em qualquer segmento de mercado. Não se faz nada sem TI nos dias de hoje.

    Mas convenhamos, que dentro de uma corporação (exceto empresas cujo negócio é TI de fato) a área de TI é sempre jogada às traças, isso é verdade.

    Existe uma série de TV chamada "The IT Crowd" que retrata de forma bem humorada o que acontece.


16/02/09, 10:37:48: Maria - IP : 189.121.2****
    Acredito que só um BURRO e total incopetente ( do que as empresas estão cheias) é que não vê que o coração de uma empresa está na TI. Os gerentes e coordenadores, dentro da empresas, na maioria das vezes são PARAQUIEDISTAS que não entendem lhufas e dificultam o bom trabalho. O que qualquer empresa faria hoje sem um sistema? Tanto que quando há uma probleminha,pára tudo!!! O grande problema é que a 'LEI DE GERSON' está imperando. AS CONSULTORIAS (atravessadores de mão-se-obra) são o grande problema para os profissionais. E as empresas entraram na delas...só contratam através delas.... Aí, nós profissionais, ficamos sem opção. O negócio e partir para outra profissão porque está cada vez mais dificil. Eu tenho + de 15 anos na área e (desculpem ) ENCHI O SACO. Boa sorte aos que ficam pq eu desisti.

16/02/09, 10:07:23: Skynyrd - IP : 189.54.243****
    Apenas nas pequenas empresas. Ou para aquelas com gerêntes incompetentes.

16/02/09, 09:41:50: Mauro - IP : 200.219.165****
    Eu concordo com muito dos colegas abaixo, trabalho com terceirizado, em uma grande empresa que para seus funcionários oferece plano de carreira, cursos, inglês, viagens, celular, etc, etc...

    No caso dos terceiros, não temos nada, apenas o $$ e sem perspectiva, sem nenhum tipo de investimento da consultoria (Que alias, nem responde nossos e-mail`s, descaso total da consultoria) o que eu mesmo gostaria eh de trabalhar diretamente para a empresa, pois hoje me sinto totalmente desmotivado.

    Não adianta nada eu dar o sangue, ralar porque isso não reflete na minha carreira, pois a consultoria nem sabe o que faço dentro do cliente e esta pouco se importando, pois o que vale para eles eh apenas o lucro no curto prazo.

    Do jeito que a coisa anda, quero mais fazer meu pe de meia e viver de renda, por que não da para ficar sendo chamado de RECURSO todos os dias.

    [] aos nobres colegas.


16/02/09, 02:13:33: Rodolfo - - IP : 200.158.200****
    Realmente, do que eu li, concordo com os fatos apresentados.

    Sai recentemente por vontade própria de uma consultoria e espiei o mercado como estava. Péssimos salários, inúmeras propostas pela APINFO ridículas, querem pagar bananas para um profissional que seja expert em vários assuntos e ainda deixam claro que é temporário.

    A área de TI me deixou realmente bem frustado talvez porque pelas empresas que passei sempre houveram somente abusos, sabe a única hora que realmente um BOM profissional é valorizado? É na hora que ele pede as contas.

    Vejo inúmeros jovens entrando no mercado nem com 1% da experiência necessária, darem "aquela" aprontada e simplismente fugirem, é consultoria, vão atrás de outra que pagará um pouco melhor e assim vai.

    TI perdeu sim o status com as empresas, somos vistos como "terceirizados" que não têm nenhum benefício, que trabalhamos virando dias e se algo sai errado, tinha que ser "aquela" empresa, "aqueles" terceirizados. Consultorias, se possível, nunca mais.


15/02/09, 20:04:18: James - IP : 201.83.24****
    Parte 2

    As consultorias criaram o mercado PJ para se livrarem dos encargos trabalhistas. Isso gerou uma rotatividade tremenda nos projetos. Tem os 2 lados da moeda. A consultoria manda o profissional embora quando quiser, sem custo nenhum e o profissional também pede a conta e vai embora na hora que quer.

    Com isso as consultorias pararam de investir em treinamento. Porque elas treinam o cara e vem outra consultoria (esperta) e oferece uma proposta melhor para o funcionário treinado. Ele aceita a proposta e a consultoria que fez o investimento (treinamento) fica a ver navios.

    Tem consultoria por aí que vende profissionais com certificação (MCP) a R$35,00 a hora. Quanto ela paga pro profissional? O que se sabe aí é que tem empresa que vende equipes com 1 profissional certificado e 30 estagiários, pra conseguir ter lucro em cima desse valor. Dá pra imaginar o resultado que vai sair né?

    Eu assisti a uma palestra de um consultor onde ele dizia que as empresas que contratam serviços de TI, já estão cansadas de trocar de consultoria. Contratam a consultoria "A". Daí ela faz um serviço ruim e resolvem trocar de consultoria. Daí vem a consultoria "B", que diz que tudo o que a "A" fez está errado e que é necessário fazer tudo de novo. O cliente diz ok. A consultoria "B" começa a fazer um trabalho ruim e o cliente resolve novamente trocar de consultoria. Daí vem a consultoria "C" e diz o que para o cliente? "Ó....a consultoria 'B' fez tudo errado. Vamos precisar refazer tudo de novo". Daí o cliente fica com a "C", que também faz tudo errado e não troca mais. Por que? Porque vai vir a consultoria "D" e a história se repete.....

    Eu acredito que a TI não perdeu o seu status. Mas está bem "queimada" no mercado. É a turma dos profissionais enrolados.


15/02/09, 20:03:53: James - IP : 201.83.24****
    PARTE 1 Discordo do comentário do Márcio. Não vou entrar na questão do artigo, pra não fugir do foco e acalorar mais o debate.

    O Ricardo, Roger, o Flávio (deve ter pego um pouco disso acho), viveram uma época onde "processar dados" era caro. Você não podia errar. Era necessário fazer uma análise muito bem feita do programa a ser compilado, verificar cada caminho do programa, montar fluxo, etc. Se você fosse compilar um programa e desse erro, seu chefe iria te chamar a atenção. Você TINHA que saber o que estava fazendo.

    Hoje em dia não. O custo da compilação ou do "processamento de dados", morreu. Qualquer programador compila um programa, no seu computador local, quantas vezes ele quiser. "Ah...deu erro? Arruma e compila.... Deu erro de novo? Arruma e compila, até funcionar!" "Ah... a regra de negócio mudou? Altera esse 'codigozinho' aí". Pra quem trabalha com software em formato web (ASP.Net, JSP, etc), "Ah... é só um sitezinho, é fácil de arrumar". Isso gera a "falsa impressão" de que qualquer um pode sentar na frente de um computador e sair programando. Quantos projetos possuem um processo de desenvolvimento de software definido hoje em dia? Quantas empresas possuem?

    O problema está exatamente aí! Esse custo não está sendo calculado(O de refazer o trabalho). Essa métrica está sendo ignorada, pelo "mantra" da terceirização pregada em escolas de administração. Quantos projetos de TI são entregues no prazo? E com qualidade?

    Aqui no Brasil a terceirização foi confundida com redução de custos. Terceirização não é pra isso. Terceirização é você delegar a uma empresa ESPECIALIZADA, com profissionais CAPACITADOS aquela parte do seu negócio ou da sua empresa.


15/02/09, 19:55:31: snipes - IP : 201.27.5****
    Eu acho que perdeu status, mas aumentou a sua importancia e necessidade. A TI existe pra facilitar a vida e os procesos das empresas. Se a empresa tem um problemao a ser resolvido, ela contrata um profissional pra resolver isso. Pergunto: Compensaria pra ela criar um CPD, sabendo que teria quer ter um gerente de TI pra esse CPD, e os devidos funcionarios? Quanto ele teria de custos com isso? Se a nossa praia é facilitar a vida dos outros, eles tambem facilitam a vida deles, terceirizando gradualmente as necessidades e barateando os custos. Isso é mercado, negócios. Daí cada um é cada um em construir o seu. Reitero que analisemos o todo, e nao só a fatia. Todo=negócio, fatia=TI.

15/02/09, 17:25:48: ROBERTO - IP : 201.27.9****
    GENTE, O RICARDO ESTÁ CERTO. O correto mesmo é o seguinte: Cada empresa deve voltar a ter o seu departamento de informática completo ( como era anteriormente ), chamado simplesmente de CPD (Centro de Processamento de Dados). As empresas conheciam cada profissional, comprometia-se com o funcionário que, reciprocamente se comprometia com a empresa. Foi dessa forma, E NAO DE OUTRA, que conseguiu-se os processos e serviços implantados, elaborados por computador. Hoje, o profissional está no cliente, sem direitos, ao lado de quem trabalha com todos os direitos trabalhistas. Como exigir-se que ambos "vistam a camisa" com o mesmo calor ? Para um a perspectiva de melhor salário, promoção, ... Para o outro, um final de projeto que se aproxima e, ..... A QUANTIDADE DE CPDs (departamentos) NAO SUPERAVA A QUANTIDADE DE EMPRESAS QUE USAM SERVIÇOS COMPUTADORIZADOS. Hoje, a quantidade de TIs supera. A concorrencia é pelo menor preço. O profissional desvalorizado. A qualidade cada vez pior.

15/02/09, 15:51:12: marcman - IP : 189.38.25****
    Mrcio,

    Vc esta errado, nao e bem assim nao!! as consultorias exploram mesmo e colocam qualquer um para trabalhar no lugar, como existem as terceirizacoes elas adoram jogar o valor para baixo para obtencao de lucro, eu ate concordo que o ideal e sair da area onde as consultorias atuam e ir para outra(efeitos eespeciais, programcao de robos, bioinformatica etc..), mas onde houver terceirizacao havera banalizacao!


15/02/09, 15:46:43: RICARDO - IP : 189.120.155****
    Pessoal, trabalho c/ informatica(ti) mais ou menos 26 anos, com alta plataforma, já foi a época que realmente você trabalhava c/ computador hoje as pessoas estão trabalhando mais c/ email/ e reunioes do que c/ TI, elaborando projetos que seria resolvido facilmente,Tudo p/ vender para os mais desinformados clientes que nao sabe nada de ti. Hoje qualquer estagiario ou recem formato já quer ser analista/ suporte etc.. Como sou das antigas trabalhei c/ profissionais altamente qualificado, vivo sofrendo em ver Diretores/Gerentes/Analistas etc.. meramente acadêmico nada mais... Em terra de cego quem tem um olho e rei... hoje esta assim TI

15/02/09, 14:24:24: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 189.46.223****
    O que eu acho é que fica dificil comparar nossa area com outras, porque nao tem definicao alguma ainda, somos muito novos no mercado de trabalho, principalmente o pessoal que trabalha com microinformatica, tem no maximo uns 15 anos de profissao, a medicina e outras areas existem já por varios seculos, por isso tem representantes em altos cargos nas empresas, e os iguais se atraem, portanto a unica chance que a area de ti tem de se valorizar é deixar cada vez mais a parte tecnica, e caminhar para o topo das empresas, que hoje é formada por gente que nao tem a minima ideia de que os tempos mudaram, e que nós de ti podemos parar toda uma nação, se cruzarmos os braços, pois tudo hoje é informatizado. O correto seria procurarmos entidades, tipo fiesp, ciesp, etc, nos filiarmos e conversarmos diretamente com diretores de empresas, e mostrarmos o mal uso que estao dando para o pessoal de ti. Quem tiver alguma ideia para montar uma associacao, ou uma entiadde qualquer para nos representar, pode entrar em contato comigo. O futuro já é nosso, só precisamos tomar posse dele.

15/02/09, 09:23:43: Josias - IP : 189.93.1****
    Concordo com o amigo Márcio. Quer diferencial? Quer mais dinheiro? Vá _TER_ um diferencial.

14/02/09, 23:21:12: Marcio - IP : 189.46.1****
    Pessoal que escreve no fórum: vcs precisam tomar prumo na vida. Vcs confundem TI com "ser explorado por uma consultoria inescrupulosa".

    Quem vem no fórum reclamar que ganha pouco é pq deve merecer ganhar pouco mesmo. Provavelmente não lê jornais, não fala outra língua com fluência, não sabe o que vem a ser um fecho (closure) em um modelo de dados nem tem a mais remota idéia de como calcular a ordem de um algoritmo.

    Leiam o artigo seminal de Nicholas Carr "IT doesn't matter" (de 2003) para entender o que se passa com vcs. Isso, claro, se vc souber ler em inglês. Se vc não sabe, troque de profissão. O artigo pode ser lido no link:

    https://www.roughtype.com/archives/2007/01/it_doesnt_matte.php


14/02/09, 22:09:40: Roger - IP : 189.120.15****
    Minha opnião é a mesma da maioria das pessoas aqui no forum. Estou com quase 20 anos atuando na area de informatica e cada dia que passa tenho mais vontade de largar tudo e cair fora.

    Qualquer mané que faz um cursinho de computação já se acha analista, fazendo com que os salarios fiquem piores, e as empresas contratam.

    A comparação com a medicina que os amigos fizeram abaixo foi a mesma que eu fiz, já pensou voce operando o coração com um ortopedista...!!?? As empresas pegam programadores para dar manutenção em banco de dados.

    Gastei rios de dinheiro com certificação e não tive retorno.

    Estamos falando mal das consultorias mas foi onde consegui uma remuneraçao melhor e conseguir focar em uma tecnologia, sou especialista em Microsiga, larguei delphi, asp, php...etc a sopa de letrinhas. Estou bem melhor agora.

    Coloquei um foco na minha carreira. Até quando vai durar o Microsiga...??? Não sei.. enquanto isso vou tentando guardar uma grana, pra um dia largar tudo.

    Quando alguem perguntar para você..."arruma meu computador..?" voce fala... "arrumo mas é R$ 300,00 /hora..." é a media que cobra um medico cardiologista... caso voce não tenha convenio... vamos tentar nos valorizar.

    O que falta é um conselho que regulamente a area e coloque ordem na bagunça

    Bom ficaria horas aqui escrevendo nos pros e contra da area de informatica (ultimamente mais contra). O que aconselho aos jovens que querem ingressar na area.. é ...caiam fora...!!!

    Boa sorte a todos.

    Obrigado ao pessoal da APINFO pelo espaço onde conseguimos nos expressar.


14/02/09, 20:13:18: Profissional - IP : 201.74.12****
    Sinceramente, estou me desligando da área de TI, é muita desvalorização do ser humano... O cara aprende uma linguagem trabalhar 4 anos chega a ganhar 4 mil, dai é demitido surge outra linguagem da moda, dai vai ele começar a via sacra tudo novamente, programador junior, pleno, senior, analista junior, pleno, senior, eu fui um mané que entrei na área por status e pensando q iria ganhar bastante dinheiro, q nada até hoje estou ralando e dinheiro que é bom... estou estudando para sair dessa área ingrata... pq voce se mata de estudar para tirar certificaçoes para ganhar 2 mil, dai vai aquele trainee saido da faculdade tabajara e mentindo que sabe de tudo e se sujeita a ganhar 800 paus, pra fazer a mesma coisa.... Sinceramente pra mim não dá...

    Muita boa sorte pros aventureiros da área de TI


14/02/09, 13:04:10: José Maria teixeirajmc@ig.com.br - IP : 189.78.****
    TI tem tão pouca importância para as empresas, que resolveram terceirizar tudo. Mas, na opinião desse velho ignorante, eu duvido que se as empresas não houvessem terceirizado TI, estaria havendo hoje essa quebradeira mundial. Não é somente TI que as empresas terceirizaram. Terceirizaram áreas estratégicas de opinião a respeito da vulnerabilidade da empresa. Então, deu no que deu. Agora, é juntar os cacos e começar tudo de novo. O que, na opinião dos especialistas, como solução única: Estatisar todos os bancos americanos. E, olha, que isto é apenas uma marolinha, segundo o apedeuta. Vem mais por aí.

14/02/09, 11:22:30: Marcelo - IP : 201.13.12****
    É isso aí. Aos administradores da APINFO, que tal analisar a possibilidade de avaliarmos as "consultorias" ? Porque estamos numa luta desigual ! As consultorias são como "atravessadores". Oferecem um salário lá embaixo e quem sai ganhando são sempre elas.

14/02/09, 10:39:21: carlos - IP : 189.46.203****
    concordo com o flavio, a APInfo poderia criar um sistema de qualificação das consultorias e no proprio anuncio de vaga o candidato poder visualizar o perfil desta.

    incluindo estabilidade e valorização do profissional.


13/02/09, 23:06:51: Flávio - IP : 189.96.20****
    Estou envolvido com TI desde 1987, vi muita coisa acontecer durante esse tempo, do pc a internet. A área de TI sempre foi uma área estratégica para as empresas e não vejo que o contrário deverá ocorrer no futuro. O que é fato e contribui para o descrédito é a péssima qualidade dos serviços prestados pelas empresas chamadas de "consultorias". Sugiro até um movimento para que nós profissionais qualificassemos essas empresas de alguma forma. Acho que a APINFO poderia abrir um canal quanto a visão do profissional acerca da consultoria. Exemplo: Notas para consultoria X quanto a: 1) Remuneração 2) Gerenciamento do projeto 3) Infra-estrutura 4) etc

13/02/09, 21:44:00: Mario Estevan mario.estevan@ig.com.br - IP : 189.69.104****
    Larguei a área de informática, por conta do absurdo em que as consultorias tansformaram nosso valoroso trabalho. Hoje os profissionais de TI, são vistos dentro das empresas, como "os terceirizados". São menos importantes que os faxineiros ou os seguranças. Nos matamos de estudar, passamos noites em claro para fazer um sistema complexo funcionar e administramos redes importantíssimas. Somente para ver os donos de consultorias, encherem os bolsos e os nossos salários caírem ainda mais! Mudei de mercado, depois de dez anos no TI. Sinto saudades, do meu serviço, não do meu salário! Isso é um absurdo!

13/02/09, 14:33:15: eduardo - IP : 201.83.242****
    boas empresas contratam bons profissionais, consultorias matam a qualidade e o futuro.

    muitos empresas já estão sentindo dificuldades em achar bons profissionais, mas é claro, se for para ganhar 1.200,00 reais prefiro ser motorista que ganha mais e não precisa estudar.

    se for pra ganhar 3 a 4mil, prefiro ser contabilista.

    se for pra ganhar 8mil, prefiro ser gerente financeiro.

    então ainda aceito trabalhar pelos 5mil, mas estou me formando em contabeis e assim que puder caiu na área que esta pagando bem e exigindo menos, com o TI terei um excelente diferencial, porque a maioria é escravo da tecnologia.

    um escritório bem informatizado com BOTS e processos automatizados pode me render 20mil sem o menor esforço.

    TI foi desvalorizado, não pelas empresas, mas pelas consultorias.


13/02/09, 14:24:34: carlos lima carlos@brasline.com.br - IP : 201.83.242****
    quem desvaloriza o TI são as consultorias, que exploram a mão de obra e obtem altos lucros com isso.

    outsourcing não compensa em empresas de médio e grande porte, estou observando isto como analista de negocios.

    estou vendo empresas jogarem milhões no ralo e os profissionais na pindaiba, tudo por causa das consultorias.

    eu não mando CV para consultorias, só para as empresas de forma direta.

    nós como profissionais temos que lutar contra isto, não aceite e será contratado por um empresa melhor e que invista em você como pessoa e profissional.

    DIGA NÃO AS CONSULTORIAS que roubam os clientes na cara dura, enfiando diversas perfumarias que não trazem resultados.


13/02/09, 14:12:30: Alex - IP : 189.19.21****
    Achoq eu o que desvaloriza a área de TI além das consultorias são os próprios profissioanis que por necessidade ou ganancia não se dão o devido respeito. Um exemplo classico disso sempre acontece comigo: As vezes em conversas com conhecidos, vizinhos, etc, me perguntam o que eu faço, quando digo que sou analista de sistemas, volta e meia, vêm sempre a conversinha: "Então tenho um computador quebrado ou precisando formatar... você concerta computadores??" É ABSURDO, 4 ANOS DE FACULADE, CURSOS, CERITIFAÇÕES PARA SE PASSAR POR TÉCNICO... Não que os técnicos não tenham um trabalho digno, muito pelo contrário, são até pouco valorizados pelo que fazem. Mas assim não dá.

13/02/09, 14:08:04: P@ulo - IP : 189.51.17****
    Eu acho que a TI abriu as portas para pessoas como eu. Eu era usuário de um sistema. Com o tempo estudei lógica de programação, fiz curso de Oracle SQL e PL\SQL. Após entrar na área, conclui graduação em Sistemas de Informação, fiz uma especialização em Java p/ web e hoje atuou com Java e Oracle ganhando 36,00 vl/hora. Acho que o mercado de TI abre as portas para pessoas inteligentes e que sabem aproveitar as oportundiades. Meu próximo passo: Especialização em ERP's.

    Abraços,


13/02/09, 13:18:56: Paulo Fagundes Paulo.H.Fagundes@gmail.com - IP : 201.21.240****
    Perdeu quando o mercado começou a ser invadido por pessoas alheias ao meio, digamos "Oportunistas de Plantão", geralmente funcionários demitidos de grande empresas que ganharam uma boa indenização e que viram uma maneira fácil e rápida de enriquecer através de seus conhecimentos pessoais de pessoas de outras grandes empresas. Foram montadas ZIlhões de consultorias que sublocavam profissionais a preços cada vez mais baixos porem cobrando alto. Estou a muito tempo no mercado e já vi de tudo e só tenho a dizer que vai ficar pior ainda, pois hoje todo o critério de avaliação e contratação assim como as vagas estão nas mãos delas, isto um pouco facilitado pelas empresas que por cortes de custos não possuem departamentos de RH com competência para contratar pessoas de Informática e com isso são obrigadas a usar os serviços de terceiros. A coisa esta tão impregnada que parece uma madeira infestada por cupins, no meu ver só há uma forma, fazer tudo novamente. Tambem temos parte de culpa nisto, pois até hoje não nos organizamos, pois se já tivessemos feitos isto como em outras profissões a situação não teria chegado onde chegou, pois não precisariámos de terceiros ou até quartos para ter acesso a vagas. Mas isso infelizmente é uma Utopia.

    ABraço a todos e boa sorte


13/02/09, 12:45:23: marc X - IP : 189.69.8****
    Realmente e complicado a area, mas para mim o principal causador sao as consultorias, elas que pegam qualquer um compram apreco de banana e vendem ao cliente, e o clinete aceita, olham eu ja vi vendedor de sapato, pedreiro, advogado(sem oab), mecanico, enfim toda uma categoria que se vendem a precos baixos. Isso acabou com a area de TI, olha Mike nua boa sou dba com muita experiencia peco isso no vlor hora e so ouco nao!O valor para senior sempre mais baixo e isso me preucupa! Se continuar assim fica dificil alias impossivel

13/02/09, 11:15:11: Mike - IP : 147.154.23****
    Concordo com o comentário do colega anterior. 1º- aceitar ganhar miséria prejudica todos os profissionais e aárea como um todo. eu Ganho r$54,00/h na emrpesa que trabalho com vb.net e meu chefe ja me disse que me recomenda com 5 estrelas. Ganho bem e produzo bem. Agora, um profissional aceitar ganhar 1500 para ser dba oracle... voces sabem oque ele merece... E a empresa que oferece isso deveria ter vergonha na cara e entender que os profissionais de TI são os que mais queimam neuronios no mercado

13/02/09, 08:48:24: Marcelo si2ni@hotmail.com - IP : 200.246.****
    Na realidade, quem deturpou a TI foram os próprios "profissionais" de TI. Hj em dia qualquer um faz um "cursinho" numa "escolinha de informática" e já se sente profissional. Só eu sei o que ralei para chegar a ser dba certificado em Oracle. O custo de uma faculdade, o preço dos cursos de certicação oficiais, (não de "escolinha de informática"), aprender mexer com unix, manjar de s.o., modelagem de dados, tuning, adqurir experiência etc, etc. Esses dias mesmo aki na apinfo uma "empresa" estava precisando de um dba Oracle para ganhar R$ 1.500,00. Faça-me o favor né. Nem pedreiro ganha só isso. Aí tem "profissional" que aceita e a TI acaba se nivelando para baixo.


13/02/09, 08:27:56: Karen - IP : 201.55.6****
    Acredito que não , pois o mercado de Ti vem evoluindo cada vez mais com o passar do tempo,dentro de uma empresa ou até mesmo em qualquer lugar o profissional em TI ele é bem visto.

12/02/09, 23:54:51: Antonio - IP : 201.92.61****
    Oque posso dizer é que na Medicina, o seu orgão representativo, se preocupa e se esforça por evitar que um médico tenha 23 especialidades e se torne um Analista de Sistemas Humanos. Com isto, evita-se que o valor dos profissionais diminua demais, já que existem outros fatores envolvidos no piso salarial dos médicos. Mas na TI nem isto temos.

12/02/09, 23:48:47: Ricardo - IP : 201.27.237****
    mas qual não esta hoje em dia?,é efeito da globalização no final tudo acaba virando moda e depois ficando overrated,igual o boom dos MBAs,e é claro que as consultorias achariam solo fértil para parasitar em uma area tão promissora como essa

12/02/09, 23:07:18: vigles luca@bol.com.br - IP : 200.157.1****
    ESTA AREA JA ACABOU FAZ TEMPO... PARA GANHAR SALARIO DE 3.000,000.. QUALQUER PROTEIRO TA TIRANDO ISSO AI.. perdeu e muito... antigamente era proc. de dados . TINHA ATE CARRO PARA LEVAR FUNCIONARIOS EMBORA . CPD TINHA ATE MESA RESERVADA EM RESTAURANTE NAS EMPRESAS ... RSSS HOJE E O DPTO DE INFORMATICA... TODO MUNDO SABE MEXER COM MICRO . TODO MUNDO SABE PROGRAMAR... SALARIO DE 1.500,000 QDO MUITO GANHAM.. OS QUE GANHAM MAIS SAO OS DA AREA DE MAINFRAME... AINDA.LOGO VAI ACABAR TAMBEM. AINDA TEM FACULDADE MINISTRANDO CURSO DE ANALISE DE SISTEMAS.. QUE VERGONHA ..

12/02/09, 20:51:38: Marc X - IP : 189.110.7****
    E como perdeu o status, hj em dia na duvidase terceiriza, ja ouvi ate leilao de contratacao de consultoria(o menor valor ganha) o setor publico que pagam altos salrios aos seus funcionarios na area de ti e o que mens paga! Quantos aqui nao reclamam da area, o pior que tem consultoria reclamando que nao acha profissional, talvez pq a maioria esteja desanimando, algumas grandes consultorias costumam pagar seua profissionais salarios baixos em funcao de seu nome, eu ja me decepcionei estou querendo fazer como um colega meu, se formou em outra area e ta caido fora pq esta demais!! As consultorias estragaram muito a area!!

12/02/09, 16:32:18: Valter nectontec@gmail.com - IP : 189.110.23****
    Sou deste tempo glorioso, o que hoje sou chamado de dinossauro com 30 anos nesta área, o que pude perceber é com a popularização dos micros e a produção de enlatados, nossa área ficou vulgarizada, por exemplo uma programador usa sómente lógica para linguagem de programação DFD é raro; hoje tem instruções e módulos prontos para todo tipo de desenvolvimento, antigamente para voce fazer uma rotina de calculo de datas ou extenso, voce tinha que fazer na unha e ser bom de lógica, e hoje vc tem pronto. As empresas evitam contratar analista de sistemas se podem adquirir o software pronto.

    E quando o fazem tem que ter um monte de especialidades a famosa sopa de letrinhas. Já imaginaram se fosse assim na área médica... contratar um médico ortopedista, que seja cardiologista, neurocirugião e ginecologista e todos certificados voce iria a uma médico assim ? O hospitais fariam uma grande economia, só que perderia o status de médico, seria um analista de manutenção de seres humanos assim como ocorre em nossa área. Significa que as empresas estão buscando um faz tudo na área de T.I aqui no Brasil e com salário baixo, porque capital intelectual humm..huumm, alguma empresa aqui sabe e preserva este termo?. Já no exterior é diferente voce tem que conhecer e ser bom naquela especilidade como um médico, e recebe remuneração para tal e pode pesquisar novas aplicações em sua especialidade.


12/02/09, 16:10:53: Jr - IP : 189.79.153****
    Pelo contrario, ela esta se tornando uma parte tão importante que esta fazendo a diferença em instituições que investem em suas aplicações !

12/02/09, 15:36:52: Renato caco.siqueira@gmail.com - IP : 201.43.1****
    Concordo com o Tony e sinto isso na pele, com vários cursos e desempregado, pois hoje os salarios não estão mais como eram antes, vejo empresas pagando muito pouco e exigindo muito. Então o que o Tony falou é isso mesmo...

12/02/09, 14:55:54: Tony - IP : 200.36.421****
    No passado, TI concentrava profissionais com ótima formação, raciocínio lógico e salários elevados.

    A evolução da tecnologia e a popularização dos micros tornaram tudo mais fácil e acessível.

    Creio que na maior parte das empresas, TI já é visto como uma outra área qualquer, sendo muitas vezes terceirizada para reduzir custos.

    Infelizmente este passado glorioso não vai voltar, devemos nos adaptar, procurando novos nichos de especialização, onde a tecnologia, aliada ao conhecimento do negócio, ainda pode geral algum grande diferencial.

    A função de programador pode demorar ainda um pouco para acabar, mas vai pagar cada vez menos ...


Anteriores:

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?